Colocado por: Rodri12
Bem me pareceu que ainda não percebeu a minha opinião acerca deste assunto.
Na minha opinião, um concessionário não pode/deve dar um orçamento a um cliente só com base no erro que a máquina de diagnóstico atribui.
Isto porque imagine que o autor do tópico, aceitava o custo de reparação dado no orçamento, a seguir o mecânico via que não precisava de peças novas e que bastava ligar uma ficha.
Acha que iam corrigir o valor do orçamento? Claro que não! Iam "roubar" o cliente.
Por isso defendo que a máquina deve servir apenas como meio de detetar o local do problema, a partir daí o mecânico deveria verificar em loco qual o real problema
Colocado por: shcjá vi foi muitos "mecânicos" que assim também eu abria uma oficina, vão trocando peças e vão por tentativas para arranjar um problema, primeiro é disto depois é daquilo e as pessoas sempre a gastarem dinheiro.
Colocado por: Rodri12O que eu percebi, é que nem lhe deram a opção de ir ver in loco o problema.
Foi, ora o problema segundo a máquina é este, para resolução paga "x"! Sem opção de paga o trabalha de 1 hora, p.e., e vê-se ao certo onde está o problema.
De acordo Rodri, mas não foi isso que o autor do tópico descreveu.
Do que percebi, ele só pagou o diagnóstico e esse diagnóstico efectivamente foi feito.
A partir daí só se vai saber mais se o cliente autorizar a análise do erro e meter mãos à obra, o que não foi feito. É nesse âmbito que não há qualquer lógica em reclamar visto que o que ele pagou foi feito.
Colocado por: focUm orçamento pela máquina 25€ perde ali uma meia horita e tá feito
Orçamento com máquina e localização da avaria exaustivo... são os 25€ inicial mais os 35/40€ hora...
Um diagnóstico bem feito é 80% da resolução da avaria
A opção existe sempre, basta estar disposto a pagar mais. A mão de obra é contabilizada à hora, o diagnóstico tem preço fixo.
Colocado por: flipeyEu fiz um pedido de diagnóstico ao stand da marca, acerca de uma anomalia no meu carro.
Colocado por: flipeyEu quando entreguei o carro disse "Preciso que vejam o que se passa porque a ventoinha não funciona". Eu não disse "Olhe, liguem à máquina e vejam lá o que ela diz."
Colocado por: Bricoleiro
Então a informação não está correcta, fui isto que li no seu primeiro post, e é com base nisso que os comentários chegaram até aqui.
Colocado por: flipeyEu já apanhei bons profissionais como maus.
Colocado por: flipeyE acredito que neste caso foi pura preguiça do técnico em ir confirmar
Colocado por: flipey
Eu paguei um diagnóstico que achava estar completo, porque a informação que me passaram foi a certeza de que o problema estava localizado, que a resistência e o motor estavam danificados e a precisar de ser substituídos.
Só não avancei considerando o valor que me indicaram.
Aqui está precisamente o que eu queria.
Eu não me importava de pagar mais porque eu sei bem o que é "perder" tempo à procura de um problema.
E eu estava precisamente disposto a pagar o tempo do técnico. Aliás, eu paguei o tempo que ele lá perdeu, que pelos vistos foi só ligar à máquina e reportar o resultado.
Nesta situação, se tivessem sido minimamente profissionais, encontravam o problema, viam que se resolvia facilmente, eu pagava o tempo do técnico, eu saía satisfeito, eles ficavam com um cliente satisfeito e siga pra bingo.
Eu quando entreguei o carro disse "Preciso que vejam o que se passa porque a ventoinha não funciona". Eu não disse "Olhe, liguem à máquina e vejam lá o que ela diz."
Ah, e eu não paguei apenas o diagnóstico mas também o tempo do técnico.
Se o Sr Bricoleiro era profissional no que fazia, acredite que há muitos que não o são. Eu já apanhei bons profissionais como maus. E acredito que neste caso foi pura preguiça do técnico em ir confirmar, porque como expliquei lá atrás, eu perdi 10 min a lá chegar e dar com o problema.