Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, tenho um contrato de exclusividade com uma imobiliaria para venda da minha moradia que termina em 31 de outubro de 2015, ao qual ja enviei uma carta registada a rescindir contrato apos essa data. A minha duvida é a seguinte. Tenho uma pessoa que nao foi apresentada pela imobiliaria que esta interessada na moradia e está a espera do fim do dito contrato para negociar comigo, inclusive já foi fazer uma simulaçao de credito para a poder comprar. Haverá problema em vende-la a esta pessoa após o fim do contrato com a imobiliaria?
  2.  # 2

    Tenha a certeza de que a pessoa não foi visitar o imóvel através da imobiliária, porque senão pode vir a ter problemas.
    Alguns contractos têm uma cláusula, com um período de tempo definido para salvaguardar essas situações.
    Leia bem o contracto antes de tomar qualquer decisão.
    Se tiver a certeza de que não foi o caso, não terá qualquer problema.
    • mafs
    • 8 outubro 2015

     # 3

    E quem vai comprar tendo visto a casa através da imobiliaria, tem algum problema?

    Obrigado.
  3.  # 4

    Sim, o contrato diz se a casa for vendida a alguem apresentado pela imoviliaria temos que pagar a comissao, mas nao fala em tempo. Mas a pessoa em causa nao foi apresentada pela imobiliaria, so que é familiar de um pessoa que veio ver a casa e teve conhecimento por ela e depois veio ver a casa.
  4.  # 5

    A imobiliaria em causa sempre que trouxe alguem a ver a minha casa pedia para eu assinar mais as visitas um documento em como fizeram a visita e esta pessoa nunca fez visita com a imobiliaria, e segundo sei quando uma pessoa procura uma imobiliaria para comprar casa tambem assina um contrato e esta pessoa nunca assinou nada com a dita imobiliaria.
    • mafs
    • 9 outubro 2015

     # 6

    Mas a comissão é sempre paga por quem vende e não por quem compra , certo?

    Ou seja visito uma casa com a imobiliaria, no fim pedem para assinar como visitei a casa, mas nunca celebramos nenhum contrato prévio , quem paga a comissão e sempre quem vende?

    Obrigado.
  5.  # 7

    Colocado por: mafsquem paga a comissão e sempre quem vende?

    sim, e o josemota é o vendedor.
  6.  # 8

    mas eu pretendo vender a casa alguem que nao foi apresentado pela imobiliaria e depois do fim do contrato ter terminado, por isso julgo que nao tenho nada pagar a imobiliaria.
  7.  # 9

    Colocado por: josemotamas eu pretendo vender a casa alguem que nao foi apresentado pela imobiliaria e depois do fim do contrato ter terminado, por isso julgo que nao tenho nada pagar a imobiliaria.

    certo
  8.  # 10

    Nesse caso mesmo com contrato com a imobiliaria... Se a pessoa nao foi atraves da imobiliaria voce pode vender a casa a quem bem entender que a imobiliaria nada tem de receber comissão, certo?
  9.  # 11

    Colocado por: LuisPereiraNesse caso mesmo com contrato com a imobiliaria... Se a pessoa nao foi atraves da imobiliaria voce pode vender a casa a quem bem entender que a imobiliaria nada tem de receber comissão, certo?

    Errado. Atenção ao contracto de exclusividade.
    Se vender durante a vigência do contracto terá de pagar sempre à imobiliária, caso esta lhe mova um processo por desrespeito do contracto.
    Após o contracto, depende das cláusulas do contracto e o normal é existir uma cláusula que define um período de tempo, que não permite vender a um cliente apresentado pela imobiliária durante esse período. Após, não terá qualquer problema.
  10.  # 12

    Por isso é que nunca gostei de contratos de exclusividade, nem vejo a lógica de existirem... Até iria mais longe... isso bem argumentado e defendido em tribunal dúvido que seja considerado válido!
  11.  # 13

    Josemota,Quando tiver em seu puder um oomprovativo da rescisão do contrato pode vender. A casa é sua, era o que faltava que não pudesse! Deve salvaguardar só a questão de o comprador nunca ter lá ido pela imobiliária mesmo sem a sua presença ou se também não contactou a imobiliária e a casa lhe foi indicada pela mesma. Mas se o comprador soube por outras pessoas, isso já não tem nada a ver com a imobiliária.
    Deve no entanto, por uma questão de salvaguarda ,ver se esse seu comprador não é familiar e portanto, se for, pode ter apelidos comuns aos clientes da imobiliária, caso isso não se verifique venda sem problemas.
  12.  # 14

    O meu medo e esse, porque o pessoa interessada em comprar me a casa vai precisar de fiador. E os possiveis fiador e a irma e o cunhado, e a dita irma e que visitou a mh casa com a imobiliaria para a comprar mas como nao gostou nao mostrou interesse em adquiri la.
  13.  # 15

    Mas o fiador só se apresenta e assina no Banco. As questões bancárias são sigilosas o que pode ser público é o registo na Conservatória, ou seja, o nome de quem comprou ou a quem pertence um certo apartamento . O empréstimo, a forma como pagou, se tem avalistas, isso ninguém tem nada a ver...
 
0.0185 seg. NEW