Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Eu fiz um pedido de diagnóstico ao stand da marca, acerca de uma anomalia no meu carro.
    Foi-me no final apresentado uma conta muito alta para a resolução por isso optei por adiar a reparação e pagar apenas o diagnóstico.
    Acontece que por curiosidade, fui para desmontar a peça que diziam estar danificada e necessitar de substituição (a ideia era tentar arranjar num sucateiro para ficar mais barato) e deparei-me com... um simples fio desligado. Nem sequer desmontei a peça, logo que liguei o fio ficou a funcionar...

    Agora vou reclamar o falso diagnóstico e exigir a devolução do valor que paguei.
    A minha questão é... Se recusarem a devolução do valor pago, para além do livro de reclamações, onde posso recorrer para expor o mau serviço daquela oficina e reaver o valor pago pelo falso diagnostico?


    Obrigado
  2.  # 2

    pode dizer qual a oficina em questão?
    • foc
    • 16 setembro 2015

     # 3

    Mas o carro tinha avaria antes de ir ao mecânico? Devia ter, caso contrário não tinha ido ao mecânico

    O diagnostico afinal parece ter sido bem efectuado, a avaria estava na peça que eles disseram!

    Se o diagnostico foi feito pela máquina de diagnostico podem realmente não ter visto que estava algo desligado!

    Pode reclamar e fazer ver o que se passava, até de os chamar de "incompetentes", mas eles cobraram aquilo que fizeram, um diagnóstico!
    Concordam com este comentário: FD, Bricoleiro
    •  
      FD
    • 16 setembro 2015

     # 4

    Então... mas, havia uma anomalia e depois deixou de haver anomalia?

    Atenção que às vezes o que a um estranho pode parecer um erro ou uma aldrabice nem sempre o é... é importante contextualizar as coisas para ter uma verdadeira percepção do que se passa.

    Por exemplo, essa peça pode ter um problema intermitente.
    Uma forma comum de fazer diagnósticos é desligando a peça suspeita.
    Se o erro desaparecer, encontrou-se o culpado.

    O que quero dizer é: inteire-se completamente de tudo antes de reclamar.

    No outro dia vi este gráfico e achei piada (atenção que não lhe estou a chamar nomes, apenas estou a fazer uma correspondência):
      mount_stupid.png
    • flipey
    • 16 setembro 2015 editado

     # 5

    Eu passo a explicar o que me fez chegar até aqui.

    A ventoinha da chaufagem tinha deixado de funcionar. Eu agora desconfio que já vinha de há uns meses atrás numa ultima intervenção mas para ser sincero não costumava usar a chaufagem e por isso nunca me apercebi, só que numa destas noites que fez mais frio eu quis ligar e foi quando me apercebi da falha.
    Ora, com toda a gente a dizer-me que era um imbróglio para desmontar e tal... não me estava a imaginar a desmontar o tablier todo como me tinham dito que era necessário... por isso rendi-me e decidi ir à Opel para ser feito o diagnóstico e ter a certeza do que estaria a funcionar mal. 3 horas e meia depois apresentam-me uma folha de diagnóstico com um valor de reparação que se atirava para os 300€ (e este era apenas o valor da resistência e do motor da chaufagem, fora mão de obra). Fiquei branco... disse apenas que não o podia fazer já mas que para o mês que vem agendava a reparação. E estava a ser sincero, era essa a minha intenção.

    Só que... em casa e a fazer contas à vida pus-me a pensar se seria possível arranjar a peça mais barata. Resolvi então pesquisar na internet e descobri que afinal o acesso à ventoinha da chaufagem na minha carrinha não é assim tão difícil e que basta desmontar o porta luvas do passageiro para ter acesso directo.

    Ou seja, o que eles fizeram crer que levaram 3 horas e meia para descobrir, eu resolvi em 10min...
    E atenção, eu não me importo de pagar, mas quero ser serviço servido. Porque já paguei por serviços mais simples que se calhar podia muito bem fazê-los em casa. Agora não gosto é de sentir que estou a ser enganado...

    Eu fui à Auto-industrial. Eles deviam conhecer melhor do que nós as viaturas que vendem.
    Terá sido mais fácil ligar à máquina para descobrir o que se passa, em vez de tirar o porta-luvas e aceder directamente? Ou pelo menos se a máquina fez esse diagnóstico não seria obrigação deles confirmar? Acho que no mínimo era obrigação deles, já que o estava a pagar, principalmente considerando que o acesso à peça é muito fácil.
  3.  # 6

    Não estou a perceber onde é que está o erro do diagnóstico!!!
    Detectaram que determinada peça não funcionava, e parece que tinham razão....felizmente para si, parece que o problema foi de fácil resolução.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  4.  # 7

    Eu ate me rio,ora então apresenta a reclamação e eles pedem para apresentar a prova do arranjo ou então da factura do arranjo,,ora como não tem nenhuma leva no pelo!alem do mais pagou para lhe dizerem qual e onde a avaria e não o arranjo!
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
    •  
      FD
    • 16 setembro 2015

     # 8

    Essa última intervenção... mexeram em alguma coisa perto do fio desligado?
    Pode ter sido desligado por erro.
    Depois, ligaram a máquina ao carro, deu erro ali, foram à lista das peças, mandaram os valores das mesmas no orçamento e voilá.

    Queixar-se do diagnóstico, não me parece viável. Como diz o Picareta, o diagnóstico foi feito, e está relativamente correcto.
    Agora, se lhe tivessem cobrado os 300€ + mão de obra, aí sim, tinha bastantes razões para se queixar...
    Mas, infelizmente, acredito que seja assim que uma grande maioria das oficinas trabalha.
  5.  # 9

    Na ultima intervenção tiveram de tirar o tablier para substituir uma peça do AC. Não me lembro ao certo do que era (tenho a factura algures) mas lembro-me de ver o tablier todo desmontado.

    Ok, o computador identifica avaria naquelas peças. Então e considerando o fácil acesso, não vão confirmar fisicamente?
    É por isso que considero ter sido um diagnóstico incompleto (para não dizer errado).

    E sim, infelizmente esta é a realidade. Porque se fosse encomendar o material para fazer a reparação, acredito que simplesmente substituíam e descartavam as peças antigas, que afinal até estão boas.
  6.  # 10

    Colocado por: flipeyNa ultima intervenção tiveram de tirar o tablier para substituir uma peça do AC. Não me lembro ao certo do que era (tenho a factura algures) mas lembro-me de ver o tablier todo desmontado.

    Ok, o computador identifica avaria naquelas peças. Então e considerando o fácil acesso, não vão confirmar fisicamente?
    É por isso que considero ter sido um diagnóstico incompleto (para não dizer errado).

    E sim, infelizmente esta é a realidade. Porque se fosse encomendar o material para fazer a reparação, acredito que simplesmente substituíam e descartavam as peças antigas, que afinal até estão boas.


    Ou então ligavam o fio deixavam as peças antigas e ficavam com o €
  7.  # 11

    Colocado por: Rodri12

    Ou então ligavam o fio deixavam as peças antigas e ficavam com o €

    não ficavam nada,pois um diagnóstico mesmo que o carro não acuse nada tem que se pagar,também vamos muitas vezes ao médico e mesmo sem nada paga-se
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  8.  # 12

    Colocado por: ramos1999
    não ficavam nada,pois um diagnóstico mesmo que o carro não acuse nada tem que se pagar,também vamos muitas vezes ao médico e mesmo sem nada paga-se


    Pois é, infelizmente na medicina, muitas vezes os diagnósticos confirmam-se na autópsia.
  9.  # 13

    Colocado por: ramos1999
    não ficavam nada,pois um diagnóstico mesmo que o carro não acuse nada tem que se pagar,também vamos muitas vezes ao médico e mesmo sem nada paga-se


    Estou a falar do valor da reparação, caso tivesse seguido o diagnóstico dado.

    Mas já agora quanto ao diagnóstico a mim também me parece descabido o facto de a maior parte das oficinas só se cingir à máquina.
    Um amigo meu tem um Audi Q5 que por 2* em andamento se desligou por completo, das 2* foi para a oficina oficial e das 2* a resposta que recebeu foi: "a máquina não deteta nada, se quiser deixar cá o carro para inspeção do Eng paga o parqueamento mais mão de obra e se se descobrir algo damos orçamento para reparação."
    Ora isto é resposta que se dê? Refiro-me à parte a negrito.
    E se o carro se desligar na AE a 120km/h?!?
    Fiam-se na máquina? É que deixou lá o carro pagou bem pago e no fim o Eng não detetou nada. E agora deixo a questão, será que o carro não ficou lá 2 dias encostado a um canto e eles ficaram com o € da mão de obra sem fazerem nada?
  10.  # 14

    Colocado por: Rodri12

    Estou a falar do valor da reparação, caso tivesse seguido o diagnóstico dado.

    Mas já agora quanto ao diagnóstico a mim também me parece descabido o facto de a maior parte das oficinas só se cingir à máquina.
    Um amigo meu tem um Audi Q5 que por 2* em andamento se desligou por completo, das 2* foi para a oficina oficial e das 2* a resposta que recebeu foi: "a máquina não deteta nada, se quiser deixar cá o carropara inspeção do Eng paga o parqueamento mais mão de obra e se se descobrir algo damos orçamento para reparação."
    Ora isto é resposta que se dê? Refiro-me à parte a negrito.
    E se o carro se desligar na AE a 120km/h?!?
    Fiam-se na máquina? É que deixou lá o carro pagou bem pago e no fim o Eng não detetou nada. E agora deixo a questão, será que o carro não ficou lá 2 dias encostado a um canto e eles ficaram com o € da mão de obra sem fazerem nada?

    pode acontecer como também não !! tal como pedir para por um óleo 5w40 e ele por um 10w40 , tal como pedir a um pintor para por 3 demãos e ele só por duas,hoje em dia muita coisa gira em torno da confiança e o que fazer?ja me aconteceu a mesma situação de o carro parar e na BMW deram-me um orçamento de 2000 euros sem garantias de ser isso,ora não aceitei e procurei na Net acabando a ser eu a arranjar por 30 euros!
  11.  # 15

    Colocado por: ramos1999
    pode acontecer como também não !! tal como pedir para por um óleo 5w40 e ele por um 10w40 , tal como pedir a um pintor para por 3 demãos e ele só por duas,hoje em dia muita coisa gira em torno da confiança e o que fazer?ja me aconteceu a mesma situação de o carro parar e na BMW deram-me um orçamento de 2000 euros sem garantias de ser isso,ora não aceitei e procurei na Net acabando a ser eu a arranjar por 30 euros!


    Já chegou onde eu queria, ou seja, se quiserem ganham rios de € à conta da ignorancia das pessoas.
    Por isso digo que a dar orçamentos pelo que a máquina indica é errado.
    A máquina serve para encontrar a fonte do problema rápidamente, depois desse resultado o mecânico deveria de ir ao local indicado pela máquina verificar a causa em concreto e só após essa verificação e de ver o que realmente seria necessário é que deviam dar o orçamento.
  12.  # 16

    Colocado por: Rodri12

    Já chegou onde eu queria, ou seja, se quiserem ganham rios de € à conta da ignorancia das pessoas.
    Por isso digo que a dar orçamentos pelo que a máquina indica é errado.
    A máquina serve para encontrar a fonte do problema rápidamente, depois desse resultado o mecânico deveria de ir ao local indicado pela máquina verificar a causa em concreto e só após essa verificação e de ver o que realmente seria necessário é que deviam dar o orçamento.



    Isso era bom se o cliente quisesse reparar, imagine que desmontavam, viam o que se passava davam orçamento e o cliente dizia que não , voltavam a montar , o preço do diagnostico em vez de ser 25 ou 50 euros tinha de ser logo uns 150 0u 200 euros....e há problemas que....
    Concordam com este comentário: callinas
  13.  # 17

    Colocado por: larkhe


    Isso era bom se o cliente quisesse reparar, imagine que desmontavam, viam o que se passava davam orçamento e o cliente dizia que não , voltavam a montar , o preço do diagnostico em vez de ser 25 ou 50 euros tinha de ser logo uns 150 0u 200 euros....e há problemas que....


    São lógicas que não percebo...
  14.  # 18

    Colocado por: Rodri12

    São lógicas que não percebo...


    Depende da reparação a ser efectuada. E hoje em dia já há poucos mecânicos mas sim trocadores de peças.
    Concordam com este comentário: Rodri12
  15.  # 19

    Colocado por: Rodri12

    São lógicas que não percebo...


    o que não percebe?

    desmontar para dar orçamento é o mesmo preço que desmontar para reparar.
    Concordam com este comentário: treker666, Bricoleiro
    • FFAD
    • 16 setembro 2015

     # 20

    hoje em dia os mecânicos não sabem nada, se o carro não tiver uma ficha usb para ligar o compudatorzito ficam logo perdidos.

    levei o meu citroen mehari de 82 a uma citroen para fazer uma simples revisão, veio num caco. até sem travões vinha... fui lá reclamar e nem paguei.

    imaginem que atropelava alguem no caminho por falta de travões ou tinha um acidente grave? ridículo.

    mas cada vez mais acho que o mundo está cheio de quem não sabe nada, estão ali porque não têm outro sitio para estar profissionalmente, ambição? zero!
 
0.0211 seg. NEW