dentro de pouco tempo vou construir uma moradia e ando a ver os orçamentos para a msm. um dos que me mete mais confusao é o dos aluminios uma vez que as diversas qualidades de aluminios /vidros podem se justificar ou nao consuante o projecto. em anexo deixo o orçamento que me foi dado para a moradia e queria saber qual a vossa opiniao sobre o msm.
De facto no final tem outra opção de vidro. Deverá considerar essa opção, uma vez tratar-se de um vidro termico + controle solar. Melhor isolamento termico.
Estas pessoas agradeceram este comentário: helders
Escolher no maximo até 3 marcas de aluminio(se for essa a sua escolha) e quanto a mim deve ser de corte térmico. O vidro que não se esqueça que é mais de 80% a area do vão: conforme a orientação solar escolher o exterior com controlo termico. É r/c ou tb vai ter 1 andar?Vai ter estores ou algo que lhe de segurança? vale a pena colocar vidro laminado? No fim de ter estas escolha feitas a nivel de vidro decidir a marca e ver se vale a pena colocar com gás Argon. Escolher a marca das ferragens.
Agora sim pode pedir orçamentos iguais nas varias serralharias e escolher a que mais gostar.
esteve a comparar com um que recebi estes días e tirando alguma diferenças acho o preço dentro do normal. agora sim o tipo de vidro acho que devia apostar por algo melhor,isto de ter aluminio com rt e depois por um vidro qualquer nao se ajusta ,nao leve as minhas palabras muito a serio tambem nao intendo muito do assunto. cumps
Antes de mais é necessário ter em atenção uma situação. Já possui projeto de Térmica (REH) ? Se sim que vidros estão definidos no projeto? Já tivemos situações tais de habitações com vãos tão grandes e sem proteções solares que os vidros eram triplos e espelhados. Antes de optar por qualquer vidro (e caixilho já agora) deve de contactar o projetista da térmica e verificar se o vidro é aceitável (mais importante que o U (coeficiente de transmissão térmica) do vidro é o factor solar (G) que regula os ganhos solares (não importante a Norte mas de extrema importância a Sul e orientações anexas) ) Deve ainda ter em atenção que fatores solares do vidro inferiores a 0.4 ou 0.35 não deixam entrar quase luz nenhuma. Mesmo no verão necessita de ter as luzes interiores acesas. Isto tudo é muito importante no caso de não pretender proteções solares exteriores (raramente os sombreamentos de pérgolas ou palas são suficientes)
Nota: O não cumprimento do fator solar máximo dos vãos leva à recusa da emissão do certificado energético do final de obra e consequentemente a não obtenção da licença de utilização (a outra é a ventilação, muito cuidado com a ventilação, existem muitos processos emperrados na obtenção da licença por não terem cumprido o projeto de ventilação).