Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas... mandei reduzir a potencia lá em casa para 10,35 kVA e ontem com o forno ligado nos 250º e com a placa de indução no Booster o quadro foi a baixo... a iluminação da casa é led... portanto, não é isso que consume muita potencia... acham normal ter mando o quadro a baixo?

    o que poderei fazer para além de mandar aumentar novamente a potencia?
  2.  # 2

    Quantos bicos no Booster ? qual a potencia da Placa de indução ?
  3.  # 3

    Eu tenho 6.9kVA ( monofásica) e não consigo mandar o quadro abaixo ( testado com esta simultâneidade - Termoacumulador 1500W, AC de 14000BTU , forno e Placa vitrocerâmica com 3 focos em simultâneo, exaustor e iluminação geral, TV + aparelhagem).

    A sua instalação é mono ou trifásica?
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas9kVA ( monofásica) e não consigo mandar o quadro abaixo ( testado com esta simultâneidade - Termoacumulador 1500W, AC de 14000BTU , forno e Placa vitrocerâmica com 3 focos em simultâneo, exaustor e iluminação geral, TV + aparelhagem).

    A sua instalação é mono ou trifásica?


    Se testar isso durante 1 minuto acredito que não vá abaixo, mas ao fim de algum tempo o quadro dispara...
  5.  # 5

    10,35 KvA / 220V / 3 = 15 A por fase. Poderão as fases não estarem bem distribuídas.
    Concordam com este comentário: damned
  6.  # 6

    Deve ser trifasica tendo em conta que agora tem 10,35kVA e veio de uma potência maior. 10,35kVA é o máximo em monofásico "normalmente" fora raras excepções.

    O seu problema nao deve ser a potência total disponível mas o limite por fase estar a ser ultrapassado, caso se confirme o trifasico.
  7.  # 7

    Colocado por: sergyioboas... mandei reduzir a potencia lá em casa para 10,35 kVA e ontem com o forno ligado nos 250º e com a placa de indução no Booster o quadro foi a baixo... a iluminação da casa é led... portanto, não é isso que consume muita potencia... acham normal ter mando o quadro a baixo?

    o que poderei fazer para além de mandar aumentar novamente a potencia?


    Eu tenho essa potência em casa e nunca tive problemas, nem me limitei, no uso dos eletrodomésticos em simultaneo. A minha é mono
  8.  # 8

    @sergyo, cheira-me a que tenhas trifásico, com 15A por fase.
    Se assim é, deves ter demasiado potência numa das fases.
    Verificar o balanceamento entre fases (e pq trifásico?!?!)
    Ponderar passar para monofásico...

    Se for mono, é somar a potência máxima do forno com a potência máxima da placa e ver se passa dos 10,35KVA.
    Provavelmente houve algo de grande consumo ao mesmo tempo (maq café, torradeira, ....).... que fez passar o limite.


    Foi o quadro todo abaixo ou apenas as tomadas da cozinha?
    Verifique também o valor do disjuntor geral... indica 45A?

    Tenho 25A (5,75KVA), monofásico, e forno + placa indução nunca tive problemas com estes dois apenas..... claro que se ligar o ferro de engomar e mais umas coisas pelo meio, poderei ter problemas....
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasEu tenho 6.9kVA ( monofásica) e não consigo mandar o quadro abaixo ( testado com esta simultâneidade - Termoacumulador 1500W, AC de 14000BTU , forno e Placa vitrocerâmica com 3 focos em simultâneo, exaustor e iluminação geral, TV + aparelhagem).

    A sua instalação é mono ou trifásica?

    Tenho 6.9 e confirmo que o Pedro diz, até digo mais,
    Forno elétrico ligado, placa indução várias bocas, ferro passar, maq lavar roupa, máquina secar, e tudo o resto.
    Posso dizer que quando a carga é grande se o termoacumulador 1.5 kw arrancar, pode ir abaixo. Por isso pus o relógio na resistência do termoacumulador, para não trabalhar nas horas de maior consumo.
    O mais crítico nisso é;
    - ferro passar
    - termo acumulador
    - maq roupa
    Por isso racionar nos períodos de maia carga.
    O AC não tem grande influência, geralmente.
    Agora há aqui uma questão, placas de indução , a minha Teka, têm regulador que até podes ter as bocas todas em boost que ela regula a potência de tal forma que não ficam mesmo em boost. A placa não veio assim se fábrica, só após queimar 3 vezes colaram nova eletronica é ela passou a ficar assim. No seu caso se calhar a placa debita potência máxima mesmo, mesmo, nas bocas todas. Mas olhe que 10 kw já é uma potência brutal e já é trifásico, certo? Deve ter fases desiquilibradas
  10.  # 10

    eu tenho tri e o que deve estar acontecer é a mal distribuição das fases... :(

    coloquei trifasico pq a minha bomba de calor é trifasica...

    com 13 que era o que tinha antes... nunca tinha ida a baixo...
  11.  # 11

    Colocado por: mafgodFoi o quadro todo abaixo ou apenas as tomadas da cozinha?


    foi o geral...
  12.  # 12

    eu no quadro sei que tenho um disjuntor so para a placa e outro acho que para o forno... mas só confirmando...
  13.  # 13

    Vais ter de garantir que tens os grandes consumidores em fases distintas. Forno e placa pelo menos em fases separadamente.

    Algumas placas de indução permitem ligação bifasica também, verifica se é o caso.

    O problema vai ser se não tens as fases onde queres(instalação) nesse caso vais ter de andar a passar um fio ou outro.
  14.  # 14

    Colocado por: damned
    O problema vai ser se não tens as fases onde queres(instalação) nesse caso vais ter de andar a passar um fio ou outro.


    Despois da instalação feita?? UiUi...
  15.  # 15

    O melhor será você medir com uma pinça amperimetrica ou mandar alguém medir caso não saiba, a intensidade em cada fase com os aparelhos que costuma utilizar em simultâneo, regista os valores de cada fase, depois tendo em conta a pontencia dos aparelhos ligados distribui pelas fases que tenham uma intensidade mais baixa a fim de fazer um equilíbrio de intensidades por todas as fases.
    Concordam com este comentário: Riscador
    • eu
    • 21 setembro 2015

     # 16

    Colocado por: Pedro BarradasEu tenho 6.9kVA ( monofásica) e não consigo mandar o quadro abaixo ( testado com esta simultâneidade - Termoacumulador 1500W, AC de 14000BTU , forno e Placa vitrocerâmica com 3 focos em simultâneo, exaustor e iluminação geral, TV + aparelhagem).

    Confirmo.

    Por aqui (6,9 KVA), consigo ter AC (4 unidades a bombar), forno, placa de indução, iluminação, TVs e frigoríficos. Só vai abaixo quando a esta lista se acrescenta uma máquina (loiça ou roupa) ou o ferro de engomar.
  16.  # 17

    Já ouvi dizer assim: "tenho luz trifásica que é mais forte e de vez em quando o quadro vai abaixo e o meu vizinho que tem luz monofasica não se queixa.
    A razão é simples; uma instalação trifásica com 6,9kva de potencia contratada corresponde a 30A(amperes), sendos estes 30A divididos pelas 3 fases que dá 10A por fase.
    Por exemplo, se ligarmos um aparelho qualquer monofasico que consuma 11A, o disjuntor (difercial, ou não diferencial) da companhia vai abaixo, porque ele está limitado a uma intensidade de 10A em cada fase. (Sempre que exede o limite de intensidade definido no disjuntor ele vai abaixo independente de qualquer que seja a fase.)

    Se tivermos uma potência contratada mais baixa de 3, 45kva em instalação monofasica, ou seja 15A numa unica fase, e ligarmos o mesmo aparelho que consome os 11A o disjuntor não vai abaixo. Porque o limite de intensidade do disjuntor definido é mais alto que aquilo que o aparelho consome.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas
  17.  # 18

    Entao qual interesse de ter trifásico?
    • eu
    • 22 setembro 2015

     # 19

    Colocado por: callinasEntao qual interesse de ter trifásico?

    Nenhum.
    Concordam com este comentário: mafgod
  18.  # 20

    Para as bombas de calor é necessário trifásico.
 
0.0222 seg. NEW