Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Gostaria de vir aqui pedir uma opinião sobre um quadro parcial a instalar numa casa, deixo aqui um retrato geral da situação, seguido de uma foto do esquema desenhado por mim.

É uma casa com dois pisos com uma instalação eletrica trifásica. Tanto o primeiro piso como res do chão encontram-se alimentadas pelo pelo mesmo quadro de entrada, estando as fases um pouco mal distribuídas.

Como a parte inferior iria agora ser habitada permanentemente e já que vão ser efetuadas obras o ideal era fazer um quadro parcial retirando do geral as duas fazes menos carregadas.

O meu problema é ter de ir buscar duas fases pois se fosse monofásico ou trifásico típico eu n tinha grandes dúvidas de como o fazer.
    Assim elaborei um esquema que vou anexar e passo a explicar:

1- "buscar" duas fases e neutro depois do interruptor geral;
    2-ligar as duas fases e neutro num DR de 0,3A tetrapolar deixando uma fase sem cabos (é possível?)
    3- uma das fases ia alimentar disjuntores normais
    4- a outra fase também alimentava alguns disjuntores e outro DR de 0,03A para circuitos de WC.

Agora as minhas questões:
    1-É possível ter um disjuntor tetrapolar com uma ligação sem nada? Isso não afeta o seu funcionamento?
    2-Posso ligar os neutros dos circuitos todos no mesmo barramento ou é necessário um barramento de neutro por fase?
    3- Posso fazer aquela derivação do desenho para o DR de 0,03A e depois ligar ao barramento de neutro comum?
    4- será preferível em vez do disjuntor tetrapolar fazer como se fosse monofásico e um DR para cada fase separadamente?

Eu poderia colocar à cabeça um DR de 0,03A não sendo depois necessário o outro para protecção do Wc, contudo neste momento não sei como se encontra a rede elétrica em termos de fugas ou resistência de terra o que pode fazer o piso ficar todo sem luz caso seja demasiado sensível. Esse trabalho de terras e instalação nova para o piso superior vai ser feito posteriormente à restauração do piso inferior, quando existir cache para tal..

Fico aberto para qualquer opinião que possam acrescentar e também se possível resposta as minhas questões e ao meu desenho.

Bruno
      IMG_20151007_165736.jpg
  2.  # 2

Que potência necessita? Tem de ser trifásico?

Quanto aos circuitos protegidos por dispositivos diferencias lembre-se que o que corre na fase tem de correr no neutro.
  3.  # 3

Ver imagem
      002.jpg
  4.  # 4

Tem tensão de entrada bifasica?
    Se quer uma protecção para os WC (interruptor diferencial 0,03A) tem de colocar um interruptor de corte geral no quadro geral para evitar que fique sem tensão no resto da casa quando tem um problema no WC.
  5.  # 5

assim é que deve ser para ter um equilíbrio de fases
      003.jpg
  6.  # 6

Obrigado pelas vossas opiniões. A casa necessita de trifásico devido a aparelhos existentes nas traseiras.

Foi referido que devia pushar as 3 fases para equilibrar, mas o problema está ai..se pushar as 3 fases vai desequilibrar pois a fase T que já se encontra mais carregada que as outras duas.

Dai eu ter apenas interesse em fazer chegar ao quadro parcial a fase R e S. e depois utilizava por exemplo a fase S para iluminação e tomadas e a R para equipamentos tipo forno e outros.

Posso fazer isso e utilizar um disjuntor diferencial tetrapolar ou para ele funcionar direito tenho obrigatoriamente que pushar as 3 fases?

N sei se me fiz entender bem..
  7.  # 7

Para o quadro novo puxe as 3 fases normalmente. Depois no quadro distribui a carga como quiser (até pode ser numa fase só se quiser e se aguentar...). Se um dia quiser alterar, tem lá as 3 fases disponíveis à escolha.
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  8.  # 8

O segundo esquema do Billnext já está melhor elaborado.
    No quadro parcial que pertende colocar, como pensa fazer para distribuir as três fases para os disjuntores? Do diferencial liga a 3 barramentos RST e distribui depois para os disjuntores, ou faz com pente trifásico do diferencial para os disjuntores
  9.  # 9

Obrigado pelas dicas.. vou ver se no fim de semana entao faço um novo esquema para ver se vos parece correto.. mas de acordo com o que disseram irei provavelmente pushar as 3 fases ficando uma não utilizada.

Vou ver qual o mais pratico se tirar para os barramentos após o diferencial ou utilizar o pente.

0.0125 seg. NEW