Iniciar sessão ou registar-se
    • ajrp
    • 6 setembro 2015

# 1

Boa tarde, gostava de ter opinião sobre o processo e custos ao restaurar uma moradia, a moradia é antiga mas tem a estrutura em perfeitas condições, dá para ver que para os anos em que foi construída foi muito bem construída, tem as paredes exteriores em pedra em boas condições com as juntas das pedras apenas em 1 ou 2 sítios a necessitar de manutenção, o telhado já tem placa visível pelo interior, terá de ser s ubestituido telhas exteriores, a moradia é terrea com cerca de 18 a 20 metros de comprido por 6 e pouco de lar do, tem cerca de 110 metros quadrados, de interior só tem as paredes da cozinha o resto já foi destruído.
    A intervenção nesta casa na minha imaginação uma vez que ainda vou iniciar pedidos orcamento será no exterior telha nova, 3 portas exterior e cerca 10 janelas, de interior teto todo novo talvez plador e algum esolamento na placa do telhado uma vez que é visível por dentro as bigas e tejolo em perfeitas condições, as paredes no interior tem parede de tejolo a tapar a pedra mas em alguns sítios foi destruída talvez seja necessário fazer de novo com esolamento e de resto no interior é necessário tudo novo divisorias, carpintaria, canalizacao etc. Já gostaria de ter opiniões de quem está por dentro destes assuntos ou já passou por situação parecida quais os valores necessários para realizar um restauro destes, eu tenho maneio para gastar cerca 50000 euros, outra pergunta a casa só tem 6 metros de Largo por 18 comprimento cerca de 110 metros, e possível com estas medidas fazer t 3 ou é melhor optar por t 2 mais espaçoso. Agradeço atenção, obrigado.
  1.  # 2

Bom dia,

Vai ser difícil alguém conseguir responder-lhe sem mais informações. O melhor é contactar alguns técnicos e até empreiteiros com experiência e apresentar-lhes o seu trabalho.

Bia sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: GMCQ
  2.  # 3

Boa tarde,

Sem conhecer a habitação é de facto difícil definir valores, mas pela descrição penso que a quantia que tem disponível chega perfeitamente.
    Em relação à tipologia a escolher, 110 m2 dão para um T3, até porque a área mínima estabelecida para essa tipologia no RGEU são 91 m2.

Já agora, onde se localiza a moradia?
    Concordam com este comentário: jorgand
  3.  # 4

Depende do seu conceito de espaçoso. Mas sim cabe um quarto.
    Para mim um quarto com 3,5 m x 3,5 metros , mais o espaço do roupeiro, é mais que suficiente , para outros não. Para mim preciso de despensa. Outros não, lavandaria, idem
    • ajrp
    • 7 setembro 2015

# 5

Colocado por: GinetaBoa tarde,

Sem conhecer a habitação é de facto difícil definir valores, mas pela descrição penso que a quantia que tem disponível chega perfeitamente.
    Em relação à tipologia a escolher, 110 m2 dão para um T3, até porque a área mínima estabelecida para essa tipologia no RGEU são 91 m2.

Concordam com este comentário:jorgand
    • ajrp
    • 7 setembro 2015

# 6

Colocado por: GinetaBoa tarde,

A moradia fica em Guimarães, caso alguém dentro da área queira dar orcamentos estou a iniciar procura para ter a certeza dos valores reais para decidir se avanço ou não.

Concordam com este comentário:jorgand
    • ajrp
    • 7 setembro 2015

# 7

Estou a pensar em fazer um aumento a casa, pelo motivo de ter apenas 6 metros de Largo e 18 de comprido, não consigo imaginar como fazer as divisões interiores uma vez que se tiver corredor porque tem uma porta no final com acesso ao exterior fica minúsculo a área para colocacao quartos. Mas penso que para fazer um aumento já terei de ter arquiteto, projeto na Câmara, licenças etc..

correto???
    Concordam com este comentário: Gineta
  4.  # 8

Colocado por: ajrpcorreto???

Sim.

Colocado por: ajrpnão consigo imaginar como fazer as divisões interiores

É para isso que servem os arquitectos.
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
  5.  # 9

6 metros de largura por 18 de comprimento, até parece que chega para fazer 3 quartos, mas se a casa é antiga e tem paredes de pedra então a área útil reduz-se bastante.

se for paredes de pedra com 40 cm os 108m2 tem apenas 89,44 m2.

se for paredes de pedra com 60 cm os 108m2 tem apenas 80,64 m2.

se começarmos a pensar num quarto de casal com 12m2, e dois quartos mais pequenos com 10 m2, dois wc com 3m2, uma cozinha com 9m2 e uma sala grandinha para estar e fazer as refeições com 30m2, já temos 77m2. Ficam a faltar as zonas de circulação.

Depois ter que jogar com a localização actual as janelas e portas vai limitar e muito a divisão interior das divisões.

Eu diria que tem ai um belo desafio para um arquitecto. E provavelmente terá que fechar ou abrir algumas janelas.
    • ajrp
    • 17 setembro 2015

# 10

Alguém consegue informar os preços médios para fazerem um pequeno projeto sem alterações na casa apenas a dividir a casa no interior de forma a conseguir aproveitar da melhor forma possível os metros que tenho, vou colocar fotos do espaço que tenho atualmente..
    • ajrp
    • 17 setembro 2015

# 11

...
      Screenshot_2015-09-17-10-45-21.png
    • ajrp
    • 17 setembro 2015

# 12

...
      Screenshot_2015-09-17-10-49-45.png
    • ajrp
    • 17 setembro 2015

# 13

As divisões de interior estão colocadas mas estão bastante destruídas será para fazer novas, sendo possível alterar..
  6.  # 14

onde é aporta de entrada? é na divisão 05?
    • ajrp
    • 17 setembro 2015

# 15

No hall, eu coloquei a dizer varanda mas é um espaço coberto no exterior da casa, a casa é térrea e tem três saídas para o exterior, no ail (entrada principal) na cozinha e no final da casa ( divisão 01)
  7.  # 16

a wc esta na 05?
    • ajrp
    • 17 setembro 2015

# 17

Sim o wc é na 05, mas como vou destruir as paredes interiores para colocar esolamento posso alterar os locais...
    • ajrp
    • 17 setembro 2015

# 18

Tenho imaginado deixar a cozinha com abertura completa da parede para a divisão 2 e fazer balcão nessa abertura e nessa divisão 2 ficar sala jantar, o wc ficaria na divisão 5, na divisão 1 logo a esquerda do hall ficaria a sala de estar talvez com uma porta grande de correr para poder ficar com cozinha balcao sala de jantar e estar praticamente abertas aproveitando o espaço do hall. A dificuldade está na colocação dos quartos, porque tenho que fazer um corredor para a porta ao final da casa (divisão 1) e com apenas 5.4 m Largo se coloco um corredor limita o espaço..
  8.  # 19

3m2 para um wc é mm pequeno!! :)tendo em conta que tem uma sala de 50m2 e cozinha junto à sala tb daria muito mais jeito!!
  9.  # 20

Penso que com uma boa "reviravolta" ficava com um bom interior. Já agora, a cozinha tem de se manter no mesmo sítio?

0.0213 seg. NEW