Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Rodri12

    Bem me pareceu que ainda não percebeu a minha opinião acerca deste assunto.

    Na minha opinião, um concessionário não pode/deve dar um orçamento a um cliente só com base no erro que a máquina de diagnóstico atribui.
    Isto porque imagine que o autor do tópico, aceitava o custo de reparação dado no orçamento, a seguir o mecânico via que não precisava de peças novas e que bastava ligar uma ficha.
    Acha que iam corrigir o valor do orçamento? Claro que não! Iam "roubar" o cliente.
    Por isso defendo que a máquina deve servir apenas como meio de detetar o local do problema, a partir daí o mecânico deveria verificar em loco qual o real problema


    De acordo Rodri, mas não foi isso que o autor do tópico descreveu.
    Do que percebi, ele só pagou o diagnóstico e esse diagnóstico efectivamente foi feito.
    A partir daí só se vai saber mais se o cliente autorizar a análise do erro e meter mãos à obra, o que não foi feito. É nesse âmbito que não há qualquer lógica em reclamar visto que o que ele pagou foi feito.
  2.  # 2

    O que eu percebi, é que nem lhe deram a opção de ir ver in loco o problema.
    Foi, ora o problema segundo a máquina é este, para resolução paga "x"! Sem opção de paga o trabalha de 1 hora, p.e., e vê-se ao certo onde está o problema.
    • shc
    • 17 setembro 2015 editado

     # 3

    já vi foi muitos "mecânicos" que assim também eu abria uma oficina, vão trocando peças e vão por tentativas para arranjar um problema, primeiro é disto depois é daquilo e as pessoas sempre a gastarem dinheiro.
  3.  # 4

    Colocado por: shcjá vi foi muitos "mecânicos" que assim também eu abria uma oficina, vão trocando peças e vão por tentativas para arranjar um problema, primeiro é disto depois é daquilo e as pessoas sempre a gastarem dinheiro.


    Por isso é que existem os diagnósticos.
  4.  # 5

    Colocado por: Rodri12O que eu percebi, é que nem lhe deram a opção de ir ver in loco o problema.
    Foi, ora o problema segundo a máquina é este, para resolução paga "x"! Sem opção de paga o trabalha de 1 hora, p.e., e vê-se ao certo onde está o problema.


    A opção existe sempre, basta estar disposto a pagar mais. A mão de obra é contabilizada à hora, o diagnóstico tem preço fixo.
  5.  # 6


    De acordo Rodri, mas não foi isso que o autor do tópico descreveu.
    Do que percebi, ele só pagou o diagnóstico e esse diagnóstico efectivamente foi feito.
    A partir daí só se vai saber mais se o cliente autorizar a análise do erro e meter mãos à obra, o que não foi feito. É nesse âmbito que não há qualquer lógica em reclamar visto que o que ele pagou foi feito.


    Eu paguei um diagnóstico que achava estar completo, porque a informação que me passaram foi a certeza de que o problema estava localizado, que a resistência e o motor estavam danificados e a precisar de ser substituídos.
    Só não avancei considerando o valor que me indicaram.

    Colocado por: focUm orçamento pela máquina 25€ perde ali uma meia horita e tá feito

    Orçamento com máquina e localização da avaria exaustivo... são os 25€ inicial mais os 35/40€ hora...

    Um diagnóstico bem feito é 80% da resolução da avaria


    Aqui está precisamente o que eu queria.
    Eu não me importava de pagar mais porque eu sei bem o que é "perder" tempo à procura de um problema.
    E eu estava precisamente disposto a pagar o tempo do técnico. Aliás, eu paguei o tempo que ele lá perdeu, que pelos vistos foi só ligar à máquina e reportar o resultado.
    Nesta situação, se tivessem sido minimamente profissionais, encontravam o problema, viam que se resolvia facilmente, eu pagava o tempo do técnico, eu saía satisfeito, eles ficavam com um cliente satisfeito e siga pra bingo.




    A opção existe sempre, basta estar disposto a pagar mais. A mão de obra é contabilizada à hora, o diagnóstico tem preço fixo.



    Eu quando entreguei o carro disse "Preciso que vejam o que se passa porque a ventoinha não funciona". Eu não disse "Olhe, liguem à máquina e vejam lá o que ela diz."
    Ah, e eu não paguei apenas o diagnóstico mas também o tempo do técnico.
    Se o Sr Bricoleiro era profissional no que fazia, acredite que há muitos que não o são. Eu já apanhei bons profissionais como maus. E acredito que neste caso foi pura preguiça do técnico em ir confirmar, porque como expliquei lá atrás, eu perdi 10 min a lá chegar e dar com o problema.
  6.  # 7

    Colocado por: flipeyEu fiz um pedido de diagnóstico ao stand da marca, acerca de uma anomalia no meu carro.


    Então a informação não está correcta, fui isto que li no seu primeiro post, e é com base nisso que os comentários chegaram até aqui.
  7.  # 8

    Colocado por: flipeyEu quando entreguei o carro disse "Preciso que vejam o que se passa porque a ventoinha não funciona". Eu não disse "Olhe, liguem à máquina e vejam lá o que ela diz."


    Agora você disse isto que é diferente.
  8.  # 9

    Colocado por: Bricoleiro

    Então a informação não está correcta, fui isto que li no seu primeiro post, e é com base nisso que os comentários chegaram até aqui.


    Ok tem razão, eu podia ter explicado melhor.
    Mas quando eu falo em diagnóstico a um problema, não estou a pensar apenas no resultado do computador. Para mim, um diagnóstico, compreende o resultado obtido pelo computador, confirmado pela análise do técnico ao problema que a máquina identifica.
  9.  # 10

    Colocado por: flipeyEu já apanhei bons profissionais como maus.


    Acredito e sei que sim.


    Colocado por: flipeyE acredito que neste caso foi pura preguiça do técnico em ir confirmar


    Não tenciono defender nem acusar o técnico mas só para deixar claro, se numa oficina oficial o senhor pede que lhe façam um diagnóstico a uma avaria é feita apenas o diagnóstico que consiste em ligar o aparelho OBD ao carro e correr a informação toda, pode acusar a causa da avaria em 100%, pode ajudar a localizar a avaria e em casos raros até pode não acusar nada. Apenas e só isto.
    Para confirmar o que a máquina indica é necessário verificar fisicamente e para isso teria que dar essa autorização.
    Por norma, os orçamentos a apresentar são sempre por excesso e nunca por defeito, porque é mais fácil tirar valor ao que foi apresentado do que incrementar porque iria descredibilizar o que foi orçamentado e aí o cliente teria motivos para não querer pagar mais.
    Nesse caso com certeza que iriam dar com o problema mais cedo, agora se aproveitariam do orçamento e da sua ordem para a reparação apresentada já depende da honestidade da oficina.
    • foc
    • 18 setembro 2015

     # 11

    Colocado por: flipey

    Eu paguei um diagnóstico que achava estar completo, porque a informação que me passaram foi a certeza de que o problema estava localizado, que a resistência e o motor estavam danificados e a precisar de ser substituídos.
    Só não avancei considerando o valor que me indicaram.



    Aqui está precisamente o que eu queria.
    Eu não me importava de pagar mais porque eu sei bem o que é "perder" tempo à procura de um problema.
    E eu estava precisamente disposto a pagar o tempo do técnico. Aliás, eu paguei o tempo que ele lá perdeu, que pelos vistos foi só ligar à máquina e reportar o resultado.
    Nesta situação, se tivessem sido minimamente profissionais, encontravam o problema, viam que se resolvia facilmente, eu pagava o tempo do técnico, eu saía satisfeito, eles ficavam com um cliente satisfeito e siga pra bingo.






    Eu quando entreguei o carro disse "Preciso que vejam o que se passa porque a ventoinha não funciona". Eu não disse "Olhe, liguem à máquina e vejam lá o que ela diz."
    Ah, e eu não paguei apenas o diagnóstico mas também o tempo do técnico.
    Se o Sr Bricoleiro era profissional no que fazia, acredite que há muitos que não o são. Eu já apanhei bons profissionais como maus. E acredito que neste caso foi pura preguiça do técnico em ir confirmar, porque como expliquei lá atrás, eu perdi 10 min a lá chegar e dar com o problema.


    Quanto pagou pelo diagnóstico? 25, 50..100€???

    Se pagou 25€ foi um bom diagnóstico, informaram onde era a avaria e acabou por a resolver sem mais custos

    se pagou 100€ realmente era de ficar indignado e partir para a "violência" :)
 
0.0195 seg. NEW