Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas! Ando a pesquisar uns terrenos para dar início ao projeto de uma vida, que todos temos, e que é a construção da nossa casinha!!! Encontrei um terreno que me agrada mas deparei-me com uma situação que ainda não consegui esclarecer, e por isso venho aqui na esperança que alguém possa ajudar. A situação é a seguinte, no terreno em causa existem (na sua frente, junto à estrada) 3 sobreiros médios-grandes, e ouvi dizer que se trata de um tipo de árvore que não é permitido abater. Alguém me sabe confirmar se é real esta afirmação ou se para motivo de construção há alguma alternativa??? Ou, a que entidade me posso dirigir para obter essa informação? Grato desde já. Cumprimentos. Carlos Melo
  2.  # 2

Pode pedir um parecer junto da autoridade florestal, são eles que regulamentam o corte e poda.

Mas será mesmo necessário abater as arvores para construir?
  3.  # 3

na minha opinião se conseguir enquadrar essas árvores na envolvente da casa, trata-se de uma mais valia.
  4.  # 4

Informe-se junto do ICNF.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlos melo
    • tiagot
    • 20 setembro 2015 editado

# 5

Colocado por: pauloagsantosna minha opinião se conseguir enquadrar essas árvores na envolvente da casa, trata-se de uma mais valia.

Será de todo impossível manter as árvores ?
    Como disse o Paulo, poderão ser uma importante mais valia.
    Uma das poucas coisas que o dinheiro não compra é tempo.
    Se cortar uma árvore de médio grande porte, dificilmente voltará a ver uma do mesmo tamanho durante a sua vida.

Por vezes vale muito mais a pena pensar duas vezes e construir algo que tenha essas pré-existências em conta.
    Quando bem integrados, irão valorizar o seu terreno, a sua casa e ainda tira rendimento deles.
    É preferível (se possível) manter as árvores a cortá-las para implantar mais um construção desenraizada com uns 2/3 palitos com folhas à volta.
    Situações dessas já temos demais, infelizmente.

Mande fotos.

Cpts
    • void
    • 20 setembro 2015

# 6

Os sobreiros são uma das arvores que mais gosto, assim como os medronheiros, as oliveiras, os azufaifos, as bétulas...
    Também considero que seria uma mais valia conseguir integrar as arvores na nova construção.

Coloque umas fotos.
  5.  # 7

eu ,por experiência própria, digo. corte sem dizer nada a ninguém, faça desaparecer o mais rápido possível, e arranque os tocos ( não deixe vestígios de que houve ali uma árvore) e veja se tem boa vizinhança que não faça uma queixa.
    eu tenho tres lotes, todos tinham sobreiros, um ainda dava para cortar porque estava na area de implantaçao, outro ficavam no jardim muito junto a construção, e o outro ,o primeiro a construir, ainda fui com os papeis para fazer o pedido e logo disseram tem que marcar com uma risca branca os sobreiros que acha que estão na área a construir e depois vai la um fulano confirmar , mas isso ainda demora bastante tempo. fiquei ****. não deixei nem fiz pedido nenhum.
    cortei tudo numa manha, arrisquei, não sei se houvesse multa quanto seria.
  6.  # 8

Colocado por: medicineeng
    É por causa deste tipo de comportamentos que alguns dos problemas do país não se resolvem...

Digamos que, para além desses comportamentos reprováveis, temos a D. Burocracia que, de longe, só serve para emperrar prováveis soluções, que ajudem a agilizar as dificuldades dos interessados. O que não desculpa atitudes irresponsáveis que lesam a natureza!
  7.  # 9

Boa tarde,

Mande umas fotos e planta que a malta vê se não será possível a construção mantendo as árvores

Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  8.  # 10

Eu deparei-me com uma situação igual e resolvi-a com um pedido de abate. Foram rápidos e o parecer foi positivo. Abati uns 3 e deixei os outros todos que não estavam na zona da implantação, aliás, tenho um que quase me entra pela janela da cozinha... mas eu gosto que eles estejam cá.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  9.  # 11

eu só cortei cerca de 200 para construir a minha, pedi a licença e sem problema nenhum a autorização foi dada.

P.S. mas ainda cá ficaram mais de 500..
  10.  # 12

Boas,
    Obrigado a todos pelas respostas/opiniões. Como disse no primeiro post, ando a ver terrenos, ainda não adquiri e como tal ainda não tenho planta, será arquitetura moderna e apesar de gostar de árvores, não me agrada a ideia de as ter na frente da casa. Vou tentar obter mais informação junto das entidades competentes.
  11.  # 13

sobreiros? daaaasssss....... so se o terreno for muito grande e os gajos ficarem longe da casa! eu tenho um no terreno e ja ando a tratar da burocracia para o por a andar!

gosto muito do sobreiro....mas o lixo que faz e o sitio onde está (quase em cima da casa) é para ir a andar de "mota"..... nao quis mandar tirar antes da cosntrução, porque gostava do sobreiro e queria mante-lo..... ja me arrependi..... é um monstro maior que a casa, e as chatices sao mais que muitas!
    Concordam com este comentário: carlos melo
  12.  # 14

O que deve fazer caso pretenda o abate de sobreiros.
    1 - Ir ao site do ICNF (www.icnf.pt), descarregar e imprimir o formulário existente.
    2 - Preencher, juntar a documentação necessária e assinar. (Seja explicito quais os fins e o porquê da necessidade de abate. Quanto mais explicar ao que vai mais facilmente lhe autorizam o processo)
    3- Enviar toda a documentação para uma das moradas do ICNF.
    4- Cintar as árvores que propôs abater.
    5 - Esperar que autorizem a referida ação.

Por norma é contar com cerca dois meses entre enviar o pedido e receber a resposta

Ps- partilho da opinião de que se possível evitar o corte de uma árvores destas é melhor. É que na sua vida já não vê outra adulta, caso a plante no seu terreno!!!!
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlos melo
  13.  # 15

Bem, apesar de não ter feito negócio com o terreno que despoletou esta conversa, acabei por adquirir um terreno adjacente e como tal tinha também sobreiros, mas estes eram pequenos (cerca de 2,5 mt de altura). Venho então explicar os passos que dei para obter a devida autorização para o abate dos mesmos visto se encontrarem precisamente no local onde pretendo implantar a casa. O primeiro passo foi imprimir o formulário diretamente do site do ICNF (tal como anteriormente explicado pelo "ptuga". Depois de preenchido e anexado documento com a respetiva localização (imprimi mapa do google maps e coloquei coordenadas GPS do local), diriji-me aos serviços do ICNF na mata do choupal em Coimbra e entreguei o referido requerimento, não havendo lugar a qualquer pagamento e ainda trazendo comigo uma cópia do impresso devidamente carimbada. A informação que me deram foi que demoraria cerca de um mês a obter a resposta via CTT. Passado um mês aproximadamente recebi a respetiva autorização. Agora pergunto...: "vale a pena arriscar e infringir as leis???" Acho que não!!! Cumprimentos. Carlos Melo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Victor Ribeiro
      icnf.jpg
  14.  # 16

Carlos,

Obrigado pelo seu contributo, de facto devemos ter uma consciência de cumprirmos a lei e tentármos irradicar o chico espertísmo português.

Se muitas vezes os procedimentos ou regulamentos não são céleres ou fáceis, temos o dever de dentro das nossas capacidades e juntos lutarmos para que mudem.

Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  15.  # 17

Todos os anos vou ao ICNF pedir para podar e abater azinheiras.
    Nunca me colocaram nenhum entrave e o técnico que visita o local até é bastante acessível. Neste sábado lá andava eu e o meu cunhado a limpar um "tufos" para depois deixar algumas azinheiras, expliquei-lhe como fazia e andou sempre com a minha vigilância, avisei-o para ter cuidado pois não queria nenhum cortado, assim que estivessem todos visíveis pedia nova licença para corte, pois estavam muito juntos. só foi o tempo de andar 200m para ir buscar o trator e o bandido cortou logo 3, quando lá cheguei é que vi o "cinema".
  16.  # 18

Colocado por: carlos meloBem, apesar de não ter feito negócio com o terreno que despoletou esta conversa, acabei por adquirir um terreno adjacente e como tal tinha também sobreiros, mas estes eram pequenos (cerca de 2,5 mt de altura). Venho então explicar os passos que dei para obter a devida autorização para o abate dos mesmos visto se encontrarem precisamente no local onde pretendo implantar a casa. O primeiro passo foi imprimir o formulário diretamente do site do ICNF (tal como anteriormente explicado pelo "ptuga". Depois de preenchido e anexado documento com a respetiva localização (imprimi mapa do google maps e coloquei coordenadas GPS do local), diriji-me aos serviços do ICNF na mata do choupal em Coimbra e entreguei o referido requerimento, não havendo lugar a qualquer pagamento e ainda trazendo comigo uma cópia do impresso devidamente carimbada. A informação que me deram foi que demoraria cerca de um mês a obter a resposta via CTT. Passado um mês aproximadamente recebi a respetiva autorização. Agora pergunto...: "vale a pena arriscar e infringir as leis???" Acho que não!!! Cumprimentos. Carlos Melo

Eu fiz precisamente a mesma coisa, os técnicos foram ao terreno e o resultado foi o mesmo.

Portanto, não vale a pena arriscar-se a ficar 10 anos sem poder construir nesse terreno e ir responder a tribunal.
  17.  # 19

Colocado por: carlos meloBem, apesar de não ter feito negócio com o terreno que despoletou esta conversa, acabei por adquirir um terreno adjacente e como tal tinha também sobreiros, mas estes eram pequenos (cerca de 2,5 mt de altura). Venho então explicar os passos que dei para obter a devida autorização para o abate dos mesmos visto se encontrarem precisamente no local onde pretendo implantar a casa. O primeiro passo foi imprimir o formulário diretamente do site do ICNF (tal como anteriormente explicado pelo "ptuga". Depois de preenchido e anexado documento com a respetiva localização (imprimi mapa do google maps e coloquei coordenadas GPS do local), diriji-me aos serviços do ICNF na mata do choupal em Coimbra e entreguei o referido requerimento, não havendo lugar a qualquer pagamento e ainda trazendo comigo uma cópia do impresso devidamente carimbada. A informação que me deram foi que demoraria cerca de um mês a obter a resposta via CTT. Passado um mês aproximadamente recebi a respetiva autorização. Agora pergunto...: "vale a pena arriscar e infringir as leis???" Acho que não!!! Cumprimentos. Carlos Melo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Victor Ribeiro
      icnf.jpg
    Caro Carlos gostaria de lhe colocar algumas questões relativamente a este tema. Como não tenho o privilégio de enviar msg privadas pelo fórum gostaria de questionar se posso falar consigo doutora forma, obrigado desde ja
  18.  # 20

Boa noite HAL_9000
    pode contactar para: [email protected]

0.0184 seg. NEW