Colocado por: afariaAinda não á muitos anos (98) houve um sismo de magnitude considerável nos Açores. A maior parte das casas, incluíndo casas recentes caíram por completo. Acho que pelo menos lá agora constroi-se atendendo à natureza sismica do local!
Colocado por: Luis K. W.As estruturas de TODOS os edifícios (incluindo moradias, e os respectivos telhados - esta é para o CIMENTO) deveriam cumprir o Regulamento, o qual prevê abalos sísmicos (abanos horizontais).
Quando se diz que as estruturas para não partirem têm de ser flexíveis, tem limites.
O betão armado É um material flexível.
E garanto-vos que no último piso do prédio onde eu moro (27.º), aquilo abana mesmo durante um tremor de terra.
Aliás, o «meu» prédio aumenta e diminui uns 3cm entre o Verão e o Inverno.
Por outro lado, para além de ser um material moldável, o betão armado tem extraordinárias qualidades de resistência mecânica (compressão e tracção), que se mantêm uniformes durante muitos anos.
Nos prédios mais recentes, a aplicação do regulamento nota-se na dimensão das vigas de bordadura. No fundo, estas vigas servem para evitar que o conjunto de pórticos+lages se desconjunte.
Colocado por: j cardosoOpinião pessoal:Caro José Cardoso,
- Na realidade, e uma vez que ninguém fiscaliza os projectos de estrutura, fica nas mãos do técnicos de estruturas a consideração (ou não) destes efeitos; quero crer que estes não facilitam, mas....
Mais ainda: o projecto pode estar muito bem feito, mas se não houver a devida fiscalização na obra, fica nas mãos de quem executa.
Posto isto, apetece-me dizer: é como em tudo na vida, vai depender sempre das pessoas envolvidas.
Colocado por: FDQuando houver um terramoto a gente fala disto.
:D
Há por aí muitos profetas da desgraça, e até que algo aconteça, ninguém lhes liga muito - é genético.
Lembro-me por exemplo do Excelentíssimo Gonçalo Ribeiro Telles. Muito o homem fala dos caneiros e demais relacionados e ninguém lhe liga, até um dia...
Não se viu o que aconteceu em Foz Côa? Uns malucos diziam que aquilo não tinha sustentabilidade, a situação arrastou-se anos até que um dia...
Com os sismos é a mesma coisa, até o dia... em que tectos caiam na cabeça de quem assobia para o lado.
Colocado por: zedasilvaO problema começa nos Donos de obra que não exigem trabalhos de qualidade sejam eles projectos ou a propria obra.
Continua nas cãmara que tendo conhecimento de muitas "alarbidades" cometidas por técnicos não comunicam ás respectivas ordens nem aplicam sanções.
Termina nas ordens que aquando de uma queixa contra um seu membro muito raramente fazem aquilo que deveriam fazer que era limpar o trigo do joio.
Colocado por: zedasilvaCimento
Até concordo consigo quando o dono de obra não percebendo nada do assunto exige que o seu fiscal ou o director técnico da obra fiscalize realmente a obra.
Já não concordo qd o Dono de obra não precebendo nada do assunto deixa que a sua obra seja construida sem qualquer tipo de controlo e no fim ainda bem dizer todo contente que consegiu construir a 500€ o m2 e que aqueles que dizem que é impossivel construir com qualidade a esse preço não passam de especuladores.Estas pessoas agradeceram este comentário:Pauloss,Luis K. W.
Colocado por: zedasilvaSó uma pergunta
E como é que o dono da obra controla a construção ?
Com uma eficiente fiscalização e com a responsabilização de todos os intervenientes em obra.
Colocado por: zedasilvaComo é que o dono da obra sabe se a fiscalização está a ser eficiente?
Não sabe tem que confiar como confia no cozinheiro do restaurante onde vai almoçar
como é que pode responsabilizar quem quer que seja por algo que não sabe se está bem feito ou bem fiscalizado?
Com os termos de responsabilidade desses técnicos para os poder responsabilizar por um trabalho que deveriam ter feito e não fizeram como responsabiliza o restaurante quando apanha uma intoxicação alimentar.