Hoje sinto-me como se tivesse trabalhado a semana toda sem parar, exausto é como estou. Depois é sempre mérda a acontecer na obra. A cabeça não pára de girar...
Já tinham falado no ensaio proctor, é neste caso que pode ser utilizado, de acordo com o tipo de areia saber o teor de água adequado para a melhor compactação,.
Quanto à espessura da camada a compactar, caso usem um aparelho com vibração mecânica acho possivel espessura superiores a 25cm, no máximo 50cm, diria eu...mas também isso depende do tipo de areia.
Aconselharam a areia fina, pelo indice de vazios ser menor e por isso ser mais fácil a compactação, existe mais contacto entre os graus...
Em principio será para utilizar uma placa vibratória. Se for adicionada a areia com algum tempo espaçado, será mesmo necessário vibrar tão pouca espessura de cada vez?
Dado o numero de camadas de compactação a fazer, pergunte ao empreiteiro o que sai mais barato, a areia ou o betão ciclópico...
Se as camadas de areia forem muito espessas, dado o pequeno diametro das manilhas, a areia que fica em contacto com as paredes da manilha podem não ficar bem vibradas...
Água seria o ideal mas como em teoria esta só se vai infiltrar pelo fundo do poço eu se calhar não usava. Areia descarregada em camadas finas com um gajo dentro do poço a alisa-la e despois a compacta-la a cada 50 cm acho que chega.
Tenho de equacionar o material a usar, a areia do mar até nem é do melhor para este trabalho, isto segundo informações da empresa de sondagens. Portanto, ou usar areia do ria, tout venant ou gravilha. Vou tentar amanhã ver preços diretamente das pedreiras, tenho 2 por aqui perto.