Quando fala de vergar refere-se a deformação a meio vão na vertical? O painel é um elemento leve, a acção mais importante será o vento que é influenciado pela forma do telhado, localização, terreno circundante, se o telheiro é aberto ou fechado...etc. O sismo aqui não interessa é uma estrutura muito leve para o sismo influenciar principalmente se estamos só a falar das vigas...
Assim a olho preocupa-me mais a encurvadura lateral por causa do vão e do perfil que é, ou seja o banzo comprimido, neste caso o debaixo, pode instabilizar mesmo para pequenas cargas por não ser contraventado, não estar impedido de encurvar...e o perfil não é dos melhores para esta situação a relação entre as inércias principais é grande. Por exemplo, se arranjasse HEA100, que são mais 2kg/m, apesar da resistência ser inferior é um perfil que se comportaria muito melhor à encurvadura lateral (não estou a dizer que dá). Também não digo que o IPN não dá, só estou a alertar para as possiveis situações...
Porque vai usar IPN140? Estive a verificar e com um afastamento de 2.8m entre eles nem tem resistência para aguentar as chapas sanduiche. O HEA100, como tinha proposto, também não tem. Nas mesmas condições e considerando o vento com 100kg/m2, teriam de ser HEB160 (42kg/m, cerca de três vezes mais que o IPN140). Se colocar 1 contraventamento entre vigas a meio vão, outro perfil transversal, a liga-las, poderá usar um HEB140. Neste caso poderia usar o IPN140 como perfil transversal.
Por acaso enganei-me...aguenta com a chapa...e sim, tem sempre alguma sobre resistência face aos regulamentos. Quanto à encurvadura, não verifica por pouco mas não arriscava porque tudo o que for a mais vai instabilizar de certeza o perfil...
Eh pá! Foi um bocado a olhometro pelo eurocódigo 1 parte 4. Categoria do terreno III (suburbano ou com arvores), altura de referência cerca de 5m o que origina um coeficiente de exposição de 1.6 Para uma velocidade base de 27m/s (é a regulamentar e é elevada) origina uma pressão de referência de 0.7 kN/m2, que orgina uma pressão de pico de 1.12kN/m2, considerei um coeficiente de pressão de 0,8, uma vertente inclinada entre 5º e 15º, que dá cerca de 0.9kN/m2 (90kg/m2).
Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso