Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde!

Apesar de ter lido imensos tópicos daqui do fórum, não encontrei a resposta à minha dúvida.

Estou a construir casa na zona centro, tem 270m2 de área habitável e segundo me parece vai ficar muito bem isolada, por exemplo tem telha sanduíche, depois tem por cima da placa uma camada de poliuretano projetado e a própria placa é feita num material que isola o calor. Os alumínios serão de "chapar" por dentro, e pelo que me disseram isso é bom porque assim não há tantas perdas de calor pelos alumínios.

Posto isto queria opiniões sinceras sobre qual o melhor sistema para aquecer a minha casa que faça piso radiante + AQS, e digo sinceras porque todos os vendedores me tentam empurrar para aquilo que mais lhes convém ao invés daquilo que é realmente melhor para mim.

Tenho terrenos com floresta, pelo que lenha não é grande problema, tenho muito eucalipto e pinheiro e depois em menor quantidade sobreiro, oliveira, medronheiros, choupos...

A minha grande questão é que tanto eu como a minha mulher costumamos trabalhar desde bem cedo até bem tarde, pelo que nunca chegamos antes das 19h a casa.

Queria portanto um sistema que fosse prático e aí sem dúvida que a bomba de calor ganha. No entanto além de ser muito cara tenho receio que vá consumir muita eletricidade (os vendedores falam em cerca de 150€/mês para aquecer os piso radiante + AQS)

Depois temos as pellets, que são bem mais práticas que a lenha, mas também me parece que vou gastar muito por mês, todos os vendedores me falam em cerca de 1 saco de pellets consumido por dia, ora aqui na zona o mais barato que se consegue é 3.6€ o saco, se consumir apenas um saco por dia, ainda assim vai-me gastar mais de 100€/mês.

Por fim a lenha, gastos serão quase nulos, mas sai-me do corpo andar a cortá-la e acima de tudo tenho receio que me canse de andar a fazer fogueira todos os dias e mais que uma vez por dia. Aqui os vendedores que consultei não são consensuais, uns dizem que mesmo uma caldeira de chama invertida não tem mais que 6h de autonomia, outros dizem 8/10h. Ainda assim teria sempre de ter uma autonomia de 12h ou mais, visto que saímos de casa às 8 e só voltamos de noite.

Tanto as caldeiras a pellets como a lenha precisam de manutenção, mas ainda não percebi que manutenção é essa? Consome muito tempo? Deve fazer-se todas as semanas? Meses?

Também tenho que colocar recuperador de calor e também estou indeciso se ponho a ar ou a água para ajudar a caldeira...Se for a ar só me vai aquecer a sala e a cozinha devido ao formato da casa, pelo que me parece desperdício.

Tendo em conta tudo isto qual o sistema que me aconselham?
  2.  # 2

Eu escolhia o sistema a pensar nas AQS. Numa habitação bem isolada, o aquecimento vai funcionar durante 3-4 meses por ano e o AQS 12 meses por ano. O consumo energético mais importante é para as AQS e não para o aquecimento ambiente. Ainda para mais com o apoio do recuperador.

Não me parece que se justifique fazer grandes investimentos em sistemas com tão pouca utilização.

P.S. Se optar por uma caldeira a lenha com um depósito de inércia sobredimensionado, com três cargas por dia consegue manter uma temperatura constante.
  3.  # 3

N é nas aqs k o consumo é o mais relevante, de longe é a climatizaçao onde os gastos sao maiores!
  4.  # 4

Voce so quer aquecimento ou tb pretende arrefecimento?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 5

Colocado por: Sergio RodriguesN é nas aqs k o consumo é o mais relevante, de longe é a climatizaçao onde os gastos sao maiores!

Na grande maioria dos casos não é verdade.
  6.  # 6

Colocado por: fiat_uno

Olhe que estamos a falar de Coimbra, e a refrigeração também é muito necessária.
  7.  # 7

Na verdade estamos a falar de Leiria! eheh

Posso-vos dizer que já não me lembro de um verão que durma mais que um dia só de lençol, porque aqui a nossa zona tem um micro-clima muito especial e não costuma fazer muito calor por muito tempo.

Além disso não me parece que faça muito sentido usar o chão radiante para arrefecimento, porque o ar frio desce, logo não me parece que fizesse grande diferença. Mas se estiver enganado corrijam-me! :)

As AQS não me preocupam muito, na casa onde estou agora uso cilindro elétrico e tem me servido muitíssimo bem. Reduzi muito o consumo de gás e a fatura de eletricidade não aumentou nada por aí além. Portanto em último caso faço o mesmo lá, até porque de momento somos só dois e não penso mudar isso tão cedo...

Agora se há coisa que eu prezo é o meu conforto, e não quero passar frio um único dia no inverno, daí estar interessado no piso radiante. Pensei em piso radiante porque julgo que é mais confortável do que os radiadores, estou enganado?

Obrigado desde já pelas respostas.
  8.  # 8

Colocado por: fiat_uno

esta enganado! Melhor ainda, n concordo!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 9

Boas,

A minha opinião:

Estou neste momento na fase final de construção da minha moradia, e após muita análise, pesquisa, contas.... etc, o(s) sistema(s) que optei foram:
    - Piso radiante hidráulico
    - Caldeira de chama invertida mista - lenha + pellets
    - Reservatório de inércia de grandes dimensões - 1.000 L
    - Reservatório para AQS's de 300 L (Kit solar) interligado hidraulicamente com o anterior

> Piso radiante - sem dúvida a melhor escolha - muito confortável e saudável (pés quentes - cabeça fira), maior eficiência (temperaturas de circulação baixas,...), higiénico, sem circulações de ar, pós.....
    > Já que tem lenha de graça, aconselho vivamente uma caldeira de chama invertida. Claro que dá trabalho a alimentá-la periodicamente, mas se colocar num depósito de inércia grande (tipo 1000L), só este terá uma capacidade de armazenamento/inércia da ordem das 10 H (mínimo) - dependente de muitos factores, concretamente as perdas da habitação, temperaturas pretendidas, temperaturas exteriores, etc etc etc..
    Se for mesmo "preguiçoso", e se não tiver vontade de abastecer a caldeira com lenha, quando necessário a mesma inicia automaticamente a queima de pellets.
    Manutenção - Sim, retirar as cinzas de vez em quando.
    Mesmo quem não tenha lenha e a tenha que adquirir, continua a ser o combustível mais económico - faça as contas.....
    As bombas de calor também são muito económicas, mas estão sempre dependentes da energia elétrica, sendo o custo da mesma não controlável pelo cidadão comum, e o futuro não me parece risonho nesses aspectos (recordam-se da febre das cadeiras a gasóleo, e a subida de preços...).
    Para quem tiver lenha, como é o seu caso, o preço é sempre fixo (apenas alguns trocos) e controlado por si, ou seja, uns litros de gasolina para a motossera, e trabalho, mas o exercício físico faz tão bem, e repare que se gastar uma semana por ano (exagerado) a aprovisionar a lenha, acredite que é trabalho muito bem pago, ou melhor, deixa de o dar a terceiros e o seus terrenos florestais até agradecem essa ligeira manutenção.
    Recomendo uma pesquisa na net acerca das caldeiras de chama invertida, e vejam à quanto tempo os países nórdicos as utilizam, e ao ponto a que estes equipamentos estão desenvolvidos tecnologicamente - existem alguns tópicos neste fórum cabalmente esclarecedores.

Cumpts.
    Concordam com este comentário: C. Lobo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpfcs
  10.  # 10

Colocado por: saabtoyotaJá que tem lenha de graça, aconselho vivamente uma caldeira de chama invertida. Claro que dá trabalho a alimentá-la periodicamente, mas se colocar num depósito de inércia grande (tipo 1000L), só este terá uma capacidade de armazenamento/inércia da ordem das 10 H

grandes depósitos têm sempre perdas muito elevadas e não são a solução mais eficiente,

eu aconselhava antes outra solução no mesmo espírito e considerando ser exclusivamente aquecimento:

recuperador de calor ou caldeira de chama invertida ligado num deposito de inercia misto de 500 litros com serpentina para produção de AQS instantânea e serpentina solar ligada a colectores a tubos de vácuo de alto rendimento e com limitação de temperatura, com esta solução resolve de uma maneira eficiente e económica a pouca autonomia das caldeiras\recuperadores e alimenta directamente as AQS por via solar nos dias em que existir condições para isso.
    Concordam com este comentário: tiyxu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpfcs
  11.  # 11

Amigo SaabToyota obrigado pelo testemunho.

Se não for indiscrição, por quanto ficou o teu sistema?

Por acaso acho um boa solução essa da caldeira mista, porque as sextas-feiras costumam ser negras tanto para mim como para a maria e é raro chegarmos a casa antes das 20h/21h pelo que a solução das pellets para arrancar até nem era mal pensado!

Amigo jorgealves acha então que um depósito de 1000litros é demasiado? É que na minha cabeça tinha que quanto maior melhor! Mas pelos vistos não podia estar mais enganado. eheh

Então e em relação a colocar o recuperador a lenha ou água o que aconselha? Já dei a minha opinião à minha esposa, eu nem punha era recuperador nenhum, porque era menos uns milhares fora do bolso! Independentemente do que lá ponha duvido que ele vá trabalhar muito porque simplesmente não temos vida para isso. Além disso a lenha vai estar longe da sala, o que é outra desvantagem. Mas a ter de meter lá um recuperador (ela quer porque diz que gosta de ver a chama) talvez pusesse um a água e fazia o esforço de fazer lá umas fogueiras para ajudar a caldeira.
  12.  # 12

Colocado por: jpfcsa solução das pellets para arrancar até nem era mal pensado!

entre pellets e Bomba de calor eu escolhia a bomba de calor pois o custo é semelhante e a energia idem, mas poupa imenso tempo em limpezas que a bomba de calor não precisa,

Colocado por: jpfcsacha então que um depósito de 1000litros é demasiado?

depende da potencia da caldeira, mas para potencias até aos 20Kw chega e sobra 500Litros,

quanto maior for a acumulação mais tempo demora a aquecer essa mesma acumulação.
  13.  # 13

Colocado por: jorgealvesmas para potencias até aos 20Kw chega e sobra 500Litros,

quanto maior for a acumulação mais tempo demora a aquecer essa mesma acumulação.
    mais!! com mais litros mais autonomia!!
  14.  # 14

Tb ha caldeiras a lenha k s ligam automaticamente é so meter lenha la dentro!
  15.  # 15

16.  # 16

Boas!

Tenho um orçamento para o 155m2 de chão, mas estou a achar caro, apesar de ser o único orçamento que tenho...

5100€ só para a parte do chão em si e depois mais 6000€ para uma caldeira a lenha de chama invertida Astra G-25 E com depósito de inércia de 500litros e válvulas, ups, etc.

Exclui só a ligação da caldeira à zona do distribuidor e a chaminé!

Esta caldeira é boa? Os valores estão dentro do normal?
  17.  # 17

Os valores estam um bocado acima do valor de mercado das marcas mais conceituadas.
  18.  # 18

Um bocado? Pode dar-me uma ideia amigo jorgealves?

Há por aqui algum instalador no fórum com bom feedback?

O meu problema é que não tenho referências de boas empresas, e todas as que visitei são geridas por pessoas que até podem ser muito simpáticas mas que se nota a léguas que pouco ou nada percebem do que estão a vender.

E isso preocupa-me, ainda para mais num sistema que é para toda a vida.
  19.  # 19

veja aqui alguns dos participantes de cá da barraca, pode ser que algum o consiga ajudar.
  20.  # 20

Colocado por: jorgealvesvejaaqui alguns dos participantes de cá da barraca, pode ser que algum o consiga ajudar.

Pelo que li o jorge faz piso radiante certo?

Monta caldeiras a lenha de chama invertida?

0.0212 seg. NEW