Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    Desde já os meus parabéns a este fórum, pelo excelente “serviço público” que prestam, ao esclarecerem e ajudarem os mais leigos nesta matéria de construção.

    Ora bem, depois de seguir este fórum á alguns anos e de ter lido e acompanhado muita discussão, chegou a minha vez de pedir alguma ajuda.

    Então é o seguinte, querendo eu fazer casa, quais os projetos, cadernos, mapas que devo possuir?

    A ver se me entendem. Quais os projetos e afins que eu tenho de entregar na câmara municipal e ao empreiteiro, especialmente ao segundo, para ter um orçamento o mais rigoroso possível, com aquilo que pretendo?

    Vou tentar dividir em duas área:

    - Entregar na câmara municipal / empreiteiro:
    - Projeto de Arquitetura (gab arquiteto)
    - Projeto de Estabilidade (gab arquiteto)
    - Projeto de Rede de Abastecimento de água (gab arquiteto)
    - Projeto de Rede Drenagem de Águas Residuais Domésticas (gab arquiteto)
    - Projeto de Águas Pluviais (gab arquiteto)
    - Projeto de Arranjos exteriores (gab arquiteto)
    - Projeto de Instalação de Gás (gab arquiteto)
    - Estudo do comportamento térmico (gab arquiteto)
    - Projeto Acústico(gab arquiteto)
    - Projeto de Segurança Contra Incêndios (gab arquiteto)
    - Projeto de instalação de infraestruturas de telecomunicações (ITED) (gab arquiteto)

    - Entregar só ao empreiteiro:
    - Caderno de Encargos (gab arquiteto)
    - Mapa de quantidades (gab arquiteto)
    - Mapa de Medições (gab arquiteto)
    - Projeto de Execução (gab arquiteto)
    - Mapa de vãos (gab arquiteto)

    Agradeço desde já os vossos contributos. À medida que forem surgindo atualizações, eu acrescento nesta “tabela”. Esta “tabela” foi feita com base em alguns tópicos do fórum, podendo haver aí duplicações. Gostaria também, que dessem a vossa opinião do que acham que é mesmo necessário e do que não faz grande sentido ter. Por último gostava de saber de quem é a responsabilidade, ou a quem devo mandar fazer os projetos/mapas/cadernos, irei colocar á frente de cada projeto entre parênteses o responsável pelo projeto, se estiver errado digam algo.

    Desde já o meu muito obrigado, e espero que este tópico possa ajudar muitos outros.
  2.  # 2

    Não esquecer PSS em fase de projeto, feito pela equipa de projeto
    Este PSS será fornecido ao empreiteiro que promoverá a sua adaptação, esta adaptação deve ser aprovada pelo Coordenador de segurança antes de ser entregue na câmara.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta
  3.  # 3

    O gabinete de projectos trata de tudo e é tudo para entregar ao empreiteiro....não precisa de se andar a preocupar com o que é necessário.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Antes de fornecer os projetos para orçamentação dos empreiteiros, peça à sua equipa de fiscalização para fazer a "revisão" dos mesmo.
    Atenção que este procedimento nada deve ser considerado como uma desconfiança na capacidade técnica dos projetistas, mas sim mais uma forma de detetar atempadamente uma ou outra anomalia que possa ter escapado ao coordenador do projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: benignolopes
  5.  # 5

    Caro Picareta, o que diz é verdade, mas eu tambem me expliquei mal.

    A ideia também será saber quais os projetos que eu deva pedir ao gabinete. Pois primeiro que tudo terei de escolher o arquiteto responsavel e para isso terei de abordar 3 ou 4 gabinetes para saber dos honorários, mas para isso terei de saber quais os projetos e afins que quero, certo? Ou se for a 5 gabinetes de arquitetura eles apresenta-me todos um orçamento com os meus tipos de projetos e afins? É que já li e vi, que muitos orcamentam apenas o essencial (arquitetura e especialidaes).

    Como disse, a minha pergunta também tem a ver com aquilo que eu deva pedir ao gabinete. Não sei se me fiz entender e peço desculpa pelo lapso
  6.  # 6

    Existem dois tipos de projectos o de licenciamento e o projecto de execução. O primeiro é obrigatório o 2º não. O primeiro é para entregar na Cãmara e o 2º é para entregar ao empreiteiro.

    Quanto ao projecto de licenciamento, e foi relativamente a este que me referi no meu comentário anterior, quem tem que se preocupar com os projectos necessários, será a pessoa que você contratar.

    Quanto ao projecto de execução, poderá escolher fazê-lo apenas para a arquitectura ou também para outras especialidades. Relativamente ao projecto de execução da arquitectura, deverá ter pelo menos plantas à escala 1:50, pormenores construtivos, mapa de medições e caderno de encargos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: benignolopes
  7.  # 7

    em relação aos projectos para licenciamento, não tem que se preocupar em dizer em cada gabinete o que quer. apenas tem de lhes pedir orçamento para o projecto de licenciamento será da responsabilidade deles fazerem todos os que serão exigíveis dentro desse orçamento.
    Concordam com este comentário: Gineta
  8.  # 8

    Efetivamente é da competência do gabinete saber e dar orçamento sobre todos os projetos que são necessários.
    Por isso aconselho que antes de se preocupar com isso tudo recorra a um ou dois gabinetes com a sua ideia para a casa e verá que é mais simples do que parece. (isto se o gabinete souber o que faz naturalmente), pois essa devia ser a função do técnico.
  9.  # 9

    Se tiver interesse, posso deixar os nossos contatos.

    https://www.facebook.com/RiscoseRascunhos
  10.  # 10

    Falta aí as Acessibilidades e Memórias descritivas.

    No que se refere às especialidades pode contratar directamente ao arquitecto (que subcontratará as engenharias necessárias ou os terá na sua empresa) ou pode contratar o benigno. Eu normalmente gosto de dar as duas opções aos meus clientes, uma vez que assim clarificam-se as responsabilidades e os custos de cada projecto. Caso queira que lhe faça chegar uma proposta, disponha.

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arq.

    www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura | [email protected] | 963 614 228
 
0.0136 seg. NEW