Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostava de saber o seguinte:
    Tenho 48 vacas barrosãs e meti uma familia da aldeia a cuidar-me das vacas dos terrenos e vivem numa casa minha, fizemos um contrato em que esta familia toma conta de tudo, rege os meus terrenos e animais da melhor forma que sabe e pode e no final do ano da-me metade dos lucros, esta familia não investiu nada na minha exploração.
    Tudo estava a correr bem até me dizerem que é impossivél andar com as vacas na rua porque um vizinho deixa estacionado na rua reboques com couves erva etc, outros que nas bordas dos terrenos colocam couves as paredes são baixas e é impossivel controlar 48 bocas.
    A minha duvida é:
    Será que não é uma desculpa para se irem embora?
    Se comerem a erva do reboque estacionado de quem é a culpa?
    Se comerem as couves nas extremidades do terreno tendo este uma parede baixo e os animais só comerem por cima da parede esticando a cabeça de quem é a culpa?
    Não deveria haver bom senso e as pessoas não estacionarem com comida animal visivel ou porem as couves mais afastadas no terreno com que os pescoços não chegassem lá?
    Se uma manada de vacas vier para beber num poço publico para o efeito e lá estiver um carro estacionado em frente se o danificarem de quem é a culpa?
  2.  # 2

    A culpa será sempre do dono das vacas.
  3.  # 3

    O José anda sempre a inventar histórias.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, A. Madeira, ramos1999, damned, Bricoleiro
  4.  # 4

    Penso que as vacas não podem andar à solta nas ruas da aldeia. Deverão ser guardadas numa cerca e daí saírem directamente para os pastos. Imagine que na rua aleijam alguém. São 48. Se comerem a comida alheia, vai ter que a pagar com certeza.
  5.  # 5

    Colocado por: SabrinaPenso que as vacas não podem andar à solta nas ruas da aldeia. Deverão ser guardadas numa cerca e daí saírem directamente para os pastos. Imagine que na rua aleijam alguém. São 48.


    Se as vacas são da região do Barroso (uma vez que são barrosãs) é normal que o gado ande solto na rua. Curiosamente na região do Barroso o congestionamento automóvel é sempre provocado por vacas no meio da estrada.
  6.  # 6

    Colocado por: Ginetana região do Barroso o congestionamento automóvel é sempre provocado por vacas no meio da estrada.

    Aqui na minha região, o congestionamento é mais pelas vacas na beira da estrada :-))
  7.  # 7

    Então, se calhar, faz parte da cultura daquela zona as vacas passearem pelas ruas da aldeia. Eu é que não me queria cruzar com elas.
    • r.v
    • 15 setembro 2015

     # 8

    sim faz parte.por isso existe la sinais de perigo vacas a solta
    Concordam com este comentário: Gineta
  8.  # 9

    Se os animais causam prejuízos a responsabilidade é do dono dos animais. Agora veja se arranja uns caseiros que saibam guiar vacas...
  9.  # 10

    Ó José, o seu sobrinho já "coisa" ou as amigas da sua filha ainda não o puseram na "linha"?
    Concordam com este comentário: ramos1999
  10.  # 11

    Colocado por: PicaretaAqui na minha região, o congestionamento é mais pelas vacas na beira da estrada :-
    na minha região ainda não há congestionamento, mas algumas já começam a incomodar quem por lá passa...
  11.  # 12

    Este José era bom para fazer novelas na tvi!em cada tópico sai uma história da carochinha!
  12.  # 13

    A manada é só de vacas ou tem também bois?
  13.  # 14

    se voce fizer esse contrato comigo, assumo a responsabilidade das vacas!

    Voce tem é que me dar casa, terreno, vacas, e em contrapartida dou-lhe 50% dos lucros! tal e qual como fez com essa familia!

    Assumo ja a responsabilidade da vacaria! eheheheheh
  14.  # 15

    Fico triste por alguns de vós não me levarem a sério e ainda por cima gozarem comigo.
    Sim as vacas são barrosãs.
    As vacas tem uma vacaria mas precisam pastar duas vezes por dia, precisam de andar na rua, pelas ruas da aldeia acima e abaixo, pelas mesmas ruas onde andam carros, pessoas, vacas, ovelhas e tudo o que houver na aldeia, as ovelhas normalmente não tem problemas porque são mais pequenas e as paredes (muros) que vedam os terrenos das ruas são altas para as ovelhas.
    Se eu for de carro para alguma aldeia sei que não devo estaciona nos poços publicos para os animais beberem porque pode vir um animal para beber e partir-me o carro todo, se for um tanque de lavar a roupa normalmente não tenho esse problema.
    Se é proibido estacionar em frente de bebedouros para animais, mas estando lá um carro estacionado a culpa devia ser de quem o estacionou indevidamente, por outro lado estando mal estacionado não quer dizer que a vaca tenha de o partir.
    O IFAP e os seguros só obrigam a que cada manada tenha dois pastores.
    loverscout faço o contrato consigo a casa os terrenos e vacas são sempre meus o senhor fica a viver na casa cuida de tudo e da-me 50% dos lucros
  15.  # 16

    Colocado por: José1982faço o contrato consigo a casa os terrenos e vacas são sempre meus o senhor fica a viver na casa cuida de tudo e da-me 50% dos lucros


    Eu aceito.
    Mas se tiver prejuízo também me paga os 50% do prejuízo.
    • Eli@s
    • 15 setembro 2015 editado

     # 17

    Uma manada de 48 cabeças não é fácil de controlar e hoje em dia os cowboys estão na estrada. Creio que, o que os seus caseiros dizem, poderá ter algum fundo de verdade, e se calhar também já estão a ficar cansados da tarefa. Resta-lhe arranjar um novo rancheiro.
  16.  # 18

    Colocado por: José1982loverscout faço o contrato consigo a casa os terrenos e vacas são sempre meus o senhor fica a viver na casa cuida de tudo e da-me 50% dos lucros



    aceito..... prepare la o contracto e de isso para assinar!
  17.  # 19

    Loverscout está mesmo a falar a sério?
    Tem carta de operador de maquinas agricolas?
    Percebe de criação de gado, renovação de pastagens, limpeza de lameiros, regos, etc?
    Sabe cultivar entre outras coisas, centeio, milho , batatas em modo biológico?
    Quer viver em Boticas?
    •  
      FD
    • 16 setembro 2015

     # 20

    Um bom cão pastor resolvia isso, não?
 
0.0185 seg. NEW