Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Victor RibeiroAinda assim decidi que a minha principal fonte de energia para aquecimento seria a lenha e apesar de ainda não estar concluída a obra (nem para lá caminha que estou no grosso) não me arrependo ao ver os preços galopar.

Galopar onde? De 2010 para 2015 qual foi o aumento médio do preço dos pellets? 5%? Isso é galopar?

Hoje, no Barreiro, ainda consigo arranjar a 2,85€ o saco de 15 kg (dá 0,19/kg)

A que preço estava o saco de 15 kg em 2010?
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 42

Colocado por: marcoaraujoA que preço estava o saco de 15 kg em 2010?

Vai-me desculpar mas recordo-me que o saco custava a volta de 3€/3,10€, estamos a falar de uma subida de preço de mais de 15%.
    Eu não compro, pelo que também não negoceio os preços dos pellets baseio-me no que vejo nas drogarias e supermercados da cidade.
  3.  # 43

Colocado por: Victor Ribeiro
    Vai-me desculpar mas recordo-me que o saco custava a volta de 3€/3,10€, estamos a falar de uma subida de preço de mais de 15%.
    Eu não compro, pelo que também não negoceio os preços dos pellets baseio-me no que vejo nas drogarias e supermercados da cidade.

Você diz que o saco custava 3€ em 2010, é isso?
    É que eu em 2015 compro o saco a 2,85€. Ou seja, os pellets estão mais baratos 5% em relação a 2010.

Você tem de procurar melhor os sitios onde compra os pellets. No supermercado ou no Aki os preços são caros. Mas aí não é só os pellets. No supermercado e no Aki é tudo caro.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  4.  # 44

Colocado por: Victor RibeiroAntes de mais não percebo nada disto, mas quero um recuperador de calor a lenha, para aquecer as águas dos radiadores, com suporte tanto electrico como dos paineis solares.
    Digamos que é a minha ideia base!

Quer fazer apoio ao aquecimento com paineis solares? Esqueça isso. Por se tratar de um sistema de alta temperatura, essa solução não compensa.
    Poderia optar por essa solução no caso de instalar piso radiante hidraulico.
  5.  # 45

Colocado por: santosvieiraPoderia optar por essa solução no caso de instalar piso radiante hidraulico.

E mesmo assim não consegue aquecer, consegue apenas manter.
  6.  # 46

Colocado por: ultrahipermega
    E mesmo assim não consegue aquecer, consegue apenas manter

Não sei até que ponto se consegue tirar partido do investimento aficional que se faz ao incluir o solar termico como apoio ao radiante.
    Talvez num sistema alimentado por BC faça sentidi, mas tenho duvidas em sistemas a biomassa.
    Eu proprio ainda nem sei bem o que fazer...
  7.  # 47

Colocado por: marcoaraujoVocê diz que o saco custava 3€ em 2010, é isso?
    É que eu em 2015 compro o saco a 2,85€. Ou seja,os pellets estão mais baratos 5%em relação a 2010.

Está a comprar preços em locais diferentes, eu estou a comparar os preços das mesmas lojas de 2010 a esta parte!

Colocado por: santosvieiraQuer fazer apoio ao aquecimento com paineis solares? Esqueça isso. Por se tratar de um sistema de alta temperatura, essa solução não compensa.

Mas não compensa ligar os painéis ao sistema para aquecimento é isso? Acha então que se deve manter num sistema isolado os paineís para as AQS?
  8.  # 48

Colocado por: Victor RibeiroMas não compensa ligar os painéis ao sistema para aquecimento é isso? Acha então que se deve manter num sistema isolado os paineís para as AQS?

No caso de aquecimento central com sistema de alta temperatura (radiadores), deverà ter os paineis solares apenas para AQS. Visto que ira instalar um fonte de calor a biomassa, esta farà apoio às AQS.

No caso de aquecimento a baixa temperatura (piso radiante hidraulico), então deverà ter os paineis solares a fazer AQS e ainda apoio ao piso radiante. Isto tudo complementado com a fonte de calor a biomassa a fazer apoio tanto ao piso radiante como AQS.
  9.  # 49

Colocado por: santosvieiraNo caso de aquecimento a baixa temperatura (piso radiante hidraulico), então deverà ter os paineis solares a fazer AQS e ainda apoio ao piso radiante. Isto tudo complementado com a fonte de calor a biomassa a fazer apoio tanto ao piso radiante como AQS.

O piso radiante está fora de questão uma que a minha esposa tem artrite e é-lhe prejudicial, optamos por radiadores. Mas penso que o princípio básico é o mesmo...
  10.  # 50

Colocado por: Victor RibeiroMas penso que o princípio básico é o mesmo...

O que quer dizer com isso?
  11.  # 51

O piso radiante está fora de questão uma que a minha esposa tem artrite e é-lhe prejudicial, optamos por radiadores. Mas penso que o princípio básico é o mesmo...

O piso radiante funciona a baixa temperatura enquanto os radiadores a água têm de funcionar a uma temperatura ideal de 70 a 80 °C
    • eu
    • 1 dezembro 2015

# 52

Colocado por: Victor RibeiroO piso radiante está fora de questão uma que a minha esposa tem artrite e é-lhe prejudicial

Não vejo como é que o piso radiante possa ser prejudicial...
  12.  # 53

diga à sua esposa que o radiante é o único sistema recomendado pela OMS.
  13.  # 54

Colocado por: marcoaraujoVocê tem de procurar melhor os sitios onde compra os pellets. No supermercado ou no Aki os preços são caros. Mas aí não é só os pellets. No supermercado e no Aki é tudo caro.

então se quem falou emlenha decidir comprar aqueles saquitos de lenha a 5 euros,ai a lenha ate fica ao preço de ouro
  14.  # 55

Colocado por: marcoaraujo

Você diz que o saco custava 3€ em 2010, é isso?
    É que eu em 2015 compro o saco a 2,85€. Ou seja,os pellets estão mais baratos 5%em relação a 2010.

Você tem de procurar melhor os sitios onde compra os pellets. No supermercado ou no Aki os preços são caros. Mas aí não é só os pellets. No supermercado e no Aki é tudo caro.
    Concordam com este comentário:ultrahipermega

Claro que o Aki, assim como outras grandes superfícies, não é sítio para adquirir pellets (assim como muitas outras coisas).

Mas então qual o local preferido para adquirir pellets?
  15.  # 56

Colocado por: santosvieiraO que quer dizer com isso?

Quero dizer que o agua aquecida em vez de ir para a tubagem do PRH, vai para os radiadores.

O que entendi é que o sistema é o mesmo sendo radiadores ou PRH, as AQS é que devem ser apoiadas pelo recuperador e não o contrário certo?
  16.  # 57

Colocado por: Sergio Rodriguesdiga à sua esposa que o radiante é o único sistema recomendado pela OMS.

Pois mas eu já li e ouvi dizer que no caso da artrite em específico (e no caso dela não é uma artrite comum) o PRH é prejudicial.

Vou tentar ler mais sobre este assunto!
  17.  # 58

Colocado por: luis_guilherme
    Mas então qual o local preferido para adquirir pellets?

Eu compro directamente na fábrica. Não tem nenhuma fábrica perto de onde mora?
    •  # 59

Sabem-me informar em vila nova de gaia aonde comprar pellets a bom preço com qualidade.
      att
    •  # 60

Carvoaveiro vende para essa zona e leva a casa.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: urgnove

0.0189 seg. NEW