Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

Boa tarde,

Tive a acompanhar todo este processo e deixe-me dar-lhe os meus parabens pela paciencia e calma com que lidou com tudo :)

Aos entendidos, uma pergunta. Estou a procura de terreno para construir e este caso do VXMC deixou-me apreensivo, porque as coisas nem sempre são o que parecem. Se o VXMC tivesse optado por uma construção modular em LSF, teria todo este problema?

Obrigado e força VXMC!! Que tenham acabado todos os contratempos! :)
  2.  # 522

Colocado por: jcfcidLSF, teria todo este problema?

Sim teria...
    • DM
    • 9 abril 2016

# 523

LSF é mais leve que a estrutura em betão armado e não tem cargas pontuais ao nivel da fundação (pilares), são cargas lineares ao longo das paredes e normalmente a fundação é por ensoleiramento.

No entanto, neste caso concreto, dada a profundidade do terreno com alguma capacidade de carga à partida teria de ser fundada nos 4m de profundidade.
    Concordam com este comentário: riscos, RSM
    • VXMC
    • 10 abril 2016

# 524

O betão iria ser um tombo muito grande para alem disso iria aumentar significativamente o peso da estrutura no solo, que e o que se pretende minimizar com a areia ou tout venant, ainda não está decidido.
    • VXMC
    • 10 abril 2016

# 525

Colocado por: jcfcidBoa tarde,

Tive a acompanhar todo este processo e deixe-me dar-lhe os meus parabens pela paciencia e calma com que lidou com tudo :)

Aos entendidos, uma pergunta. Estou a procura de terreno para construir e este caso do VXMC deixou-me apreensivo, porque as coisas nem sempre são o que parecem. Se o VXMC tivesse optado por uma construção modular em LSF, teria todo este problema?

Obrigado e força VXMC!! Que tenham acabado todos os contratempos! :)

Obrigado pela força. Já me senti como o bêbado em cima da ponte, mas, tendo em conta o investimento agora o caminho é para a frente.

Ainda equacionei o LSF e o wood frame, no entanto decidi não arriscar. Num ou noutro iria ter o mesmo problema ou semelhante.
    • VXMC
    • 10 abril 2016

# 526

DM só uma pequena correção. O terreno que existia foi escavado cerca de 1,5m, a partir daí cresceram os poços, com 4,2m de profundidade. Seriam quase 6 m abaixo do solo. Não sei se não iria ser mais carote esta possibilidade. Mas também esteve para ser feito um ensoleiramento geral, não foi para a frente, porque o empreiteiro não acatou as minhas ordens e decidiu abrir os caboucos todos. O terreno ficou todo remexido, inviabilizando essa solução.
    • VXMC
    • 10 abril 2016

# 527

Ainda a obra não começou e o mesmo já anda a querer inventar. Já me veio com a cantiga de que na zona dos poços, como a terra está remexida e vai assentar, que não vale a pena colocar betão de limpeza, indo este entrar pelo terreno abaixo perdendo se e não cumpre a sua função. Outra, na zona da churrasqueira, onde o Zé fez aquele exemplo de cobertura, ele já me veio dizer que tinha que fazer uma viga de cinta senão a terra iria começar a entrar para baixo da casa. Sempre levo com cada uma...
    • VXMC
    • 10 abril 2016

# 528

Ah e passo a informar que os poços estão concluídos, falta proceder a limpeza e enchimento dos mesmos. Logo que tenha disponibilidade posto fotos gerais para análise e registo para o pessoal.
    Um bom domingo a todos.
    • DM
    • 10 abril 2016

# 529

Não compreendo a justificação do peso do betão face à areia.

Um betão pesa cerca de 2500kg/m3, um solo anda pelos 2000kg/m3, ou seja, o betão pesa mais 25% que a areia. Para abrir os poços tirou solo e vai por areia, fica ela por ela, com o betão seriam mais 500kg/m3, se forem manilhas de 2.0m e com 4m de altura, 3.14x4= 12.5m3x500kg =6250kg (62.5 kN a mais...), 62.5/3.14 =20 kPa...

Parece-me razoável...atendendo à tensão admissivel da ordem dos 220kpa
    Concordam com este comentário: riscos, callinas
    • VXMC
    • 11 abril 2016 editado

# 530

Para terem a noção da proposta do empreiteiro, segue foto a exemplificar o que ele sugeriu. Criar ali a viga de cinta para não resvalar terra para baixo da casa... A meu ver é desnecessário, visto já ter uma logo de seguida.
    Concordam com este comentário: Dos Santos
      New Bitmap Image2.jpg
  3.  # 531

vxmC, agradeça a sugestão ao empreiteiro. pergunte ao Engº que lhe fez o projeto e ao fiscal da obra as suas opiniões, e só perante o aval deles é que o empreiteiro faz esse lintel
    • VXMC
    • 11 abril 2016 editado

# 532

Obrigado Riscos, mas já agora na sua opinião acha necessário? A justificação dele é para a terra não resvalar para o desvão sanitário. Como logo a 2m tem um lintel não creio que seja necessário faze-lo. (Digo eu que sou leigo nesta matéria...)
  4.  # 533

só vendo, como não sei a que cotas está o terreno e como é o terreno, não vou opinar. á primeira vista pela planta não vejo a necessidade para tal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dos Santos
    • VXMC
    • 11 abril 2016

# 534

Bem me pareceu também. O fiscal por alto também me disse o mesmo. A meu ver, o terreno da escavação vai encostar ali ao lintel de dentro.
    • RSM
    • 11 abril 2016

# 535

jcfcid, de facto se o VXMC tivesse optado por uma solução mais leve, até mesmo substituir os elementos estruturais por aço teria tido a vida mais facilitada. Um ensoleiramento geral bem projectado, teria sido uma ótima solução.

Sou fã dos materiais leves.

Boa sorte na escolha.
  5.  # 536

Viga para quê? Toda aquela zona é para encher até à parede que vai nascer em cima da viga de fundação que está mais à frente.
    Eu acho que esse empreiteiro não está a ver bem o projeto.
  6.  # 537

Colocado por: VXMCO betão iria ser um tombo muito grande para alem disso iria aumentar significativamente o peso da estrutura no solo, que e o que se pretende minimizar com a areia ou tout venant, ainda não está decidido.

A diferença entre areia betão ou tout-venant é pouco relevante como já foi falado. Ainda assim, se está preocupado com o peso do betao abaixo da sapata, com medo que a sua casa entre pela terra a dentro e vá ter à china, então já pensou no peso da própria casa depois de construída!?!
    Se pensa assim, então deveria ter pensado num ensoleiramento geral... é a história de um prego na areia da praia e arca/geleira.
    Com pouca pressão o prego entra pelo solo a dentro. A geleira pode-se sentar em cima dela que não sai do sitio.
    Concordam com este comentário: C. Lobo
    • VXMC
    • 12 abril 2016

# 538

Colocado por: zedasilvaViga para quê? Toda aquela zona é para encher até à parede que vai nascer em cima da viga de fundação que está mais à frente.
    Eu acho que esse empreiteiro não está a ver bem o projeto.

Tenho de ver bem a situação com a equipa, pois aquela zona vai estar em consola e vai estar sujeito a pressão exercida pelo terreno do vizinho. Será que não vão existir fissurações por estar a servir também de suporte de terras?
    • VXMC
    • 12 abril 2016

# 539

Colocado por: callinas
    A diferença entre areia betão ou tout-venant é pouco relevante como já foi falado. Ainda assim, se está preocupado com o peso do betao abaixo da sapata, com medo que a sua casa entre pela terra a dentro e vá ter à china, então já pensou no peso da própria casa depois de construída!?!
    Se pensa assim, então deveria ter pensado num ensoleiramento geral... é a história de um prego na areia da praia e arca/geleira.
    Com pouca pressão o prego entra pelo solo a dentro. A geleira pode-se sentar em cima dela que não sai do sitio.

Callinas não sou eu que penso que a casa poderá chegar à China, até porque não vai aontecer, mas sim a equipa envolvida em resolver a situação da melhor forma. Não é só pelo peso, mas também pelo p€so de uma solução relativamente a outra. Quanto me ficaria mais o betão em relação a areia ou tout venant? São todas essas contas que é necessário fazer. O ensoleiramento geral não foi feito pois, o empreiteiro decidiu contrariar-me e abriu os cabouços todos, remechendo todo o terreno. Depois optamos por esta solução.
  7.  # 540

O ensoleiramento geral não foi feito pois, o empreiteiro decidiu contrariar-me e abriu os cabouços todos, remechendo todo o terreno.

Não percebo um boi da discussão, mas achei esta parte extremamente interessante!

A casa é de quem mesmo?
    Quem é que está a pagar a quem?

0.1688 seg. NEW