Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    como alguns talvez se lembrem, depois de comprar o apartamento novo e com o qual estamos muito contentes, meti-me, aos poucos, na obra de substituir a cabine de hidromassagem plástica por algo mais... aberto, menos plástico. Como acasa de banho foi construída de raíz para levar tal cabine plástica não tinha as saídas de água para o duche numa posição "normal", pois estavam cada uma em sua parede num canto. O escoamento da água também foi deixado numa posição aparentemente arbitrária no canto da casa de banho. A soução que encontrei para não fazer obras foi uma base de duche de canto em acrílico, um resguardo de duche de canto em vidro de 6mm da Sanitana e uma coluna de duche/hidromassagem que foi instalada no canto com alguma criatividade à mistura. Por sugestões encontradas na net e, penso também, num tópico antigo aqui do fórum, enchi a base de duche por baixo com espuma de poliuretano, para suportar melhor e não fazer tanto barulho da água a cair. O problema: provavelmente a espuma ao expandir deve ter provocado uma dobra no tubo flexível que liga a base ao ralo no chão (e que estava num angulo em relação à saida da base, mas como a tubagem estava colada e bem colada deixei assim) e a ágfua escoa muito devagarinho, ao ponto de acumular no interior. Já tentei com uma pequena câmara endoscópica ver o que se passa mas a imagem não o mostra claramente. Tentei com um desentupidor tipo mola de aço mas não passa por isso deve ser mesmo uma dobra. :-(

    Alguém tem alguma solução esperta para este problema, ou seja, desfazer a dobra o suficiente, que não envolva:

    - desmontar tudo (até porque a espuma deve ter colado a base ao chão...)
    - dizer-me que sou estúpido por ter posto a espuma
    - dizer-me que sou estúpido por ter feito eu mesmo em vez de contratar alguém
    - dizer-me que sou estúpido, ponto...

    Bem, assim é da maneira que poupo água, o duche não pode ser demorado :-)

    Cumprimentos!

    Paulo.
      duche.jpg
  2.  # 2

    Outra foto, lamento a qualidade mas foi com o telefone
      duche 2.jpg
  3.  # 3

    cá em casa tenho as bases assentes sobre areia.

    agora com a utilização e com os cabelos das senhoras o mais certo é a situação piorar.

    nem quero imaginar o galo de ter que desmontar tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  4.  # 4

    Pois, estive indeciso entre a areia e a espuma e acabei por escolher a espuma... pareceu-me mais... esperto :-(
    Que tótó...

    Entretanto lembrei-me de tentar usar uma vara de bambu verde cortada ao nível de um nó, arredondar a ponta com uma lima e tentar enfiá-la até à dobra a ver se consigo abrir aquilo um bocado. O tubo é daqueles flexíveis/extensíveis e está muito bem empurrado para dentro do tubo de saída no chão, por isso dificilmente sairá. O único problema é o ângulo de acesso ao ralo da base, que fica lá no canto...

    Sugestões são extremamente bem vindas!
  5.  # 5

    ninguém? A última coisa que quero é desfazer algo que correu (quase) bem e ficou tão bem... (Isto dito por um bricoleiro sem experiência nestas coisas e que montou uma base/cabine/coluna de duche pela primeira vez)
  6.  # 6

    https://www.youtube.com/watch?v=F9LiqTs5M9M
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  7.  # 7

    Caro bricoleiro, não sei o que pretende que veja nesse vídeo... A montagem já está feita, como pode ver pelas fotos, mas suspeito que a espuma de poliuretano, ao expandir, tenha causado o tubo flexível de evacuação a dobrar perto da ligação à saída no chão... Por isso precisava de uma maneira de reparar a dobra sem desmontar tudo...
  8.  # 8

    Colocado por: pcspinheiroCaro bricoleiro, não sei o que pretende que veja nesse vídeo... A montagem já está feita, como pode ver pelas fotos, mas suspeito que a espuma de poliuretano, ao expandir, tenha causado o tubo flexível de evacuação a dobrar perto da ligação à saída no chão... Por isso precisava de uma maneira de reparar a dobra sem desmontar tudo...


    Era apenas para ter conhecimento segundo eles como se instala.

    Se o problema é mesmo o que suspeita não acredito que consiga resolver sem desmontar, a espuma quando seca é irreversível e por dentro do tubo não consegue chegar à mesma para partir o que está a estrangular.
  9.  # 9

    Caro Pcspinheiro, normalmente quando as bases de duche são montadas, a questão da saída do fluxo de agua e muito importante, para quem tem experiência no assunto e fácil mas para quem não tem, e muito importante ensaiar a saída de agua antes de fixar a base, a ideia da espuma não acho que foi a mais correta porque provavelmente dobrou o tubo, e se for mesmo esse o caso acho que o melhor vai ser desmontar tudo, o sifao quando e montado e verificado o seu bom escoamento normalmente é chumbado com massa de areia e cimento para quando for tapado com a base não sofrer mais alterações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  10.  # 10

    Se o problema é mesmo o que suspeita não acredito que consiga resolver sem desmontar, a espuma quando seca é irreversível e por dentro do tubo não consegue chegar à mesma para partir o que está a estrangular.


    Pois... eu sei que a espuma é irreversível, mas é mole (ou seja, pode ser comprimida facilmente) mesmo depois de secar, ou não? O que eu acho que aconteceu foi o que desenhei na figura abaixo. Como o tubo de entrada para o esgoto no chão era em L para cima e estava muito, mas muito colado ao tubo dentro do chão não me foi possível rodá-lo na direcção da saída da base do duche e ficou, por isso, num ângulo de 90º em relação a esta. por isso, a espuma ao expandir deve ter provocado o estrangulamento que se vê no desenho....

    A pergunta é (porque não quero MESMO desmontar tudo, ficou tão perfeito a nível de silicone e tudo... ), se inserir algo suficientemente resistente e com ponta arredondada para não ir furar o tubo, não será possível empurrar a dobra, esmagar um pouco a espuma que está por fora e abrir a passagem? Ou estou outra vez a sonhar com soluções impossíveis?
      ralo.jpg
  11.  # 11

    Na minha opinião pode tentar, o máximo que pode acontecer é ou não conseguir ou furar o tubo, de qualquer maneira já tinha de desmontar para resolver o problema.... por isso
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, pcspinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  12.  # 12

    Pois... que seca... é que correu tudo tão bem que parece feito por alguém que percebe ;-) Desmontar não estava MESMO nos meus planos. Mas concordo, tentar não custa, na pior das hipóteses danifico o tubo e tenho que comprar outro. Agora, se chegar a vias de facto de ter de desmontar como raio é que vou tirar a base do cão, já que deve ter colado com a espuma de poliuretano? Terá que ser cortada com uma faca de mais de 90 cm! Devia ter seguido o sonho de qualquer miúdo e ter-me tornado ninja, assim tinha daquelas espadas que até cortam antes de tocar, hahaha!!! Bem, não falte boa disposição matinal! "you live, you learn"... poliuretano não volto a usar!!!
  13.  # 13

    Colocado por: pcspinheiropoliuretano não volto a usar!!!


    também depende da qualidade dos tubos, não ??
    Concordam com este comentário: larkhe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  14.  # 14

    Sem desmontar só vejo uma saída que é um talvez...Tente vazar água a ferver lá para dentro e logo de seguida enfiar um guia meio rígido meio flexível com uma bola no final que permita abrir o tubo na zona estrangulada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  15.  # 15

    Colocado por: marco1 também depende da qualidade dos tubos, não ??

    Pois, eu acho que o problema foi mesmo o ângulo de chegada do tubo flexível ao rígido que estava no chão, e que não era possível rodar (bem tentei...). Como já havia uma curva algo apertada bastou um empurrãozito da espuma para causar a dobra, penso eu de que... O tubo flexível era de qualidade "normal" e como tem aqueles aneis circulares até é bem resistente a compressão lateral.

    Bricoleiro, gostei da sugestão da água quente pois deve amolecer um bocado as coisas e facilitar tentar empurrar a dobra por dentro. E como a água acumula ali um bocado dever ser eficaz. A não ser que haja sugestões melhores irei tentar com uma vara de bambu verde, que deve ter a flexibilidade suficiente para entrar e a rigidez para empurrar. Arredondo-lhe a ponta para não ficar presa nos aneis do tubo e não o furar ao empurrar
  16.  # 16

    Se caso tiver que desmontar tudo, aconselho a colocar um tubo rígido em em vez do tubo flexível, não sou fã deste ultimo, quanto a espuma ela quando seca fica rija, não estou a ver como contrariar o seu efeito pela parte de dentro do tubo e arrisca-se a fura-lo, realmente é pena porque vai dar um enorme trabalho a desmontar, a tirar o silicone seco do resguardo e da base, e a voltar a montar tudo de novo. volto a repetir a questão; do escoamento de agua tem sempre que se verificar antes de fixar a base definitivamente.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  17.  # 17

    Colocado por: Rfr19 quanto a espuma ela quando seca fica rija, não estou a ver como contrariar o seu efeito pela parte de dentro do tubo e arrisca-se a fura-lo

    Está mesmo certo disto? É que tinha lá uns restos de espuma que secaram nas pontas das latas de spray e facilmente a esmaguei com os dedos... e já estava completamente curada.
  18.  # 18

    Desculpem mas com toda a sinceridade Até acho mesmo que aparentementeo trabalho esta com uns acabamentos otimos mas tirss a base refazer a ligacao com novo tubo porque esse nao deve estar mesmo em ccondições e tornar a colocar tudo no lugsr, é uma manhã, depois Até acho acideia da espuma boa mas teria de se faxer a ligacao da valvola ao esgoto, nao em tubo flexível mas mesmo em pvc que com jeitinhofaz se bem eé rigido e a espuma aobexpandir se não danifica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  19.  # 19

    Caro Manuel,

    obrigado pelo comentário. No entanto o problema maior vai ser levantar a base do chão já que a espuma deve ter colado os dois bem colados...
  20.  # 20

    Marreta e destruiçao completa ahahah

    :(

    É pena pois isso parece ter ficado bem porreiro :\
 
0.0207 seg. NEW