Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    SG

    a escada não tem de levar de origem o meio elevatório??

    é que pela sua ordem de pensamento, então também não vale a pena fazer a wc acessível no r/c
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ZeiLopes
  2.  # 2

    Errata:

    Não será a largura de 1,20 m, mas de 1 m conforme o 3.3.5 do mesmo decreto.



    Colocado por: marco1SG

    a escada não tem de levar de origem o meio elevatório??



    Em habitações privadas terá de estar preparado apenas para receber, eventualmente. Em edifícios públicos terá de ter de origem se esse ponto elevado não estiver acessível por outro meio.

    Cumprimentos,
  3.  # 3

    voces é que sao os arquitectos....mas na minha opiniao/experiencia, se nao prever um quarto no r/c, entao tem que por o elevador...

    na minha casa ficou um quarto/escritorio no r/c e wc das acessibilidades no r/c....e a escada foi feita com 1.20m de largura (apenas e nada mais)!
  4.  # 4

    Se o Piso acessivel, no R/C não prever a IS e o quarto, a escada tem de ter 1.20m de largura, para permitir a instalação do meio de elevação. Mas se quiserem podem meter um elevador/ plataforma elevatoria vertical.
  5.  # 5

    ah bom, pensei que sim.

    Quanto fica mais ou menos ( €) falar com um arquiteto, o projecto, essas coisas

    é que já ouvi de tudo, e quero estar prevenido nos preços que oferecem
  6.  # 6

    Marque uma reunião em dois ou tres gabinetes... faça as suas perguntas, conheça o arquitecto com quem vai trabalhar. peça para lhe explicarem os procedimentos, o que inlcui ou não , as opções do contrato, etc...
    Penso que 1 º reunião para apresentação de proposta de preço é de borla ;) Pelo menos é esta a politica do meu gabinete...
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto, riscos, ZeiLopes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ZeiLopes
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasMarque uma reunião em dois ou tres gabinetes... faça as suas perguntas, conheça o arquitecto com quem vai trabalhar. peça para lhe explicarem os procedimentos, o que inlcui ou não , as opções do contrato, etc...
    Penso que 1 º reunião para apresentação de proposta de preço é de borla ;) Pelo menos é esta a politica do meu gabinete...
    Concordam com este comentário:riscos


    muitas vezes até a segunda e a terceiro pedro lol, e depois perde-se o trabalho ahah
    •  
      GMCQ
    • 20 outubro 2015

     # 8

    Colocado por: ZeiLopesah bom, pensei que sim.

    Quanto fica mais ou menos ( €) falar com um arquiteto, o projecto, essas coisas

    é que já ouvi de tudo, e quero estar prevenido nos preços que oferecem


    Falar penso que ainda n se pague nada para isso :D.... mas se quizer algo mais em concreto aí se calhar já terá custos. Mas aqui no seu topico, existem pelo menos 3 ou 4 arquitetos que ja se ofereceram para falar consigo.

    No meu caso n paguei nada pelo 1º estudo da minha futura casa, mas nesse caso sou um privilegiado porque tenho amigos (do secundario) arquitetos que em caso de grandes duvidas conseguem sempre dar conta do recado. Tenho planta, cortes, alçados.... mas por questões pessoais decidi, ainda n coloca-la aqui no forum para debate (tudo a seu tempo). :)
  8.  # 9

    Colocado por: SG_arquitectoErrata:

    Não será a largura de 1,20 m, mas de 1 m conforme o 3.3.5 do mesmo decreto.





    Em habitações privadas terá de estar preparado apenas para receber, eventualmente. Em edifícios públicos terá de ter de origem se esse ponto elevado não estiver acessível por outro meio.

    Cumprimentos,


    no dia em que apanhar um técnico mais chatinho numa camara, vai-se ver negro para aprovar as acessibilidades.
    então:
    num T2 - tem que ter wc, cozinha acessíveis e servidos por percurso acessível. se os quartos forem no 1º andar então ai tendo a wc em baixo e a cozinha pode então a escada cumprir com 1 metro de largura
    num T3 - tem que ter um quarto acessível, uma wc e uma cozinha sevidos por percurso acessível, se todos os quartos e a wc acessível forem em cima então tem que ter uma escada servida por meio de elevação e com 1.2 de largura ( aqui muita camara faz a cedencia e não exige que seja instalado de raiz) caso contrário tem que ter pelo menos no rc um quarto uma wc e a cozinha acessível. podendo os quartos de cima ai sim ser servidos por uma escada simples de 1 m.
    se tiver
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 10

    Tal e qual marco1. è assim que exige o DL das acessibilidades.
    • geny
    • 24 outubro 2015

     # 11

    Já agora, aproveito para tirar uma dúvida. É obrigatório ter banheira numa das IS? Tenho 2 wc´s e não pretendo pôr banheira em nenhum deles, porque não me serve para nada, não gosto de banheiras. Preferi sim, ter em cada uma delas um bom poliban de 1,30m por 0,70m.
  10.  # 12

    Colocado por: genyJá agora, aproveito para tirar uma dúvida. É obrigatório ter banheira numa das IS? Tenho 2 wc´s e não pretendo pôr banheira em nenhum deles, porque não me serve para nada, não gosto de banheiras. Preferi sim, ter em cada uma delas um bom poliban de 1,30m por 0,70m.


    Essa questão está respondida no meu tópico.

    "segundo o RGEU ( regulamento geral das edificações urbanas), uma casa tem que ter uma banheira, é claro que se faz os projectos tendo isso em conta no entanto muita obra depois não as mete, pois nem sempre há vistoria final ou as camaras desde que esteja lá o espaço, não dão importância a isso".
    • geny
    • 24 outubro 2015

     # 13

    Desculpe então ter repetido a pergunta que já estava respondida :)
    Não vou ter nenhuma vistoria porque são obras interiores que não carecem de licença.
    A única vistoria é a do banco, para me pagarem as tranches mas como não tenho banheira no orçamento que entreguei, penso que não haverá problema.
  11.  # 14

    Colocado por: marcoaraujoÀs vezes compensa comprar uma casa usada com uma boa estrutura e remodelá-la.

    Vantagens:

    1) não é preciso gastar dinheiro em arquitectos, engenheiros, projectos, etc.
    2) não é preciso licenças na câmara (a não sei que utilize a via pública)
    3) A obra fica pronta em menos de 3 meses

    Numa moradia de 1972 com 140m2 de área útil e 155m2 de área bruta e jardim de 2400m2 (já com 20 árvores de fruto adultas), fiz uma reconstrução total (telhado incluído). A casa apesar de ser de 1972 já tinha parede dupla e uma excelente estrutura em betão armado, bem como caixa-de-ar de 70cm no pavimento. Da casa original só ficou o esqueleto. Gastei 90 mil euros o que dá 600 euros/m2 (é uma remodelação, não é casa nova!! Apesar de ter ficado como nova). No entanto, o telhado custou 14 mil euros e no jardim gastei 21 mil euros. Portanto, excluindo o jardim e o telhado, gastei 365 euros/m2.

    Ah, e foi tudo acabamentos de gama alta (por exemplo, pavimento a 70 euros/m2, pinturas com tinta Robbialac charme a 10 euros/litro, isolamento térmico em lã-mineral de 70mm nas paredes e 80mm na cobertura, vidros-duplos 4-18-6, telhado com sub-telha e estrutura em aço galvanizado, aquecimento central a pellets, móveis de cozinha e roupeiros totalmente em vidro (o triplo do preço da madeira)

    Diria que 90% das casas novas não têm metada da qualidade desta.

    Estes preços já incluem IVA.

    O preço da casa usada foi de 150 mil euros. Com as obras feitas ficou em 240 mil euros. Uma casa nova destas, com jardim de 2400 m2, não me custaria menos de 300 mil euros.

    Este post todo só para dizer que antes de se aventurar na construção de uma casa nova, não menospreze uma boa remodelação.
    Concordam com este comentário:luis_guilherme
    Estas pessoas agradeceram este comentário:maria rodrigues


    Concordo inteiramente com o Marco Araújo. Eu próprio estou numa situação muito semelhante, com algumas diferenças. A moradia é bem mais antiga, e não pretendo acabamentos de luxo, tirando um outro material melhor, como as janelas e portas da moradia.

    Parece-me que os valores que deu são muito fidedignos, sem abusos de orçamento. Acho que é um post que pode servir para ajudar muitos foristas a decidirem-se pela reabilitação, fugindo assim das especulações de empreiteiros e imobiliárias, que aumentariam o preço desta casa em cerca de 50 mil euros, como foi bem dito.
  12.  # 15

    Olá a todos, depois de alguns tempo longe daqui, estou de volta.

    Estive perdido em algumas democracia, como passar o terreno para meu nome, tratar da papelada, etc
    Neste momento já tenho o levantamento topográfico.
    Em principio quinta-feira irei levar toda a decomentação ao arquitecto.
    Gastei cerca de 460 na doação do terreno, mais 100€ no levantamento topografico.
    O projecto é 3800 já com todas as especialidades.
  13.  # 16

    Gastos até ao momento.

    Escritura/Registo do Terreno____466€
    Imposto de selo (0.8%)__________173.22€
    Projecto________________________3800€
  14.  # 17

    Gostaria de saber quais os materiais de construção que se utiliza agora.
    Por exemplo eu já ouvi falar num tijolo termico ou algo assim. dizem que é meio roxo ou lilas.

    Estou a pensar em fazer uma construção terrea, coloco fotos brevemente.
    Qual a vossa opinião:
    -Paredes exteriores bloco, Paredes Interiores em pladur
    -Paredes Exteriores e interiores em Blocos (construção tradicional)
 
0.0225 seg. NEW