Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

ah outra coisa as vigas foram feitas por encomenda vieram da fabrica ja com essa medida..
  2.  # 22

Se já tem tudo tratado conte/nos depois como ficou. Com umas fotos. Que entende por vergar? Se vergão até ao chão? Isso não vai acontecer.
    Concordam com este comentário: d44.
  3.  # 23

Já estão feitas portanto?
  4.  # 24

pode sempre reforçá-las por baixo, com um cabo de aço traccionado, a fazer triangulo. (se for necessário)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 25

falta-me a calculadora neste momento..
  6.  # 26

Então como ficou?
    • DM
    • 16 setembro 2015

# 27

Quando fala de vergar refere-se a deformação a meio vão na vertical?
    O painel é um elemento leve, a acção mais importante será o vento que é influenciado pela forma do telhado, localização, terreno circundante, se o telheiro é aberto ou fechado...etc. O sismo aqui não interessa é uma estrutura muito leve para o sismo influenciar principalmente se estamos só a falar das vigas...

Assim a olho preocupa-me mais a encurvadura lateral por causa do vão e do perfil que é, ou seja o banzo comprimido, neste caso o debaixo, pode instabilizar mesmo para pequenas cargas por não ser contraventado, não estar impedido de encurvar...e o perfil não é dos melhores para esta situação a relação entre as inércias principais é grande. Por exemplo, se arranjasse HEA100, que são mais 2kg/m, apesar da resistência ser inferior é um perfil que se comportaria muito melhor à encurvadura lateral (não estou a dizer que dá).
    Também não digo que o IPN não dá, só estou a alertar para as possiveis situações...
    • DM
    • 17 setembro 2015 editado

# 28

Porque vai usar IPN140?
    Estive a verificar e com um afastamento de 2.8m entre eles nem tem resistência para aguentar as chapas sanduiche.
    O HEA100, como tinha proposto, também não tem.
    Nas mesmas condições e considerando o vento com 100kg/m2, teriam de ser HEB160 (42kg/m, cerca de três vezes mais que o IPN140).
    Se colocar 1 contraventamento entre vigas a meio vão, outro perfil transversal, a liga-las, poderá usar um HEB140. Neste caso poderia usar o IPN140 como perfil transversal.
  7.  # 29

Vais ver que serve para o que se pretende, no entanto não cumpre regulamentos, só isso.
    • DM
    • 17 setembro 2015

# 30

Por acaso enganei-me...aguenta com a chapa...e sim, tem sempre alguma sobre resistência face aos regulamentos.
    Quanto à encurvadura, não verifica por pouco mas não arriscava porque tudo o que for a mais vai instabilizar de certeza o perfil...
    Concordam com este comentário: dedao
  8.  # 31

Só por curiosidade: com que dados calculou a acção do vento?
    • DM
    • 17 setembro 2015

# 32

Eh pá!
    Foi um bocado a olhometro pelo eurocódigo 1 parte 4.
    Categoria do terreno III (suburbano ou com arvores), altura de referência cerca de 5m o que origina um coeficiente de exposição de 1.6
    Para uma velocidade base de 27m/s (é a regulamentar e é elevada) origina uma pressão de referência de 0.7 kN/m2, que orgina uma pressão de pico de 1.12kN/m2, considerei um coeficiente de pressão de 0,8, uma vertente inclinada entre 5º e 15º, que dá cerca de 0.9kN/m2 (90kg/m2).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso

0.0149 seg. NEW