Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: antonylemosboas a todos,

M32, estou a gostar de seguir este processo.

Entendo que isto tudo ainda esta numa fase inicial e que isto tudo vai dar muitas voltas ate que te sintas bem com a proposta. Ainda e muito cedo para poder opinar sobre o projecto em si, mas os meus colegas tem levantado algumas questões pertinentes que acho que deverias tomar em consideração. Não tanto as áreas e tamanhos de portas ou janelas, mas nesta fase seria mais pertinente pensar bem sobre orientações, aproveitamento solar, e aquele quarto que só vai receber luz directa no pico do verão se não tiver nada a obstruir o sol pela manha.

Pense em que gosta de fazer de manha quando acorda, como passa as tardes em casa, os fins de semana e jantares com família e convidados. Que vistas são interessantes? Como se podem aproveitar? A planta e projecto será consequência disso tudo e das restantes condicionantes. Mas na minha humilde opinião, uma casa deve se adaptar ao cliente e não o cliente a adaptar-se ao que lhe constroem.

Entendo esta confusão toda que os meus colegas possam estar a criar para si, mas entenda que e o processo criativo a dar asas. Não imagina como era na faculdade, 10 000 vezes pior que isto! Um tipo ficava mais do que confuso pois nunca havia duas opiniões iguais. Aproveita, porque melhor do que ter uma Arquitecta a estudar o seu problema são uma dúzia de profissionais a volta do mesmo. E de borla! Pode ser que alguma coisa se aproveite no meio de tantas opiniões. hahehehe.

Mas confie na sua arquitecta pois foi a ela que vc escolheu e isto ainda vai no inicio...

Um abraço e boa sorte com o projecto.
    quando tiver manda ai uns alçados tambem... mas ainda melhor seriam os desenhos feitos a mão pela arquitecta..... pois nesses rabiscos estarão a essência de tudo
    Concordam com este comentário:M32
    Estas pessoas agradeceram este comentário:M32

Depois de ter lido este comentário do senhor arquiteto antonylemos, tenho que o elogiar e reconhecer que de certeza que há muitos e excelentes arquitetos, capazes de valorizar o que realmente se deve valorizar. A casa deve adaptar-se ao cliente e não o contrário. Muito menos a casa se deve adaptar ao arquiteto, para mostrá-la como um troféu.

Sem dúvida, com humildade reconhece a importância da utilização dos espaços, em função das necessidades e modo de vida do cliente, da família, dos amigos. E obviamente a exposição solar a ditar a divisão dos espaços, ao contrário do que se vê na maioria dos casos.

Não o conheço, mas acredito que seja um excelente profissional.
  2.  # 202

Colocado por: luis_guilhermePelo menos em relação a este último ponto, têm mesmo que me convencer.
      62090_145300958845889_3102099_n[1].jpg
  3.  # 203

Colocado por: luis_guilherme
    ao contrário do que se vê na maioria dos casos.

Boas Luis,

sabes em relação a este ultimo ponto, nem sempre as condições que nos são apresentadas permitem a solução mais adequada.
    temos na maioria dos casos inúmeras condicionantes que nos obrigam a tentar o melhor possível com o que nos foi dado. então terá de haver um entendimento entre a casa e o cliente. o que nem sempre corre bem. por mais brilhante que a nossa solução nos possa parecer.:)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, luis_guilherme
    • M32
    • 4 novembro 2015 editado

# 204

Olá a todos

Com base nas sugestões do Marco1, pediamos à nossa arquitecta que efectuasse alterações ao projecto.
    Esta foi a nova proposta que ela nos apresentou.
    O que acham? o que mudariam.

Para já queremos eliminar a porta da despensa para o hall e aumentar a despensa para baixo e na cozinha colocar 1 porta para a rua.
      Corel007.jpg
  4.  # 205

A casa vai levar teto falso em todas as divisões?
  5.  # 206

Naõ compreendo 4m de comprido num WC, não gosto de ver janelas de WC ao pé de portas de acesso á casa, podia lhe sair mais barato se trocasse o escritório pelo quarto colocando o WC ao pé do outro, e o roupeiro da entrada como o roupeiro do quarto em frente ao WC vao levar um corte, pois ambos vao levar com um pilar.Para uma casa que de linhas direitas devia estar com melhor aproveitamento na minha modesta opinião
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M32
    • M32
    • 4 novembro 2015

# 207

A janela do Is social irá ser deslocada cerca de 50cm para a direita mas continuará naquela parede.
    Quanto à is social também pretendo diminuir no comprimento mas no máximo uns 20 cm, esqueci-me de referir atrás.
    A troca do quarto com o escritório é que não percebi, o que é que iria ficar mais barato?
    Obrigado
  6.  # 208

Em termos de poupança de rede de água e esgotos, não estamos a falar de milhares mas algumas centenas poupava.
    • M32
    • 4 novembro 2015

# 209

Mas eu tenho 2 is juntas, mas colocar as 3, obrigaria-me a colocar os quartos a norte, pois tenho limitações de implantação bem como necessidades específicas quanto à localização de certas divisões.
  7.  # 210

sim mas tem uma numa extremidade da casa:) é so uma indicação
  8.  # 211

Colocado por: M32Olá a todos

Com base nas sugestões do Marco1, pediamos à nossa arquitecta que efectuasse alterações ao projecto.

Para já queremos eliminar a porta da despensa para o hall e aumentar a despensa para baixo e na cozinha colocar 1 porta para a rua.

Evolui bastante essa planta.
    Eu sugiro sempre que a porta entre a sala e a parte dos quais seja de correr, isto porque so a fechamos quando há visitas ou situações pontuais. Como é um estorvo ter porta de abrir naquele local, uma porta de correr interior é bem vinda. Não gosto de ir ao WC pelo closet.
    De resto pormenor aqui e ali, está solução b interessante.
    Concordam com este comentário: M32
    •  
      GMCQ
    • 5 novembro 2015

# 212

Colocado por: m.arq

lolll XD
    •  
      GMCQ
    • 5 novembro 2015

# 213

Colocado por: M32Olá a todos

Parece que o marco acaba de ganhar uma nova parceria.. :D:D:D
  9.  # 214

Acho que o marco devia receber 20% do valor a pagar pelo proj.arquitetura:))))ahah
  10.  # 215

hummm
    cuidado, eu apenas mexi um pouco com aquelas premissas,
    acho que o esqueleto da organização já é mais ou menos aquilo, ainda há "formas do espaço" e funcionalidades por afinar
    por exemplo, aquele espaço de corredor entre a cozinha e a despensa é um desperdício bastava trocar a despensa pela cozinha e já esse bocado de corredor faria parte do espaço da desepnsa e ao mesmo tempo de saída para o exterior. a wc acessível também está a desperdiçar espaço não precisava de ser tão compridae quem sabe se em vez do hall á entrada dos dois quartos não ficaria ali melhor um vestíbulo em frente á wc.
      002.jpg
  11.  # 216

Concordo com o marco1, no sentido de trocar a cozinha com a despensa de forma a dar funcionalidade ao corredor que.no.seu plano Sao m2 perdidos. A porta de separacao entre o espaco de vida e os quartos poderia ser de correr como a do escritorio.
  12.  # 217

Colocado por: marco1por exemplo, aquele espaço de corredor entre a cozinha e a despensa é um desperdício bastava trocar a despensa pela cozinha e já esse bocado de corredor faria parte do espaço da desepnsa e ao mesmo tempo de saída para o exterior. a wc acessível também está a desperdiçar espaço não precisava de ser tão compridae quem sabe se em vez do hall á entrada dos dois quartos não ficaria ali melhor um vestíbulo em frente á wc.

Também foi o que logo me saltou à vista... mal abri a planta.
    • M32
    • 5 novembro 2015

# 218

Colocado por: marco1hummm
    cuidado, eu apenas mexi um pouco com aquelas premissas,
    acho que o esqueleto da organização já é mais ou menos aquilo, ainda há "formas do espaço" e funcionalidades por afinar
    por exemplo, aquele espaço de corredor entre a cozinha e a despensa é um desperdício bastava trocar a despensa pela cozinha e já esse bocado de corredor faria parte do espaço da desepnsa e ao mesmo tempo de saída para o exterior. a wc acessível também está a desperdiçar espaço não precisava de ser tão compridae quem sabe se em vez do hall á entrada dos dois quartos não ficaria ali melhor um vestíbulo em frente á wc.
    Concordam com este comentário:M32
    Estas pessoas agradeceram este comentário:M32
      002.jpg

Boas Marco.

Sim concordo com a eliminação daquele corredor, daí, como já tinha referido no meu penúltimo comentário, irei pedir para eliminar esse corredor e utilizar esse espaço para aumentar a despensa, mas quanto à localização da despensa e da cozinha prefiro assim e tendo uma porta na cozinha de acesso directo ao exterior.

Quanto à is também concordo que está muito comprida e irei pedir para encurtar

Muito obrigado a todos pelos vossos comentários, têm sido uma grande mais-valia para mim
    • M32
    • 5 novembro 2015

# 219

Uma outra coisa...

as portas de correr pelo interior da parede não serão muito mais caras do que uma porta normal?
  13.  # 220

em termos de conforto térmico e ventos o acesso para o exterior da cozinha, penso que funciona melhor no meu esboço
    aumenta a despensa e depois passa por onde para a cozinha?
    o M32 é que sabe

0.0489 seg. NEW