Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Tenho uma bomba de furo que enche um depósito de 3 m3 colocado ao nível do solo.
    Tenho uma saída do depósito que está a 20 cm do solo e que irá fornecer a água a uma bomba de superfície que pretendo adquirir
    Ou seja a boca desta bomba ficará ligeiramente abaixo da saída do depósito não havendo neste caso necessidade de sucção por parte da bomba.
    O sistema alimenta o consumo de uma pequena casa assim como a rega de árvores (gota a gota) e um relvado (3 secções com 4 aspersores de 0,14 m3/h cada)

As minhas questões são:

1- Quadro de comando
    Penso usar um quadro composto de disjuntor + contactor com bobina de 24V e relé térmico de protecção do motor
    O controle da bobina do contactor é feito com uma boia de nível colocada no depósito para evitar que a bomba trabalhe se não houver água no depósito
    Em série com a bóia ficará o pressostato para definir o intervalo de funcionamento da bomba. Tenho um balão de 50 litros associado ao sistema.
    A imagem que junto do sistema não apresenta o pressostato que estará em série com a boia no depósito

Este tipo de controle é suficiente para garantir a protecção da bomba?
    Ficará mais em conta comprar já um quadro com contactor?

2- Tenho ouvido e visto sistemas com controle electrónico tipo Controlmatic
    Nunca usei nada deste tipo mas pergunto-me se tenho vantagem nisso neste caso. É que me parece que sem balão o controlmatic fará com que a bomba esteja constantemente a rrancar quando se abre qualquer torneira, embora em funcionamento haverá menos flutuação na pressão do sistema do que com o sistema de balão e pressostato.

3- O consumo que prevejo é no máximo de 2 m3 por hora e preciso de uma pressão de 3 bar. Uma vez que a distância da bomba à casa é de 10 metros não prevejo perda de carga importante embora a ligação seja com tubo de 3/4.

Pelas características pretendidas poderia usar bombas de dois tipos (jetpump ou centrífuga) junto imagens de exemplo
    Qual das bombas será mais apropriada em termos de ruído?

Sabendo que haverá pessoas com experiência pergunto de poderei ter problemas de cavitação?

Uma dificuldade que tenho encontrado é o acesso a características das bombas e a preços quer de bombas quer de quadro eléctricos e fornecedores zona de Lisboa e Setúbal).
    Sei que é sempre difícil responder quando não se sabem todos os detalhes mas ainda assim agradeço comentários

Obrigado
    João Serra
      sistema.jpg
  2.  # 2

Parece me bem .

em relação a rega gota a gota, e por experiencia propria ou a zona de rega é bastante grande ou não tem interesse em ligar a bomba, para esse caso a rega gota a gota ficaria pendurada numa linha do deposito e regaria somente com a pressao natural da agua dentro do deposito.
  3.  # 3

fogo eu na minha bomba apenas tenho um disjuntor térmico
    http://static4.custojusto.pt/mi/full/6261872082-disjuntor-magneto-termico-schneider-1-6-a-2-5-a-gv.jpg

e uma boia de nível.

é preciso isto tudo que o autor sugere?? para que o transformador?? eu não percebo muito de eletronica...
  4.  # 4

Agradeço os comentários mas gostaria de algum feedback em relação à questão do ruido das bombas pois não quero estar a ouvir a barulho de uma bomba a arrancar constantemente.

Alguém tem experiência com controle automático de pressão tipo "controlmatic" ou similar?

0.0097 seg. NEW