Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho um apartamento á 10anos, o edifício foi construído nos anos 60.

Devido a uma fiscalização da Camara ao edifício todos os inquilinos foram notificados para remover as suas Marquises.

Ora após reunião com a camara verifiquei que a marquise não consta das peças desenhadas da altura, ou seja não está no projeto.

Perguntei ao inquilino que foi um dos primeiro comprador (já com 82anos) se na altura os apartamentos já tinham as marquise e a resposta foi que sim.

Outra prova que elas foram feitas durante a construção do prédio é que são todas iguais assim com os vidros da caixa de escada do edifício.

Outra prova disso é que as varandas não tem drenagem nem inclinação para escoar agua, ou seja os apartamento nunca foram projetados para terem varandas abertas.

1º Perguntas:
    O que posso eu fazer? Sabendo que já falei com um advogado e do ponto de vista legal não existe nada que me possa valer. E no que respeita a legalização da mesma não existe diálogo entre moradores, ou seja nunca poderei encontrar uma solução de legalização conjunta.

2ºPergunta:
    Algem me pode facultar uma documento tipo, para que me possa apoiar para fazer um documento com o Testemunho do inclino mais velho (já falei com ele e existe abertura) que ateste a existência da mesma no ato da compra do apartamento, a mais de 50 anos...

Obrigado
  2.  # 2

se nao está projecto, ou legaliza ou retira a marquise......se nao é possivel legalizar, tem que retirar!

se ate o advogado ja lhe disse como era, porque é que está a inventar uma solução?

o testemunho do seu vizinho so prova que ha 50 anos que a marquise está ilegal.....veja se é esse o caminho que quer ir!
  3.  # 3

Não deixa de ter razão, mas questão aqui é a seguinte, a falha foi da fiscalização da obra na altura (Camara) e não das pessoas que compraram os apartamentos.

O problema não é remover, porque se fosse essa a questão já o teria feito para não ter chatices, o problema está nos próprios apartamentos que não tem condições técnicas para o fazer... Drenagem para o exterior, inclinações para escoamento de aguas, impermeabilização do chão...
  4.  # 4

Nesse caso teria de fazer as obras necessárias para o apartamento ficar em marquise, pois como já lhe disseram, se não dá para legalizar a única solução é retirar a marquise.
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
  5.  # 5

O desconhecimento da lei não é "desculpa" para a ilegalidade.

No seu caso a marquise é ilegal, se há 50 anos ou apenas 1 semana, se por culpa de quem não é relevante.
  6.  # 6

As marquises provavelmente foram feitas após vistoria, daí o problema!!!
  7.  # 7

Colocado por: Markoomendes1º Perguntas:
    O que posso eu fazer? Sabendo que já falei com um advogado e do ponto de vista legal não existe nada que me possa valer. E no que respeita a legalização da mesma não existe diálogo entre moradores, ou seja nunca poderei encontrar uma solução de legalização conjunta.

a outra opção é legalizarem em conjunto e começar a existir dialogo, no limite com a maioria de quem quer legalizar e deixar os outros para trás , se for possivel
  8.  # 8

por curiosidade é em Lisboa???

Já à alguns anos que se ouve que a CML ia começar a vistoriar para receber o dinheiro de legalizações.... isto ainda vai muito pano para mangas
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  9.  # 9

Não, no meu caso é em Coimbra.
  10.  # 10

Penso que a única solução é mesmo começar a pensar em fazer as obras.
  11.  # 11

dá para meter uma foto??
  12.  # 12

Colocado por: loverscouto testemunho do seu vizinho so prova que ha 50 anos que a marquise está ilegal.....
    50 anos depois, a camara resolveu agir. Até aqui esteve a dormir, de repente, qual Bela adormecida, resolveu que os fiscais deveriam levantar o rabo da secretária e ir fazer o trabalho que deveria ter sido feito à 50 anos. mas que eficiência!
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  13.  # 13

Não podem contratar um arquitecto e submeter o projecto de alteração à camara, alterando depois o titulo constituitivo da propriedade horizontal ? é uma pergunta...não sei se é possivel.
  14.  # 14

Colocado por: Anonimo88Não podem contratar um arquitecto e submeter o projecto de alteração à camara, alterando depois o titulo constituitivo da propriedade horizontal ? é uma pergunta...não sei se é possivel.

Pode é o mais certo é que tenha de fazer projeto para a varanda passar a funcionar sem marquises....pelo menos neste caso acho que é a única solução.
  15.  # 15

Entrem em diálogo e falem com um gabinete de projetos, coloquem projeto de alteração à fachada e atualizem as peças desenhadas na câmara para o que lá existe agora. É a solução mais simples e eficaz.

Não vale a pena atribuir culpas a ninguém, as coisas são como são e não interessa há quanto tempo está ilegal.

Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com

0.0172 seg. NEW