Tenho um moinho de cereais da ama am 50 eletrico com 1600w de potência e a ventoinha saltou. Abri o motor tentei colocar a ventoinha no sitio , atarracha.la no respetivo parafuso, parece que o buraco da ventoinha tem rosca e ao fim de alguns minutos voltou a saltar, volto a tarracha-la mas desta vez meti-lhe uma porca por fora, mas como o parafuso é curto, a porca só dá uma ou duas voltas e ao fim de mais o menos 45m de funcionamento voltou a sair. Qual será a solução? Soldar a porca ao parafuso? Com uma maquina de 160A com eletrodos não vou queimar o motor?
é estranho a ventoinha ser apenas enroscada. nesse caso não estará o motor a rodar no sentido contrário o que faz com q aquela se desenrosce por inércia?
Como devem calcular eu não sei como a hélice estava montada porque só quando esta caiu é que abri o motor. Apercebi-me que caiu porque fez barulho ao saltar e quando tirei a parte de cima (motor e deposito de cereais) da parte de baixo (bidão) a hélice deslocava-se de um lado para o outro conforme eu abanava com o motor. O moinho custou-me 125 euros, a casa que mo vendeu diz que não tem peças a unica solução é um motor novo 54.90 euros. Quanto a hélice eu olho para ela e parece-me ter rosca mas já gasta.Penso que se terá desenroscado quando a minha esposa parou o moinho antes de acabar o milho que tinha no deposito e ao voltar a ligar a ventoinha saltou. Liguei o motor e funciona para o lado correto só que sem hélice não posso trabalhar porque fico sem motor. Numa loja de ferragens encontro essa anilha e a cola? Tem fotos ou referências desse material que possam dar? Eu amanhã vou tirar fotos a hélice e ao motor e colocar aqui. Deixo o link de um igual:
a ventoinha é de plástico? se for e conseguir desbastar um pouco o centro de modo a ter mais veio exposto, pode usar uma porca "nyloc" até sem anilha. mas o ideal é sempre usar uma anilha. se usar uma anilha de mola nao precisa de uma porca nyloc e pode ser uma normal.
Obrigado gazebo mas as porcas tem que ser ainda de menor diametro que essas, a ventoinha é de ferro, se tiver tempo volto a desmontar o motor ainda hoje e coloco aqui fotos, já o abri 3 vezes e desde que saltou a ultima vez nunca mais peguei nele nem o abri para retirar a ventoinha.
Não sei da possibiidade, mas uma hipotese seria abrir um furo com rosca na ventoinha e colocar um ponto( parafuso embutido a fazer força contra o veio) mas como disse só vendo mesmo.