Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Preciso da vossa opinião e ajuda/orientação para uma tarefa hercúlea que se avizinha. Tenho um terreno para construção de 80m comprimento por 40 de largura. Na verdade sendo um terreno familiar (meu e do meu irmão) só poderei contar com metade da parcela ( 40/40 metros). Nesse sentido e sabendo que tenho de falar com arquiteto e engenheiro que projetem a obra, e tendo efetuado tantas pesquisas sobre o modelo de casas pretendidas, a verdade é que estou meio perdida nas disposições mais acertadas das divisões. O pretendido é uma casa totalmente térrea com 3 quartos (1suite com closet) escritório sala de estar jantar cozinha com lavandaria/despensa. Vi alguns projetos de construção em "L", mas tenho dúvida se no espaço dos 40/40 metros ficará acanhada a casa. Gostaria de saber as opiniões sobre o modelo de construção mais favorável para este tipo de área disponível (tendo em perspectiva construir na área restante moradia geminada idêntica - terreno do irmão)
    Grata pelas orientações/ opiniões que possam sabiamente dar.
  2.  # 2

Colocado por: picolinaO pretendido é uma casa totalmente térrea com 3 quartos (1suite com closet) escritório sala de estar jantar cozinha com lavandaria/despensa

É isto e mais algumas coisas que terá que dizer ao arquitecto que contratar...ele trata do resto.

Colocado por: picolinamoradia geminada idêntica - terreno do irmão

E porque é que tem que ser igual?
  3.  # 3

Onde se localiza o terreno?
  4.  # 4

Porque assim o combinamos. Que a construir faríamos moradias simétricas, sem grande impacto com disparidades construtivas.
  5.  # 5

Não sei se essa simetria será a melhor opção, só analisando o terreno, envolvente, etc. Além disso o seu irmão irá aceitar o mesmo programa e distribuição que agora vai projetar?

Respondendo à sua questão, a medida que refere parece ser suficiente, mas o terreno tem que frente de rua? 40m?

Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  6.  # 6

Colocado por: doisarquitectos Além disso o seu irmão irá aceitar o mesmo programa e distribuição que agora vai projetar?

Respondendo à sua questão, a medida que refere parece ser suficiente, mas o terreno tem que frente de rua? 40m?

Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com

Estamos ambos de acordo na construção pretendida e usando o contemporâneo como conceito/ estilo. Garanto que esse é um não assunto...

O terreno tem duas frentes uma vez que faz esquina. Sendo de 40 metros de um lado e 80 de outro....

Grata pelas ajudas que possam vir.
  7.  # 7

A minha dúvida é se este tipo de distribuição em L (foto anexa) e um único piso é indicado para o espaço disponível, se não fica meio apertado só nível da área envolvente. Por não ter essa noção ( dos metros de uma casa) é que peço a vossa ajuda e compreensão (antes de partir para o arquiteto).
      image8.jpg
  8.  # 8

40 X 80 /2

isso é terreno mais do que suficiente para fazer a casa que ambiciona.
  9.  # 9

Tendo 2 quadrados de 40X40, terá de facto terreno suficiente para uma grande variedade de implantações possíveis.
    De resto há vários factores que podem depois vir a influenciar a mesma; inclinação ou acidentes topográficos, presença de árvores de grande porte ou elementos de interesse no terreno ou na envolvente, vistas, acessos a via pública, orientação solar, etc.

Mas à partida com essas dimensões terá uma boa margem de manobra.

Cpts
  10.  # 10

Colocado por: picolinaNa verdade sendo um terreno familiar (meu e do meu irmão) só poderei contar com metade da parcela ( 40/40 metros).
    E tem a certeza que a câmara lhe autoriza isso? Seprar o terreno e permitir a construção em cada uma das partes?
    Não é por ter um terreno grande (ou pequeno) que podemos fazer o que queremos...
    Há regras, que dependem por exemplo do tipo de terreno no PDM.... e o que é verdade numa câmara é diferente noutra...

Aconselho a ter uma documento por escrito da câmara onde fique indicado que tal situação é possível de ser feita.
  11.  # 11

ent

Colocado por: mafgodE tem a certeza que a câmara lhe autoriza isso? Seprar o terreno e permitir a construção em cada uma das partes?
    Não é por ter um terreno grande (ou pequeno) que podemos fazer o que queremos...
    Há regras, que dependem por exemplo do tipo de terreno no PDM.... e o que é verdade numa câmara é diferente noutra...

Aconselho a ter uma documento por escrito da câmara onde fique indicado que tal situação é possível de ser feita.

Obrigado pelas dicas, mas há algo que não compreendo...

o terreno é fruto de herança, é permitida a construção no mesmo, por que razão não se podem construir duas moradias no mesmo?
    (querem lá ver que agora temos de dar tornas um ao outro e comprar e construir noutro lado se temos terreno para tal?) Não me faz qualquer sentido... então como se constroem casas geminadas? Desculpe mas fiquei sem entender...

Poderia ajudar-me a compreender este aspeto Mafgod?
    Obrigada
    • AXN
    • 15 setembro 2015

# 12

Colocado por: picolinaObrigado pelas dicas, mas há algo que não compreendo...

o terreno é fruto de herança, é permitida a construção no mesmo, por que razão não se podem construir duas moradias no mesmo?
    (querem lá ver que agora temos de dar tornas um ao outro e comprar e construir noutro lado se temos terreno para tal?) Não me faz qualquer sentido... então como se constroem casas geminadas? Desculpe mas fiquei sem entender...

Obrigada

O terreno está dividido em 2? (i.e. tem dois artigos?)
  12.  # 13

Possivelmente poderão fazer um destaque do mesmo.
    Mas o melhor é marcar uma reunião na Câmara Municipal com o técnico da zona e pedir esclarecimentos sobre essas possibilidades de edificação.
    Será o melhor lugar para obter esclarecimentos válidos com alguma segurança.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: picolina
  13.  # 14

se não está dividido pode fazer um destaque e assim fica com dois artigos independentes e pode construir duas moradias á vontade.
    não vejo necessidade nenhuma de estar a construir moradias geminadas. a meu ver com tanto terreno seria um erro.
    Concordam com este comentário: Jpires76, Picareta, 21papaleguas, tiagot
  14.  # 15

se é essa é a sua questão objectiva então fique descansada, tem area suficiente.

boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  15.  # 16

Colocado por: picolinaent

Obrigado pelas dicas, mas há algo que não compreendo...

Obrigada

Por se ter um terreno, seja herdado ou comprado, não quer dizer que possamos fazer o que queremos.
    Tal depende, antes de mais, da situação do terreno no plano diretor municipal.
    Concordam com este comentário: mafgod
  16.  # 17

Obrigada a todos pelas vossas contribuições,

Como vos disse, a tarefa é Hercúlea, e está mesmo na fase embrionária (delinear ideia, ver o que é necessário, idealizar conceitos e espaços...).
    Tenho plena consciência que isto não é fazer uns traços, ter a vontade (e o dinheiro) o terreno e já está... :D, contudo, não tenho qualquer visual espacial tão própria de arquitetos, engenheiros, projetistas e construtores... e não consigo idealizar/visualizar espacialmente, uma vez que não tenho noção em concreto do que o terreno (sendo destacado nas duas parcelas) me permite construir em termos de áreas para uma casa térrea...

É essa ajuda preciosa que necessito... para começar a descartar hipóteses...

Uma vez mais sou grata a todos.
  17.  # 18

Colocado por: marco1se não está dividido pode fazer um destaque e assim fica com dois artigos independentes e pode construir duas moradias á vontade.
    não vejo necessidade nenhuma de estar a construir moradias geminadas. a meu ver com tanto terreno seria um erro.
    Concordam com este comentário:Picareta,tiagot
    Estas pessoas agradeceram este comentário:picolina

Pode ajudar Marco?

è possível fazer uma boa casa Térrea com esse terreno sem estar geminada?
    Como deve ter percebido o meu problema (entre outros) é não ter qualquer visão espacial da área... :D
  18.  # 19

Colocado por: doisarquitectosse é essa é a sua questão objectiva então fique descansada, tem area suficiente.

boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário:picolina

A ideia era algo semelhante à "CASA LEITÃO" do vosso portfolio, adoreiiiiii. Parabéns pelos restantes trabalhos do portfolio.
    A área dessa casa é de quanto? É possível de construir na parcela descrita?

Obrigada
  19.  # 20

picolina

já reparou que mesmo dividido por dois ficará com um terreno com 1600 m2 , dá e sobra para uma casa terrea completamente independente.
    o que tem a fazer é contactar um gabinete de projectos e iniciar esse processo.

0.0217 seg. NEW