Iniciar sessão ou registar-se
    • VCAC
    • 8 outubro 2015

     # 1

    Boa Tade,

    Acabei de me registar neste fórum.
    Pelo que tenho lido, penso que me poderão ajudar.

    Estou a pensar comprar uma moradia (Distrito de Castelo Branco) por acabar.
    A moradia está toda terminada por fora, com arranjos exteriores já feitos. Por dentro faltam os acabamentos, chão, tectos, pintura de paredes, loiças sanitárias, cozinha e o material eléctrico (video porteiro,tomadas/Interruptores, etc. - os cabos já estão passados, o quadro também já lá está, mas não o abri para ver), falta também o portão da garagem na cave e a motorização do portão de entrada do carro ao nível do piso 0.
    A moradia tem 3 pisos, cave, r/c e piso 1, tem uma área aproximada de 240m2 (contando com a cave), a cave é ampla, no piso 0 há um hall, um quarto uma WC, uma sala e uma cozinha, no piso 1 há uma suite, um WC e dois quartos.

    O negócio, a fazer-se é a compra da moradia no estado em que está, a dúvida que surge agora é "adjudicamos os acabamentos da obra chave não mão" ou "compramos nós o material e adjudicamos apenas a mão-de-obra" ???

    Estamos a fazer uma contas por alto em quanto poderemos gastar em materiais, mas não temos ideia dos custos de mão de obra para estes serviços.
    Será que me poderiam ajudar?

    Agradeço desde já os vossos comentários.
    • alc
    • 8 outubro 2015

     # 2

    No seu caso pedia vários orçamentos para cada trabalho:

    - Pintura;
    - Eletricidade;
    - Pladur;
    - Trolha (aqui sim, comprava você o material cerâmico);
    - Pichelaria (comprando você as loiças sanitárias);
    - Carpintaria;
    -.....

    Assim irá ter uma noção de quanto vai gastar.

    É só a opinião de quem está a construir uma casa, e está na fase de acabamentos ;)
  1.  # 3

    ja existe licença de habitação? em caso negativo, como estã a licença de construção? está valida?
    • VCAC
    • 8 outubro 2015

     # 4

    Sim...
    Vamos fazer isso, claro... mas queria ter assim uma ideia "por alto" .

    O pavimento será no geral pavimento flutuante, cerâmico na cozinha, WC's e cave.
    Tectos falsos (pladur) nas circulações, sala e WC's
    Pintura de paredes e tectos

    No "orçamento que estamos a fazer... só em materiais (os que nos lembramos, porque há-de estar a faltar muita coisa....) já vamos em 29000€ ... mas está sempre a faltar a parcela relativa à mão de obra...
  2.  # 5

    Colocado por: VCACSim...
    Vamos fazer isso, claro... mas queria ter assim uma ideia "por alto" .

    O pavimento será no geral pavimento flutuante, cerâmico na cozinha, WC's e cave.
    Tectos falsos (pladur) nas circulações, sala e WC's
    Pintura de paredes e tectos

    No "orçamento que estamos a fazer... só em materiais (os que nos lembramos, porque há-de estar a faltar muita coisa....) já vamos em 29000€ ... mas está sempre a faltar a parcela relativa à mão de obra...


    e está a começar pelo fim...... ta preocupado com pormenores quando pode vir a ter problemas muito maiores......
    • VCAC
    • 8 outubro 2015

     # 6

    loverscout,

    Essa é uma excelente questão, que eu também já me lembrei...
    Temos que perguntar ao construtor como estão essas "burocracias" numa próxima reunião com ele...

    Mas já que levantou essa questão, sabe o que é que as câmaras costumas pedir para emitir a licença de utilização? (Para além do certificado energético e acústico?)
  3.  # 7

    Colocado por: VCACloverscout,

    Essa é uma excelente questão, que eu também já me lembrei...
    Temos que perguntar ao construtor como estão essas "burocracias" numa próxima reunião com ele...

    Mas já que levantou essa questão, sabe o que é que as câmaras costumas pedir para emitir a licença de utilização? (Para além do certificado energético e acústico?)


    se tiver licença de habitação (o que pode ser possivel, mesmo a casa estando por acabar) é tudo muito mais facil, na camara nao precisa de fazer nada!

    se nao houver licença de habitação, é necessário verificar se há licença de construção valida!

    se nao houver licença de construção valida, vai ter que pedir uma licença especial para obras inacabadas...e aqui aconselho-o a ir á camara saber o que exigem (depende muito de camara para camara)

    vai ter que apresentar termos de responsabilidade dos tecnicos que acompanharam a sua obra, telas finais, livro de obra encerrado e assinado, certificado energetico, certificado acustico, certificação da instalaçao do gas (se houver), certiel....etc etc etc


    Por isso lhe digo que a sua preocupação pelo preço dos materiais deveria ser a menos das suas preocupações! pode-se meter num 31, que para sair dele pode ter que gastar muito mais do que julga!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCAC
    • VCAC
    • 8 outubro 2015

     # 8

    loverscout,

    Muito Obrigada pelas elucidações...
    Sim, sem dúvida seria uma dor de cabeça se a licença não estiver válida...

    Pelo que sei, sem ser de fonte segura, pois como disse não chegámos a falar com ele sobre estes "pormaiores", (ainda nem sequer acertámos o valor da possível compra), ele teve de acabar a obra toda por fora e "fechar" a casa, precisamente porque estava a terminar a licença de construção e ele queria ter a papelada toda pronta...mas é sem dúvida uma questão que terá de ser confirmada antes de qualquer avanço nas negociações.

    Obrigada!
  4.  # 9

    Colocado por: VCACloverscout,

    Muito Obrigada pelas elucidações...
    Sim, sem dúvida seria uma dor de cabeça se a licença não estiver válida...

    Pelo que sei, sem ser de fonte segura, pois como disse não chegámos a falar com ele sobre estes "pormaiores", (ainda nem sequer acertámos o valor da possível compra), ele teve de acabar a obra toda por fora e "fechar" a casa, precisamente porque estava a terminar a licença de construção e ele queria ter a papelada toda pronta...mas é sem dúvida uma questão que terá de ser confirmada antes de qualquer avanço nas negociações.

    Obrigada!


    pergunte-lhe, peça documentação e vá á camara confirmar...... ele quer vender, vai dizer-lhe tudo o que voce quiser ouvir!
  5.  # 10

    Veja se esta construida conforme o projecto
    Concordam com este comentário: loverscout
  6.  # 11

    Colocado por: asgrandeVeja se esta construida conforme o projecto
    Concordam com este comentário:loverscout


    pois outro ponto muito importante que me esqueci de referir......é que se nao tiver conforme o projecto é mais umas dores.... nada de mais!
    • VCAC
    • 9 outubro 2015

     # 12

    Mas...
    Se não estiver conforme o projecto e as alterações estejam todas explicitas no livro de obra assinado pelo eng.º responsável pela fiscalização (presumindo-se assim como aceites), posso vir a ter na mesma esses problemas?
    • VCAC
    • 9 outubro 2015

     # 13

    Bem...
    Acho que hoje vou mesmo dar um pulinho à Câmara...
    Concordam com este comentário: loverscout
  7.  # 14

    Colocado por: VCACMas...
    Se não estiver conforme o projecto e as alterações estejam todas explicitas no livro de obra assinado pelo eng.º responsável pela fiscalização (presumindo-se assim como aceites), posso vir a ter na mesma esses problemas?

    Depende do tipo de alterações.
    • VCAC
    • 9 outubro 2015

     # 15

    bem... fui à Câmara...
    Não conseguimos "localizar" o processo, tenho que saber a data de entrada e que foi o requerente...

    Se não tiverem havido alterações (ao nível da fachada, muros e coberturas), e estiverem lá os termos de responsabilidade dos técnicos intervenientes a atestar que os projectos foram cumpridos, e o termo de responsabilidade do eng.º responsável pela obra, parece que não preciso de pedir licença para as obras de acabamento da moradia.

    No entanto tenho que tratar da licença de utilização (que já conseguimos saber que não existe), e tratar de todos os certificados que dela dependem... energético, acústico, gás, certiel... e creio que o eng.º responsável pela obra terá de acompanhar as obras de acabamento...

    Para a semana vamos falar com o construtor, para ver como está o processo, por telefone apenas nos disse que não havia licença de habitação/Utilização, mas que estava tudo OK com a licença de construção (não sei bem o que isto quer dizer...mas para a semana devo ter mais novidades)
  8.  # 16

    Colocado por: VCACbem... fui à Câmara...
    Não conseguimos "localizar" o processo, tenho que saber a data de entrada e que foi o requerente...

    Se não tiverem havido alterações (ao nível da fachada, muros e coberturas), e estiverem lá os termos de responsabilidade dos técnicos intervenientes a atestar que os projectos foram cumpridos, e o termo de responsabilidade do eng.º responsável pela obra, parece que não preciso de pedir licença para as obras de acabamento da moradia.

    No entanto tenho que tratar da licença de utilização (que já conseguimos saber que não existe), e tratar de todos os certificados que dela dependem... energético, acústico, gás, certiel... e creio que o eng.º responsável pela obra terá de acompanhar as obras de acabamento...

    Para a semana vamos falar com o construtor, para ver como está o processo, por telefone apenas nos disse que não havia licença de habitação/Utilização, mas que estava tudo OK com a licença de construção (não sei bem o que isto quer dizer...mas para a semana devo ter mais novidades)


    e porque nao sugere ao construtor ser ele a acabar a casa e vende-la ja pronta?
  9.  # 17

    Colocado por: VCACPara a semana vamos falar com o construtor, para ver como está o processo, por telefone apenas nos disse que não havia licença de habitação/Utilização, mas que estava tudo OK com a licença de construção

    Colocado por: loverscoute porque nao sugere ao construtor ser ele a acabar a casa e vende-la ja pronta?

    porque provavelmente fez coisas que sabe não serem legalizáveis e assim passa a batata quente para outro.
    • VCAC
    • 16 outubro 2015

     # 18

    Colocado por: jorgealves
    porque provavelmente fez coisas que sabe não serem legalizáveis e assim passa a batata quente para outro.


    Ora ai está Jorge Alves... esse é o nosso receio.
    O Construtor já faleceu, quem está a tratar deste negócio é o filho que é electricista... Sugerimos, uma vez que está no ramo (e até foi ele que tratou da instalação eléctrica da casa), (podendo subcontratar), que ele tratá-se dos acabamentos... mas o valor que ele pedia pela casa acabada era um absurdo relativamente ao valor que ele pede por entregar a casa assim... o que leva a crer que ele faça MESMO questão de não a acabar.... e isso deixa-nos bastante apreensivos claro...
    Hoje, ou no inicio da próxima semana, vamos ter mais avanços neste processo, vamos ver o que isto dá...
    Mesmo que tenha de pedir nova licença para os acabamentos, e tratar eu dos certifdicados e da licença de habitação, é tudo uma questão de números, pode compensar uma vez que o valor que ele pede pela casa assim é bastante apelativo...
    Precisamos é que ele nos dê garantias de que eu consigo obter a licença de utilização...
  10.  # 19

    Colocado por: VCAC

    Precisamos é que ele nos dê garantias de que eu consigo obter a licença de utilização...


    cuidado com isto..... ele vai dizer tudo o que voce quiser ouvir para comprar....e depois é que a porca torce o rabo!

    experiencia de quem teve 4 empreiteiros: enquanto o dinheiro estiver do seu lado voce tem o poder, fazem tudo e dizem tudo o que voce quer ouvir....assim que o dinheiro passa para o lado deles, o problema é seu.... e esqueça tribunais e advogados, isso so vai servir para voce perder tempo e dinheiro e ganhar mais uns cabelos brancos! no fim voce fica com um problema....

    vá com calma, estude tudo ao pormenor....e veja outras coisas, o que nao faltam sao casas no mercado... nao se deixe iludir pelo preço!
    • VCAC
    • 16 outubro 2015

     # 20

    Tarde de mais....
    Já me deixei iludir com o preço :) :) :)

    Fora de brincadeiras...
    Quanto às garantias, estava a pensar em colocar uma cláusula no contrato compra-venda (a realizar-se) em que caso não seja possível a emissão da licença de utilização por motivos inerentes à construção da moradia bem como das instalações técnicas a responsabilidade de repor de modo a que seja possivel a emissão da licença seria exclusivamente dele... não sei se isto é possível...

    Sim... Quero ver tudo com calma e ao pormenor... Este negócio para mim seria o ideal, pois posso escolher os acabamentos, na minha zona não há assim tantas moradias (em que eu possa escolher os acabamentos) ... a construção está parada os construtores já não constroem sem terem já um comparador para as casas... Claro que se fosse uma casa nova de raiz... mas dessas não há à venda novas, só usadas ... para uma moradia nova a construir e compara terreno a minha caretira ainda tinha que encher mais um bocadinho...
 
0.0222 seg. NEW