Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Gostaria de vos expor uma situação que julgo ainda não foi partilhada e/ou questionada aqui.

    Actualmente divido um apartamento arrendado com outras pessoas e o contrato está no meu nome.

    Estou a tratar da compra da minha casa e cá aparecem as dúvidas, pois visto que nenhuma das outras pessoas quer ficar e/ou pode ficar com o contrato e eu não as quero deixar na rua, estou a considerar a hipótese de manter este contrato até junho 2016.

    A questão é que vou escriturar a minha casa em novembro deste ano e não sei como gerir de cara às finanças, o empréstimo, o IRS, etc. o ter duas casas em meu nome. Ainda vou fazer umas obras na casa que vou comprar e por isso penso que por exemplo para as Finanças não deve haver problema o facto de ter duas residências, pois obviamente nalguma devo viver enquanto a outra não está pronta.

    Estou um bocado baralhada com esta situação, podem ajudar/aconselhar por favor?

    Não sei se fui suficientemente claro. Caso não, agradeço que perguntem o necessário.

    Obrigado desde já.
    • FFAD
    • 29 setembro 2015

     # 2

    creio não haver problema algum...
    • slsg
    • 29 setembro 2015

     # 3

    Após comprar a casa conforme o previsto no artigo 46º do E.B.F., têm 6 meses para afectar o seu imóvel à sua habitação permanente (alterar a morada fiscal) e após conclusão desse prazo têm 60 dias para requerer a isenção, via internet, através do Portal das Finanças ou de requerimento a apresentar em qualquer serviço de Finanças.

    Em termos de empréstimo, penso que não terá qualquer impedimento, até porque conforme indicou tem de morar numa casa até a sua estar pronta..

    Em relação ao IRS pode descontar o valor da renda até à data que alterar a morada fiscal... como a aquisição do imóvel é depois de 2011 já não poderá deduzir juros do empréstimo.

    Não se esqueça de avisar atempadamente a rescisão/não renovação do contrato de arrendamento .

    As restantes pessoas não poderiam fazer um contrato onde ficassem todos como titulares e assim não ficaria apenas um responsável?
 
0.0095 seg. NEW