Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite pessoal,

    queria aumentar a minha mezzanine mas não sei para já o que fazer.

    A mezzanine tem atualmente 5x3 metros e eu queria fazer uma plataforma com 4x2 metros aumentando assim a sua largura em mais 2 metros ficando basicamente um quadrado 5x5 metros (fora o vão das escadas que rouba 1m2). A altura nem medi ainda mas andará pelos 2,80...

    A questão é como fazer esta plataforma de 4x2 metros? Não queria fazer de betão e portanto restará o ferro ou a madeira.
    Pelo que li existe pros e contras para tudo e aqui não será diferente.

    Questões como durabilidade, resistencia, etc levam-me para o ferro mas será que é preciso?
    Na verdade não será para ter muito peso em cima, mas quero-a segura...300 a 500Kg por m2 não é pedir muito, acho...será que aqui a madeira aguenta? (barrotes e vigas fortes claro)
    Outra questão que me preocupa é a manutenção...não sei se com o passar dos anos seja em madeira ou ferro (préviamente tratados) obriga a manutenção.
    Como estou a pensar dessimular os postes tapando-os com gesso cartonado e fechar com teto falso não sei se não vou ficar tramado se precisar depois fazer qualquer coisa.

    Se a puderem ajudar agradeço
    Ab, MR
  2.  # 2

    Alguem entendido nesta area que me possa aconselhar?
  3.  # 3

    Colocado por: dreamcare300 a 500Kg por m2

    Nenhuma casa é dimensionada para aguentar essa carga.
  4.  # 4

    fazer em madeira ou em metal em termos de segurança vai dar ao mesmo, se for bem dimensionada essa estrutura.
    agora a solução a adoptar passa por outros aspectos tais como custos, estética.
  5.  # 5

    Picareta e marco1, desde já obrigado.

    Eu atualmente tenho na mezzanine um aquario com 600L + movel e equipamentos em menos de 2m2 e que deve rondar os 700Kg.
    Na parte que eu queria aumentar tinha ideias em colocar uma mesa de jogo para 8 pessoas que ocupará menos de 4m2.
    Quanto ao peso total da mesa com pessoas deverá rondar os 700-800Kg.

    Tenho um vizinho meu que tem uma mesa de snooker (à qual não sei o peso) que ocupa pouco mais de 2m2.


    Se nenhuma casa é dimensionada para esta carga então presumo que tanto o meu aquario como a mesa de snooker estejam pretes a cair, será?
    É que as plataformas de ferro que já andei a ver (mecalux) têm o minimo de capacidade de 500Kg por m2.




    Quanto ao que o marco refere, relativamente ao dimensionamento, entendendo perfeitamente.

    Fico apenas com duvidas quanto à manutenção e ao facto de eu querer tapar tudo com gesso cartonado (estetica)...será que faço bem?
  6.  # 6

    Se for em aço galvanizado e estando dentro de casa dura-lhe uma vida. E em madeira se for bem tratada se calhar de 15 em 15 anos ou mais é que precisa de um envernizamento caso queira envernizar ou uma pintura.
    A que propósito precisa de uma resistência em carga tão grande?
  7.  # 7

    Olá C. Lobo, obrigado pelo seu comentário.

    Eu posso até estar a exagerar quanto à necessidade de carga por m2, mas por receio quanto mais aguentar melhor.
    Como disse o objetivo é colocar nessa nova plataforma uma mesa de jogo para 8 pessoas...fazendo as contas ao peso total (pessoas+mesa) e aos m2 que irá ocupar , penso que não ando longe dos 500Kg por m2, mas mais uma vez por falta de conhecimento técnico posso estar a exagerar.

    Aço galvanizado dura uma vida...pareçe-me bem embora o preço seja aqui o problema.
    A madeira tratar de 15 em 15 anos significaria que teria que destruir o teto falso e todas as zonas em que tapei a madeira com gesso para depois envernizar...assim derepente não me parece viável.O que vos pareçe???
  8.  # 8

    Para terem uma ideia...

    - Lado esquerdo com mezzanine original em betão e com uma mesa de snooker
    - Lado direito é um esboço do que pretendo já com a mezzanine aumentada


    PS: Os objetos no esboço não estão devidamente dimencionados, nomeadamente no lado esquerdo a mesa de snooker que aqui parece maior bem como a mesa de jogo no lado direito que pareçe menor do que será depois.
      Untitled-1 copy.jpg
  9.  # 9

    o picareta tem razão, está a exagerar nos cálculos por m2.
  10.  # 10

    Não duvido que tenha razão pois eu neste momento tenho muitas dúvidas e poucas certezas.

    Uma coisa eu sei tenho um aquário com 1,70x0,50 pelo que são 0,80 m2...menos de 1 m2. E como disse aquário + móvel prefaz 700kg..devido à sua altura claro. Isto é um facto...quanto ao resto até posso estar a ver mal...
  11.  # 11

    Está aqui alguma confusão comas cargas distribuídas e as cargas pontuais. As lajes das habitações são dimensionadas para suportarem 200kg/m2, ou seja uma sala com 30m2, suporta 6000Kg, mas não os podem colocar todos no mesmo sitio, senão a laje vai abaixo!!

    Quanto à mezzanine, entregue isso a quem sabe, que não terá qualquer problema, e não ligue se lhe disserem que a madeira dura apenas 15 anos .... coitados daqueles que fazem as casas em madeira.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  12.  # 12

    Mais uma vez tenho que agradecer pois finalmente fez-se luz. A informação do Picareta foi TOP.

    Gosto muito de bricolage mas para este projecto nunca tive a pretensão de ser eu a fazer. Isto tem obviamente que ser entregue a quem sabe.

    No entanto sou demasiado curioso e suficientemente preocupado para querer saber mais sobre tudo ao em vez de somente entregar o trabalho. Quero cruzar informação com mais do que um técnico para perceber que caminhos cada um tomaria...assim eu próprio terei uma orientação para depois entregar o trabalho à pessoa certa.


    Voltando ao tema do peso por m2 percebi finalmente como funciona depois da explicação sobre cargas distribuídas vs cargas pontuais.

    Ps: Acabei de entregar para orçamento a solução à qual nem tinha equacionado, ou seja, laje em betão. Não precisará de pilares mas já conto que o preço possa ser acima do que previ. O importante aqui será como sabem toda a estrutura em ferro que levará pois quanto à laje falou-me que podia ir de 12 a 15 cm de espessura e que aguenta toneladas no total. Parece perfeito mas deixa ver o preco.

    Abracos
    Concordam com este comentário: GMCQ
  13.  # 13

    Colocado por: Picareta, e não ligue se lhe disserem que a madeira dura apenas 15 anos .... coitados daqueles que fazem as casas em madeira.

    Caro picareta eu referi; se calhar dar um tratamento na madeira pintar ou infernizar não disse que a madeira só dura 15 anos, referi este tempo caso a madeira fica-se à vista. Peço desculpa aos leitores da má interpretação que possa ter dado.
    Conheço muitos telhados em que são seguros com vigas de madeira sem qualquer tratamento que já têm mais de 50 anos. E ainda nao caiu. E a madeira está sujeita a temperaturas extremas bem como humidade.
    Concordam com este comentário: GMCQ
 
0.0152 seg. NEW