Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Colocado por: Anonimo16062021Acha mesmo?

Deixei de achar!
    • VXMC
    • 24 março 2016

# 362

Foi feito um ensaio de DPSH e as coisas não estão a meu favor.

O pilão penetrou até cerca de 15m e sempre com facilidade após isso aguentou umas 70 pancadas. Logo que me seja possivel disponibilizo as fotos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
  2.  # 363

estes ensaios não deveriam ser feitos antes de começar o projecto? ou no mínimo antes de fazer o projecto estructural?....estou apenas a perguntar....
    é que imagino que se tivesse essa informação no inicio vendia o terreno e comprava outro e poupava-se o dinheiro das estructuras... ou projectava-se uma estructura adequada....

qual o procedimento correcto?
    • VXMC
    • 24 março 2016

# 364

Deveriam mas nem sequer foram sugeridos e muito menos me perguntaram por isso.

Como devem saber eu não tenho que saber que isso deve ser feito. Regra geral não são feitos!
  3.  # 365

Colocado por: antonylemosestes ensaios não deveriam ser feitos antes de começar o projecto?

Pelo menos o projeto de estabilidade, na maioria dos casos basta 1 ou 2 buracos com uma retro.
    Em caso de duvidas então parte-se para sondagens a sério.
    Mas temos que ser realistas o problema pelo qual o VXMC está a passar é mais comum do que se imagina, o que acontece é que a maioria dos DO nem chegam a ter conhecimento dele.
    • VXMC
    • 24 março 2016

# 366

Se não fosse o Fiscal e o DO chatos pa caraças já tava betonado!
    Concordam com este comentário: two-rok
  4.  # 367

Colocado por: VXMCSe não fosse o Fiscal e o DO chatos pa caraças já tava betonado!

E agora era um DO feliz, convencido que os problemas só existem nas obras dos outros
    :))
    • VXMC
    • 24 março 2016

# 368

Pois...

Olhos que não vêem, coração que não sente...
  5.  # 369

Colocado por: VXMCSe não fosse o Fiscal e o DO chatos pa caraças já tava betonado!

é comum e não se faz nada... vou ser sincero. quer dizer, nem ninguém se importaria não fosse o DO e o FIscal .. e quem sofriam o custo seria o DO e os restantes limpavam as mãos do assunto pois todos cumpriam com os respectivos projectos.... Há coisas obrigatórias que tenho dúvidas e outras que não o são e deveriam ser...

(isto merece uma entrada no há coisas fantásticas...)

é o que dá a transformação de campos agrícolas em terrenos urbanos sem qq estudo prévio para saber se os terrenos são adequados... Desculpem o meu desabafo mas estas coisas irritam-me
  6.  # 370

Colocado por: antonylemosos restantes limpavam as mãos do assunto pois todos cumpriam com os respectivos projectos

Uma das obrigações do DT para além de cumprir o projeto é verificar as condicionantes em que o mesmo foi executado.
    Mesmo a olho nu, é fácil para um técnico minimamente responsável verificar se o terreno onde vamos fazer fundações possui a tensão de segurança estipulado no projeto.
    O que acontece é que as nossas obras raramente possuem Diretores técnicos.
    • DM
    • 24 março 2016

# 371

O DPSH (penetrometro dinâmico super pesado) é mais simples e rápido e menos dispendioso que o SPT (que para além do numero de pancadas permite recolher amostras a várias profundidades do solo) mas não é muito comum usa-lo.

Lá por ter só atingido as 70 pancadas ao fim de 15m não quer dizer que tenha de fundar a estrutura a essa profundidade. Não conhece a evolução de pancadas ao longo do furo? Quantas sondagens fizeram? Não fizeram a caracterização do solo através de poços?
    • VXMC
    • 25 março 2016

# 372

Venho actualizar a situação da minha moradia para o pessoal ir acompanhando a minha problemática.

Foram feitos 2 ensaios de DPSH, em que tal como tinha dito anteriormente, chegaram aos 15m e aguentou 70 pancadas. Após o estudo, a empresa que efectuou o ensaio, verificou que aos 5m havia uma tensão aceitável para criar fundações.

Vou passar a citar a solução encontrada:

Vão ser criados poços com 4,20m e serão emanilhados com aneis de betão com 1,50 e 2,00 m de diâmetro. Depois vão ser preenchidos com 10cm de betão de limpeza no fundo, o restante será areia fina e por fim mais 10cm de betão de limpeza.

Tenho um total de 15 poços para criar e após a solução estar executada começamos a construir a base das sapatas sobre os poços criados.

Se a explicação for muito confuso eu tentarei explicar.

Creio que esta situação já deve ter acontecido a muitos donos de obra, mas, por desconhecimento ou outra situação qualquer nem souberam o que aconteceu, tendo os cabouços sido betonados sobre terreno vegetal como o meu.

Estou a fazer a minha parte de divulgar a situação para que outros que sintam dificuldade se informem e resolvam a situação com segurança.

Escusado será dizer que o eng. das Estruturas está por dentro do assunto, foi tudo calculado de acordo com o projecto para suporte do mesmo e o fiscal também foi inteirado da situação.

Seguem fotos que de paleio está a malta farta.
    • VXMC
    • 25 março 2016

# 373

Teste DPSH:
      IMG_20160324_090444.jpg
    • VXMC
    • 25 março 2016

# 374

Máquina PAGANI
      IMG_20160324_090553.jpg
    • VXMC
    • 25 março 2016

# 375

+
      IMG_20160324_092926.jpg
    • VXMC
    • 25 março 2016

# 376

+
      IMG_20160324_092944.jpg
    • VXMC
    • 25 março 2016

# 377

+
      IMG_20160324_094701.jpg
    • VXMC
    • 25 março 2016 editado

# 378

Estado das fundações ao momento:

Este barro é um extracto muito superficial e não possui resistência suficiente pois é uma camada fina.
      IMG_20160325_135141.jpg
      IMG_20160325_135227.jpg
    • VXMC
    • 25 março 2016

# 379

+
      IMG_20160325_135154.jpg
    • VXMC
    • 25 março 2016

# 380

Esta tem cerca de 2,70 de profundidade, mais o 1,20m que foram escavados na totalidade.
      IMG_20160325_135207.jpg

0.0225 seg. NEW