Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto.

moradia térrea construída em 1986, onde houve um abatimento do piso térreo, numa zona da casa encostada a um canto
    A casa não revela danos estruturais e aparenta uma boa estrutura, e o abatimento é antigo (de origem presumo por mau enrocamento)

como resolvo esta situação??
    Consideram imprescindível a remoção total do piso?
    poderei como alternativa remover parcialmente a tijoleira e corrigir a cota do piso, sem remoção total??

Sei que é difícil verem o problema, mas procuro quem tenha passado por situações similares

Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: j_r_m_cGostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto.

moradia térrea construída em 1986, onde houve um abatimento do piso térreo, numa zona da casa encostada a um canto
    A casa não revela danos estruturais e aparenta uma boa estrutura, e o abatimento é antigo (de origem presumo por mau enrocamento)

como resolvo esta situação??
    Consideram imprescindível a remoção total do piso?
    poderei como alternativa remover parcialmente a tijoleira e corrigir a cota do piso, sem remoção total??

Se possível coloque fotos e se souber o sistema construtivo.

Sei que é difícil verem o problema, mas procuro quem tenha passado por situações similares

Obrigado

Se possível coloque fotos e o sistema construtivo.
  3.  # 3

O melhor é chamar um engenheiro civil para perceber qual foi a causa do aluimento porque não se sabe se isso é o indício de um problema maior que possa vir a acontecer.
  4.  # 4

Sim, estou a pensar nisso.

Nao encontrei nenhum exemplo no patoreb, alguem tem algo similar?
  5.  # 5

Colocado por: j_r_m_cSim, estou a pensar nisso.

Nao encontrei nenhum exemplo no patoreb, alguem tem algo similar?

Esqueça o patorreb, já lá vi cada bacorada...

Meta lá as fotos.

Já agora descreva o peso dos móveis que tem por cima dessa zona.
  6.  # 6

Ainda nao tirei fotos, vou tirar e mal as tenho aplico.
    Mais informaçoes:
    Os moveis que estavam em cima eram moveis grandes e pesados do anterior dono, isso eu sei.
    Aparenta serem antigas provavelmente origem, nao se deteta infiltraçoes nem escorrencias
    Só existem em zonas onde não existe cave. A casa tem meia cave.
    Como o terreno é ligeiramente inclinado foi uma zona onde na origem tiverem que aterrar (pouco) e fazer enrocamento.
  7.  # 7

Andei analisar o método construtivo.

A casa é térrea, as paredes suporte são em pedra e tem a parede dupla que se vê na foto.
    Aguardo a visita do engenheiro ao local, habituado a estas questões mas pelas fotos
    não pareceu preocupado (também não é ele que paga), mas referiu que talvez seria necessário sondagens para avaliar a extensão.
    o abatimento no ponto máximo é de 30-40 mm
    Hoje andei analisar melhor e suspeito de uma fuga no saneamento no wc anexo à parede que se vê na foto,
    mas em contrapartida este abatimento parece antigo.
    De referir pelo exterior da casa não vejo fissuras nas paredes

Vou aguardar pela ida ao local.

Mas pelo que pesquisei referem refazer laje, isso significa remover a totalidade da existente?? e as paredes de tijolo como as sustento.

Alguém com experiência nestas obras??
      P9139279.JPG
  8.  # 8

Sabe se debaixo da ceramica onde houve abatimento, tem algum tipo de isolamento termico?
  9.  # 9

não tenho essa informação
    aparece o granulado que se vê na foto, mas parece vir de entre as paredes.

De referir que não não velo humidades ascendentes, mesmo nessa zona do abatimento
  10.  # 10

Como teve móveis pesados poderá ter sido também alguma placa de isolamento eps/xps que tenha comprimido.
  11.  # 11

Vou aguardar pela visita do engenherio civil,
    também falou na injecção de misturas cimenticias se houver ocos.

Penso que as sondagens serão fundamentais, esperar para ver.

mas nunca ninguem reparou isto antes?? ou deixam assim :)
  12.  # 12

do lado da sala onde estava o louçeiro
      P9139294.JPG
  13.  # 13

as setas indicam o abatimento, o círculo a sanita com suspeita de fuga
      Sem título.jpg
  14.  # 14

ninguem resolveu um problema similar??
  15.  # 15

Já realizamos pareceres técnicos, com situações semelhantes, em defesa do proprietário. Onde fica a moradia?
  16.  # 16

Em Matosinhos.
    Neste caso não existe defesa proprietário, o que pretendia era exemplos como resolveram estas questões!!
    Para ter ideia dos métodos de reparação possíveis
  17.  # 17

pra começar é partir o piso em toda a extensão que tenha abatido, e tentar descobrir se foi aterro mal compactado, ou se alguma fuga de água que está a arrastar o material.
  18.  # 18

desconfio do wc de serviço,

tenho a dúvida se terei de deitar abaixo algumas paredes interiores??
  19.  # 19

Colocado por: j_r_m_ctenho a dúvida se terei de deitar abaixo algumas paredes interiores??

em principio não será necessário.

tem de primeiro ver o que se passa debaixo da betonilha
  20.  # 20

Algum engenheiro de estruturas da zona do Porto,
    com experiência nestas questões para efectuar avaliação deste problema e da estrutura da casa ??

0.0160 seg. NEW