Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    No âmbito da remodelação de uma habitação localizada na área do Grande Porto junto ao mar (remodelação total incluindo aplicação de sistema ETICS EPS 5cm e caixilharia em alumínio com corte térmico e vidro duplo) pedi orçamentos para o fornecimento e instalação de AC multi-split a dois instaladores.

    Gostaria de saber a vossa opinião sobre os equipamentos em questão (fiabilidade, consumo, ruído de funcionamento), se os consideram adequados para os locais onde serão instalados e se consideram os valores apresentados dentro dos valores "de mercado".

    Local:
    Moradia térrea com cerca de 150m2. As máquinas serão instaladas na sala-cozinha (open space com 53,5m2) e quarto principal com wc (13,3m2 + 4,4m2).

    Equipamentos:
    - Unidade Exterior: Daikin 3MXS68G vs Mitsubishi MXZ3D68VA
    - Sala + cozinha: 2 x Daikin FTXS35 vs 2 x MitsubishiMSZ-EF35VE2
    - Quarto + wc: Daikin FTXs25 vs Mitsubishi MSZ-EF25VE2

    Orçamentos (incluindo pré-instalação e instalação):
    - Daikin: 3047€ + IVA
    - Mitsubishi: 3104€ + IVA

    Muito obrigado desde já pela vossa atenção.

    Cumprimentos,
    Pedro Ribeiro
  2.  # 2

    O JorgeAlves cá do sitio trabalha com Daikin, certamente que pelo menos dessa marca saberá dizer-lhe se esse orçamento tem ou não preço justo.
    Concordam com este comentário: pantorras
  3.  # 3

    Ouço falarem que para pré-instalação que só dê para ar condicionado de 18000BTU, é má ideia colocar um redutor, para instalar um mais fraco, qual a vossa opinião?
  4.  # 4

    Pelo preço será indiferente, pois isso negociado devem fazer ambos mais ou menos o mesmo preço.
    Por isso se calhar daikin será melhor... Ou o mais bonito no seu ponto de vista
    • VCAC
    • 8 outubro 2015

     # 5

    Na minha opinião têm os dois bastante qualidade.
    Creio que em eficiência estão em grau de igualdade. Eu tenho em casa Mitsubischi e estou bastante satisfeita (um multi de 4 e um mono na cozinha com desumidificação (função que nunca usei) ).
    Se quer que lhe diga vá ao catálogo ou peça ao seu fornecedor os dados técnicos dos equipamentos, veja os dados relativos ao EER e ao COP (eficiência em frio e em calo), os que tiverem melhores (leia-se maiores) valores são os que gastarão menos... Pode optar com base nesses valores.
  5.  # 6

    Colocado por: VCACNa minha opinião têm os dois bastante qualidade.
    Creio que em eficiência estão em grau de igualdade. Eu tenho em casa Mitsubischi e estou bastante satisfeita (um multi de 4 e um mono na cozinha com desumidificação (função que nunca usei) ).
    Se quer que lhe diga vá ao catálogo ou peça ao seu fornecedor os dados técnicos dos equipamentos, veja os dados relativos ao EER e ao COP (eficiência em frio e em calo), os que tiverem melhores (leia-se maiores) valores são os que gastarão menos... Pode optar com base nesses valores.


    Estimada VCAC,
    obrigado pelos seus comentários.

    Uma das minhas dúvidas tem a ver com a quantidade/locais onde vou instalar aparelhos. Originalmente pedi propostas para a instalação de splits em todas as divisões (2 na sala+cozinha, 1 no escritório e 1 em cada quarto) mas entretanto com o objedctivo de reduzir o investimento optei por instalar apenas nas divisões principais. Não tenho experiência com ar condicionado em habitações pelo que não sei se não sentirei a falta de máquina por exemplo no escritório, que comunica com a sala e com o hall do quartos...

    Posso perguntar-lhe como é a utilização que faz do sistema de ar condicionado?
    • futsal
    • 8 outubro 2015 editado

     # 7

    Ar condicionado Samsung inverter 12 000BTU - 700€ vs Daikin inverter 12 000BTU - 825€.
    Acham bom preço e qual escolhiam?
    • eu
    • 8 outubro 2015

     # 8

    Colocado por: futsalAr condicionado Samsung inverter 12 000BTU - 700€ vs Daikin inverter 12 000BTU - 825€.
    Acham bom preço e qual escolhiam?

    Os preços parecem-me normais. Eu escolhia Daikin sem qualquer hesitação.
  6.  # 9

    Colocado por: futsalAr condicionado Samsung inverter 12 000BTU - 700€ vs Daikin inverter 12 000BTU - 825€.
    Acham bom preço e qual escolhiam?
    qual a referência de ambos?
    Inclui instalação?
    • futsal
    • 8 outubro 2015 editado

     # 10

    A referência não sei, e sim valores com instalação... e Mitsubishi Inverter igualmente 825€
  7.  # 11

    Colocado por: pedroribeiroDaikin: 3047€ + IVA

    carissimo.
    • VCAC
    • 9 outubro 2015 editado

     # 12

    Colocado por: pedroribeiro
    Estimada VCAC,
    obrigado pelos seus comentários.

    Uma das minhas dúvidas tem a ver com a quantidade/locais onde vou instalar aparelhos. Originalmente pedi propostas para a instalação de splits em todas as divisões (2 na sala+cozinha, 1 no escritório e 1 em cada quarto) mas entretanto com o objedctivo de reduzir o investimento optei por instalar apenas nas divisões principais. Não tenho experiência com ar condicionado em habitações pelo que não sei se não sentirei a falta de máquina por exemplo no escritório, que comunica com a sala e com o hall do quartos...

    Posso perguntar-lhe como é a utilização que faz do sistema de ar condicionado?



    pedroribeiro,

    O AC é o único sistema de aquecimento/arrefecimento que tenho em casa (para além do recuperador de calor que tenho na sala, que só aquece mesmo aquela divisão), utilizo o sistema muito mais no inverno do que no verão, mas porque sou mais "friorenta", embora o sistema de ar condicionado não seja o melhor para o aquecimento... assim que desligamos o aparelho o quentinho "perde-se" num instante... Para aquecimento existem outros sistemas bem mais eficazes como o pavimento radiante hidráulico ou mesmo os radiadores de aquecimento central, o calor é bem mais "confortável"... mas quando comprei a casa era o que tinha...

    Uma vez que está a remodelar, sugiro pelo menos deixar todas as divisões com a pé-instalação feita... depois pode ir colocando os aparelhos à medida das suas necessidades.

    A nível de custos, no que diz respeito a investimento inicial com equipamento+instalação) é capaz de beneficiar de preços um pouco mais baratos se optar por sistemas multi-split do que sistemas mono-split, pois embora um pouco mais cara, a mesma máquina exterior liga com várias interiores.

    Não sei como é a configuração da sua casa mas poderia optar por um multi para a sala+cozinha+escritório e outro para os quartos... é uma questão de estudar as várias hipóteses... No que respeita à cozinha+sala, pelo que percebi fica em open space... será que precisa mesmo de lá ter as duas máquinas de 35, poderá por exemplo optar por uma localização mais central do equipamento e colocar apenas uma de 71 ou até mesmo de 60 uma vez que também ira melhorar os isolamentos da habitação).
  8.  # 13

    Colocado por: jorgealves
    carissimo.


    Caro jorgealves,

    pode p.f. elaborar um pouco mais o seu comentário? Qual seria o valor que consideraria ajustado?

    E já agora, independentemente do preço, seriam equipamentos que aonselharia ou existem outros com melhor relação qualidade preço?
    Entre os da Daikin e os da Mitsubishi que indiquei quais prefere?
  9.  # 14

    Colocado por: VCAC


    pedroribeiro,

    O AC é o único sistema de aquecimento/arrefecimento que tenho em casa (para além do recuperador de calor que tenho na sala, que só aquece mesmo aquela divisão), utilizo o sistema muito mais no inverno do que no verão, mas porque sou mais "friorenta", embora o sistema de ar condicionado não seja o melhor para o aquecimento... assim que desligamos o aparelho o quentinho "perde-se" num instante... Para aquecimento existem outros sistemas bem mais eficazes como o pavimento radiante hidráulico ou mesmo os radiadores de aquecimento central, o calor é bem mais "confortável"... mas quando comprei a casa era o que tinha...

    Uma vez que está a remodelar, sugiro pelo menos deixar todas as divisões com a pé-instalação feita... depois pode ir colocando os aparelhos à medida das suas necessidades.

    A nível de custos, no que diz respeito a investimento inicial com equipamento+instalação) é capaz de beneficiar de preços um pouco mais baratos se optar por sistemas multi-split do que sistemas mono-split, pois embora um pouco mais cara, a mesma máquina exterior liga com várias interiores.

    Não sei como é a configuração da sua casa mas poderia optar por um multi para a sala+cozinha+escritório e outro para os quartos... é uma questão de estudar as várias hipóteses... No que respeita à cozinha+sala, pelo que percebi fica em open space... será que precisa mesmo de lá ter as duas máquinas de 35, poderá por exemplo optar por uma localização mais central do equipamento e colocar apenas uma de 71 ou até mesmo de 60 uma vez que também ira melhorar os isolamentos da habitação).


    Estimada VCAC,

    julgo que não referi antes mas os orçamentos que indiquei já incluem a pré-instalação em todas as divisões. Quanto à instalação apenas a vou fazer na sala estar/jantar/cozinha (duas máquinas porque face à configuração da sala em L me pareceu a melhor solução) e no quarto principal.

    A minha indecisão quanto a avançar com a solução de AC é precisamente por não ter experiência de utilização de AC em habitação. As minhas casas anteriores tinham todas aquecimento central com radiadores, que me agradava em termos de conforto mas não na factura da electricidade.

    Também tenho orçamentos para a instalação de piso radiante hidraulico com bomba de calor (Daikin Altherma) e para a instalação de aquecimento central com caldeira de condensação e radiadores mas, como seria de esperar, os valores são bastante mais elevados do que a solução de AC.
    • VCAC
    • 9 outubro 2015

     # 15

    Colocado por: pedroribeiro

    A minha indecisão quanto a avançar com a solução de AC é precisamente por não ter experiência de utilização de AC em habitação. As minhas casas anteriores tinham todas aquecimento central com radiadores, que me agradava em termos de conforto mas não na factura da electricidade.



    Na sua casa anterior o que tinha como produção de água quente para os radiadores, era bomba de calor??

    Para ser sincera, posso-lhe dizer que também não sou fã das facturas da EDP nos meses em que ligo mais o ar condicionado :(
    Mas não há milagres...
    Tudo se paga... ainda mais o conforto...
    Na minha casa anterior a factura da electricidade era bem menor... mas "aquecia os pés" com uma mantinha ;)

    Por isso lhe indiquei para olhar para os valores do COP/EER só assim consegue comparar consumos.
  10.  # 16


    Na sua casa anterior o que tinha como produção de água quente para os radiadores, era bomba de calor??

    Para ser sincera, posso-lhe dizer que também não sou fã das facturas da EDP nos meses em que ligo mais o ar condicionado :(
    Mas não há milagres...
    Tudo se paga... ainda mais o conforto...
    Na minha casa anterior a factura da electricidade era bem menor... mas "aquecia os pés" com uma mantinha ;)

    Por isso lhe indiquei para olhar para os valores do COP/EER só assim consegue comparar consumos.


    Na minha casa actual tenho caldeira a gás natural para radiadores e AQS.

    Na que estou a reconstruir fiz uma simulação para 4 sistemas (piso radiante+bomba calor, piso radiante+caldeira condensação, radiadores+caldeira condensação e AC) e o sistema que me está a dar menores consumos (para temperatura de conforto 20-24º) é o piso radiante+bomba calor mas marginalmente face ao AC (que ainda me permite arrefecer).
  11.  # 17

    Colocado por: jorgealvesqual a referência de ambos?
    Inclui instalação?

    Daikin Confort
    Samsung AR12HSFSAWKN
  12.  # 18

    O piso radiante também arrefece
  13.  # 19

    Colocado por: jorgealvesO piso radiante também arrefece


    De acordo.

    Em relação ao seu comentário anterior, de que o orçamento seria caríssimo, pode p.f. indicar-me qual seria no seu entendimento o preço ajustado?
  14.  # 20

    Colocado por: pedroribeiro

    De acordo.

    Em relação ao seu comentário anterior, de que o orçamento seria caríssimo, pode p.f. indicar-me qual seria no seu entendimento o preço ajustado?
    3400€........já com iva ou seja 2764€ + iva
 
0.0254 seg. NEW