Boa tarde. Sou nova aqui porque preciso esckarecer umas duvidas sobre um assunto. Os meus avós paternos eram donos de duas casas entretanto ja faleceram (a minha avó foi a última a faleceu em 1986) ficando todos os meus tios como donos, penso eu que assim seja pois nao percebo muito do assunto. São portanto 4 tias mais o meu pai, sendo que a minha tia mais velha também faleceu a dois anos, tendo ela dois filhos. A minha questão aqui é que pretendia comprar uma das duas casas, casa essa que o meu pai habitou, mas que de momento se encontra desabitada e ao abandono. Portanto gistaria de avaliá-la, comprá-la a todos os meus tios e ao meu pai, fazer as obras e habita-la. Só nao sei que passos devo tomar para tal. Se alguém me puder ajudar agradeço desde já imenso, obrigada!!
Primeiro tem de ver se o pai, os tios e os primos herdeiros da tia falecida estão na disposição de vender. Se algum deles não quiser vender já começa com um berbicacho. Se nenhum se opuser à hipótese da venda, então é que se fala de avaliações e preços.
Cuidado com negócios na família: dão muitas vezes guerras e costas voltadas.
Clioll obrigada. O problema e esse mesmo ser familia pode dar guerras. Eu pensei primeiro em avalia la porque tenho duas tias bastante longe e não tenho muito contato e gostava de saber quanto e que a casa vale para ver se realmente a queria comprar.
Zo, A família qd se trata de vender a familiares acha sempre q está a vender barato e - ai-q-nos-quer-dar-o-golpe - quando é para vender a um estranho até podem achar que vendem barato mas paciência, com um familiar permanece a inveja.Se tiver na zona uma casa similar compre outra. Se quiser mesmo essa casa até por razões sentimentais, veja se conhece alguém de uma imobiliária que entenda do mercado na região. Se estiver disposta a pagar há avaliadores profissionais. Compreendo que queira saber quanto vale antes de demonstrar o seu desejo de a adquirir. Deve realmente fazer assim pq: 1) se não lhe interessar o valor não fala no assunto à família, 2) se lhe interessar já tem um ponto de partida. Boa sorte!
Colocado por: FlicaA família qd se trata de vender a familiares acha sempre q está a vender barato e - ai-q-nos-quer-dar-o-golpe -
d
talvez sim, mas por outro lado muitas vezes são casas que não estão à venda e os donos não tem noção do mercado. Como o familiar é o primeiro a fazer uma proposta surge sempre aquele choque inicial, por vezes é preciso a casa estar depois à venda durante uns anos para o preço ser ajustado.
Tem razão Paulo. Eu vivo uma situação semelhante só que não é de pais e tios eu sou herdeira directa com outros herdeiros e quis e deixei colocar à venda e até agora não disse estar interessada. Espero que um comprador se decida, que os outros não tenham dúvidas que querem vender e só nessa altura exerço o meu direito de preferência. É mt maçador para mim, leva tempo, os outros herdeiros tb estão a maçar-se mas do meu ponto de vista e conhecendo os "ódios" familiares não tenho opção, por muito que eu gostasse de me sentar à mesa com eles, ser transparente e mostrar o meu desejo, isso não é possivel que eu sei...Colocar mesmo à venda e exercer a preferência é a melhor solução.
Penso que a melhor opção nestes casos, foi a que tomei, é contratar um avaliador profissional. Paguei o que tive que pagar, com transparência, sem criar zangas com ninguêm. Mui ou pouco pageu o que disse o avaliador, tendo por base os seus relatórios. Não se gasta nenhuma fortuna, e poupa-se em stress. :)
MaryFr, talvez experimente tomar o seu exemplo . Acho que o meu caso é mais bicudo, em todo o caso, se o fizer, dar-lhe-ei o meu testemunho. Prezo a transparência e ninguém deveria abdicar dela...
familia familia nao entendo como hoje as familias só procuram conflitos internamente... ja nao chegam os externos. Enfim... voltando topico e depois de ler isto
a Mary apresenta-se para mim com a melhor proposta...