Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite

    Tenciono encher uma muralha de uma cave com betão (C25-30 Hidrófugo) e ouvi que o betão projetado (gunite) para alem de ser mais resistente que o betão tradicional é também mais estanque, tendo também a particularidade de evitar de fazer as cofragens... :)

    A muralha em questão vai estar totalmente encostada a terra tipo barro que se encontra já cortado na vertical numa cave de uma moradia já existente.

    Opiniões sobre este tipo de betão, pós e contras alguém tem ?

    Alguém conhece empresas que efetuem este tipo de trabalho na zona de Mafra - Lisboa.


    Obrigado
  2.  # 2

    Tenho o contacto de duas empresas que executam este tipo de trabalhos geralmente em piscinas, amanha vou contatá-los, entretanto deixo uma foto da "parede" onde pretendo a muralha
      SAM_5559.JPG
  3.  # 3

    Cofragem

    Não gasta na cofragem, mas basta em sobre consumo de betão na face exterior e depois tem de acabar a face interior. E ainda perde a possibilidade de impermeabilizar a face exterior, so que pagará mais tarde ou mais cedo

    Mais resistente

    O betão é o mesmo mas aplicado de forma diferente. Não me parece que fique mais resistente, mas outras opiniões poderão responder melhor que eu

    Estanque

    Talvez seja a maior vantagem mas apenas quando se betona a laje de fundo e as paredes, já que evita a junta de betonagem, que é onde existem sempre os problemas. Mas é simples de resolver fazendo com uma junta water stop.

    Eu não o faria
  4.  # 4

    O betão projetado deixa um índice de vazios superior ao betão tradicional, porque não é vibrado. Além disso, na projeção poderá haver segregação do material
    "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa". A função do betão projetado é mais indicada para contenção da escavação e não para suporte. Mas não tardarão as opiniões dos nossos colegas da especialidade.

    Cumprimentos
  5.  # 5

    Pode usar o modelo para túneis com
    Impermeabilizacao
    Drenagem
    Spritz beton

    Mas tem que garantir o escoamento e bombagem.
  6.  # 6

    A impermeabilização da face exterior a ser feita terá de ser antes da betonagem através da aplicação de uma tela ou algo semelhante uma vez que o betão ficara encostado a terra que se vê entre os pilares e a unir á muralha já existente. junto outra foto de outro angulo.
      SAM_5571.JPG
  7.  # 7

    Consegue criar um poço e instalar meios para bombagem?
  8.  # 8

    Sim é possível, uma vez que metade do chão ainda está em terra, mas queria ver se conseguia evitar esta solução e tentar deixar estanque fazendo o betão e as paredes que vão unir á viga superior ao mesmo tempo, evitando assim um possível ponto de infiltração.
  9.  # 9

    Pois sendo assim esqueça!
  10.  # 10

    O que pretendo fazer será fazer uma muralha em U a unir a muralha já existente com os pilares e as vigas já existentes.
      SAM_5573_1.jpg
  11.  # 11

    O que acontece é que água passando terá que ir para algum lado...e o pior que pode haver para o betão é a água.
    • Halon
    • 21 setembro 2015 editado

     # 12

    Anteriormente a terra e entulho envolvia os pilares e encostava a muralha existente como se pode ver pelas marcas na parede.
    Esta muralha não tinha drenagem nem qualquer tipo de isolamento exterior a parte de um salpico no betão por isso se vê o aparecimento de alguns pontos de ferrugem no salpico provenientes de ferros mais a superfície.A mesma terá cerca de 21 anos e ainda usava os tradicionais tacos/ripas de madeira a travessar o betão para fazer o espaçamento entre os taipais...
    Junto ao chão a atravessar a muralha estava um barrote de madeira com 12 cm de lado com cerca de 1,5 m de comprimento enterrado na terra que usaram para fazer o suporte e escoramento da cofragem(este já estava meio podre nalguns sítios)...
    Por isso, embora saiba que a agua é sempre difícil de conter e esta descobre caminhos impensáveis aparte de todos os cuidados que possamos ter, vou tentar fazer o melhor possível mediante as condições que tenho para ficar estanque numa fase inicial. Se assim não resultar ai sim , terei de partir para o poço de bombagem ou caleira interior.

    Mal sera que esta fique pior que a que já existe.... embora saiba que com a agua nas profundidades...não se brinca....
  12.  # 13

    A Opção do Betão projetado teria também a ver com o facto de ficar mais homogéneo, uma vez que com o betão tradicional pode ficar com aqueles típicos buracos provocados pelo escorrimento da massa e acumulação de cascalho independentemente de ser bem vibrado, só se vai descobrir depois de descofrado.
    Tenho receio especialmente na união com a muralha e os pilares existentes embora por trás dos pilares tenha escavado 5 a 7 cm de forma á massa passar e ligar as muralhas.
  13.  # 14

    Depois de contactar as ditas empresas e analisar os pros e os contras decidi avançar para o betão tradicional com cofragem. O preço do serviço é semelhante ao preço que me pediram pela cofragem, a vantagem é que em menos de um dia estava projetado e com cofragem seria cerca de dia e meio para a execução da dita e meio dia para a bombagem e acabamentos e depois descofrar.

    Obrigado orcamentos.eu_ppaqueta_Costa Martins arq pelos comentários.

    Se entretanto quiserem ir opinando, dando dicas ou fazendo criticas construtivas agradeço, assim vamos trocando opiniões e aprendendo :)
 
0.0190 seg. NEW