Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou com uma pequena duvida, e antes de contactar os profissionais da área queria ter mais algumas informações sobre este tema. Então é o seguinte:
    - Vou iniciar a construção de uma moradia nos próximos dias.
    - A moradia vai ter os seguintes equipamentos:
    --- Ar condicionado
    --- Bomba para furo de água (tenho de decidir de compro monofasico ou trifasico)
    --- Bomba e máquinas de piscina
    --- MicroEtar
    --- Todos os electrodomésticos normais (Arca, frigorífico, placa, forno, MLL, MLR, MSR, exaustor, computadores, iluminação exterior e interior, portões eléctricos, etc.)

    Antes de começar a comprar as máquinas e equipamentos, queria ter uma noção do que seria melhor no meu caso, o sistema monofasico ou trifasico.? E qual a potencia a contratar?

    Desde já agradeço a colaboração de todos.

    Um abraço,
    V Barbosa
  2.  # 2

    vou comprar um carro que tem 4 rodas, quanto acham que gasta?

    é o mesmo tipo de pergunta que foi colocada.
    • zeto
    • 8 outubro 2015

     # 3

    Colocado por: V Barbosa
    Antes de começar a comprar as máquinas e equipamentos, queria ter uma noção do que seria melhor no meu caso, o sistema monofasico ou trifasico.? E qual a potencia a contratar

    10.35 chega-lhe.... 45A
  3.  # 4

    Colocado por: zeto
    10.35 chega-lhe.... 45A
    será que sim?
    E que elementos tem para suportar essa afirmação?
  4.  # 5

    Tem simuladores no site da EDP que lhe respondem cabalmente à sua dúvida.
  5.  # 6

    10, 35 kVA são 15 em trifasico.
    Concordam com este comentário: zeto
    • zeto
    • 8 outubro 2015

     # 7

    Colocado por: jorgealvesserá que sim?
    E que elementos tem para suportar essa afirmação?

    O jorge, assim por alto e o que ele descreveu penso que chega, tb não vai ter tudo ligado ao mesmo tempo....
  6.  # 8

    Colocado por: V BarbosaAr condicionado

    qual? que potencia?
    por exemplo só este gasta isso:
      2015-05-30 20.43.07.jpg
    • zeto
    • 9 outubro 2015

     # 9

    Talvês 10/11kw
  7.  # 10

    Não tenho microetar nem AC, mas sim BC. Quanto ao resto é em tudo idêntico. O projecto de electricidade recomendava 20,7 trifasico. Passados uns anos passei a iluminação para baixo consumo/led e comecei a reduzir a potência. Neste momento tenho 10,35 trifasico e não tenho qq problema.
  8.  # 11

    Colocado por: nocas1O projecto de electricidade recomendava 20,7 trifasico.


    O projecto permite até aos 20,7 kVA. Quer dizer que pode contratar qualquer potência até 20,70 kVA.
    Concordam com este comentário: mafgod
  9.  # 12

    Na minha opinião, raras são as ocasiões de ser necessário uma ligação trifásica numa casa particular.

    A titulo de exemplo, na minha casa:
    - não tenho gás,
    - é tudo elétrico,
    - todos os equipamentos são monofásicos,
    - o ramal é trifásico,
    - bomba de poço (~5A)
    - tenho carro elétrico e carrego-o em casa (10A)
    - apoio painel é elétrico (10A)
    - tenho potência contratada 5,75KVA (25A).
    E sim chega porque, garanto que por ex., o carro carregue numa altura em que o painel não irá usar a resistência por ex.

    Se por alguma razão precisar de aumentar a potência posso ir até 45A sem problemas, basta uma chamada à EDP e eles vão a casa alterar o disjuntor.
    Se quiser passar a trifásico, "só" tenho de pedir a alteração à EDP e alterar umas ligações no quadro (pouca coisa que qualquer electricista fará e sem grandes despesas porque o ramal já é tri).

    O que sugiro é:
    - pedir ramal trifásico (é pouco mais agora e no futuro se quiser/pretender já o tem)
    - na medida do possível, adquirir todos os equipamentos monofásicos (para não limitar a escolha)
    - deixar a instalação preparada quer para monofásica quer trifásica (o electricista sabe o que fazer - é deixar no bastidor as ligações prontas para facilmente mudar de mono/tri e vice versa)
    - quando pedir a ligação provisória/definitiva, e já ter todos os equipamentos escolhidos/comprados, aí sim, escolha a potência necessária e se possível, mono por uma questão de custos (em trifásico poderá estar a pagar potência a mais que não precisa) e de comodidade (em trifásico, se tivermos demasiada carga numa fase, o disjuntor dispara mesmo que as outras estejam sem carga)
  10.  # 13

    Colocado por: nocas1Neste momento tenho 10,35 trifasico e não tenho qq problema.
    Se tivesse em mono, esses 45A podiam ser uns 30A, e pagar menos taxa de potência ....
  11.  # 14

    Mafgod, o aquecimento da casa é a electricidade? Tem bomba de calor?
  12.  # 15

    Colocado por: SabrinaMafgod, o aquecimento da casa é a electricidade? Tem bomba de calor?
    Para aquecer uso dois aquecedores a gás, daqueles com rodinhas.... simples, prático e barato :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  13.  # 16

    Colocado por: mafgodPara aquecer uso dois aquecedores a gás, daqueles com rodinhas.... simples, prático e barato :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sabrina
    mas queima oxigénio e deixa o co2 dentro de casa.
    • mafgod
    • 9 outubro 2015 editado

     # 17

    Colocado por: jorgealvesmas queima oxigénio e deixa o co2 dentro de casa.
    Certo.... como usar esquentador ou a cozinhar a gás :-) (ok, junto do fogão/esquentador temos o extractor que afasta o CO2 mas o oxigénio é queimado).
    Contudo, tenho 2 entradas de ar na cozinha e também nas casas de banho que reporará o ar queimado/substituído.
    Como funcionam entre as 19/23... há sempre movimentação de ar devido a aberturas de portas para o exterior, logo a haver perigo este será fortemente minimizado.
    Ficam no corredor, na zona privada dos quartos, com as portas abertas fazendo com que o ar circule.
    Nos dias mais frios de inverno, uso por 3 a 4h por dia, e antes de nos deitarmos.

    Fazendo crer na GALP:
    http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosServicos/Produtos/EquipamentosGas/Aquecimento/Paginas/Hotspot-para-interiores.aspx
    o produto é seguro :-)

    Duplo sistema de segurança

    Caso a chama se apague ou os níveis de CO2 sejam elevados, o seu duplo sistema de segurança assegura um corte total da alimentação de gás.
  14.  # 18

    Colocado por: jorgealvesvou comprar um carro que tem 4 rodas, quanto acham que gasta?

    é o mesmo tipo de pergunta que foi colocada.


    Eu não perguntei qual era o mais barato, ou em qual vou gastar menos, perguntei se me podiam ajudar na escolha entre mono e tri... Vou ter de adiquiri uma bomba de furo e a 1ª proposta apresentada é uma bomba Franklim trifasica...

    Não vou comprar uma bomba trisfasica se depois for melhor ficar com monofasico...

    Também me disseram para a bomba ser monofasica, tem de ter um condensador... É verdade?

    Cumprimento,
    V Barbosa
  15.  # 19

    Colocado por: pedromdfTem simuladores no site da EDP que lhe respondem cabalmente à sua dúvida.


    Onde esta esse simulador?
  16.  # 20

    Mafgod como tem tudo eléctrico não tem com certeza esquentador a gás. Quero colocar aparelho eléctrico para aquecimento de águas num apartamento gostaria de saber o melhor e que dê para 3 duches.Tb o ideal seria caber na cozinha naquele espaço destinado ao esquentador pois seria difícil ou impossivel colocá-lo noutro lado. Na varanda tb já percebi q não é boa ideia. Obrigada
 
0.0226 seg. NEW