Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um recuperador Ecofogo Solzaima instalado na sala (Apartamento T2 duplex ) com aquecimento central.
    Os radiadores aquecem bem mas a sala continua a ser a divisão mais fria da casa, pois o recuperador + hotte não libertam calor, preciso ter os radiadores da sala ligados para ter algum conforto mas mesmo assim é insuficiente.
    Acredito que o problema esteja na montagem , pois o recuperador foi colocado numa hotte antiga ... e o vidro tambem não aquece ( perece que é um vidro especial que protege de queimaduras ....)

    Tirei umas fotos para com a vossa ajuda identificar situações a corrigir ...
    Aguardo os vossos comentários , pois não vou conseguir passar mais um inverno a ouvir a esposa a queixar-se que o recuperador não aquece ... e que vai ligar o termoventilador para aquecer os pés

    Vejam as fotos
      1_Exterior2.JPG
      2_Soluçao Exterior.jpg
  2.  # 2

    Interior -traseira |Revestimento do recuperador | Tubo de Fumos
      3_Traseira do Recuperador.JPG
      4_Recuperador revestido.JPG
      5_Tubo de Fumos.JPG
  3.  # 3

    Espaço interior da hotte , isolar ? o segundo cano que se vê em cima foi inutilizado pois era para levar o ar quente para o piso superior .
    Colocar uma grelha extra na zona superior virada para a frente ?
    O tubo de fumos estará bem isolado ?
      6_Espaço da hotte.JPG
      6_Grelha Extra.JPG
      P8240022.JPG
  4.  # 4

    1ª imagem Equipamento e lã de rocha |
    2ª imagem Lixo no interior da hotte !!!!!! |
    3ª imagem o cano de fumos aquece imenso mas deitar calor para a sala é mentira ...
      Equipamento.JPG
      Lixo no interior.JPG
      P8240008.JPG
  5.  # 5

    No meu recuperador a hotte (nem sabia que tinha este nome), está isolada a toda a volta, que forma uma câmara onde se armazena o calor produzido pela chaminé, que posteriormente é libertado pelas duas gralhas laterais.
    Ao analisar as fotos, o seu não tem qualquer tipo de isolamento e por essa parede de tijolo deve haver muitas perdas.
    O minha sugestão era isolar toda a hotte com lã de vidro (é o que tenho na minha) e certificar-se de que o calor que é libertado só pode ser pelas grelhas para o compartimento.
    Acredito que desta forma até vai andar de manga curta no Inverno.
    A minha sala tem 52m2 e facilmente atinge uma temperatura de 24ºC nos dias mais frios.
    Boa sorte para as obras que entender fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: H Alves.
  6.  # 6

    Essa hotte em tijolo primeiro que aqueca e comece a libertar alguma energia, ja voce esta deitado ha umas horas. Igualmente a parede traseira absorve muita da energia libertada pelo recuperador, sendo mais um desperdicio.

    Como para isolar essa parede traseira vai ter de destruir a hotte, o que eu faria seria o seguinte:

    - Remover as paredes que contornam a hotte para aceder ao interior e isolar a parede traseira.
    - Remover a la de rocha/vidro que se encontra entre a chamine e a placa e isolar essa zona com uma mistura de gesso e sisal.
    - Remover o isolamento que envolve a zona de queima do recuperador, mantendo apenas no reservatorio.
    - Fazer uma hotte em gesso cartonado com grelhas em baixo e em cima.

    Acho que desta forma ficara bem servido com o recuperador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: H Alves., hmbl
  7.  # 7

    É pá à uns tempos "gozaram-me" aqui, quando andava à procura de opiniões, porque perguntei se alguém conhecia recuperadores que não aquecessem o vidro por segurança para o miúdo. Já tinha ouvido falar em qualquer lado que existia disso.

    Afinal não andava a ouvir coisas, nem a sonhar.

    Pena que agora já seja tarde...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: H Alves., Josecunha93
  8.  # 8

    Colocado por: Rodri12É pá à uns tempos "gozaram-me" aqui, quando andava à procura de opiniões, porque perguntei se alguém conhecia recuperadores que não aquecessem o vidro por segurança para o miúdo. Já tinha ouvido falar em qualquer lado que existia disso.

    Afinal não andava a ouvir coisas, nem a sonhar.

    Pena que agora já seja tarde...


    O vidro aquece mas podemos encostar as mãos por um instante que não que não ficamos com queimadura ., pena é que assim não tenho a sala quente
  9.  # 9

    Não consegue tirar uma foto ao topo do recuperador?
  10.  # 10

    Colocado por: H Alves.

    O vidro aquece mas podemos encostar as mãos por um instante que não que não ficamos com queimadura ., pena é que assim não tenho a sala quente


    Pois mas era disso que eu falava na altura.

    Quanto ao recuperador este não tem ventilação mecânica?
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvesNão consegue tirar uma foto ao topo do recuperador?


    Acabadinhas de tirar
    1ª e 2ª foto lateral esquerda do tubo de fumos , não tem isolamento nem ligações na zona superior
    3ª e seguintes lateral direita do tubo de fumo, tem a ligações para o aquecimento
      P8240034.JPG
      PA090044.JPG
      PA090041.JPG
      PA090043.JPG
      PA090045.JPG
  12.  # 12

    Pois é, a válvula reguladora de combustão ficou na loja,
  13.  # 13

    Isso esta sempre com as goelas abertas,

    Deve queimar muita lenha.
  14.  # 14

    Colocado por: jorgealvesIsso esta sempre com as goelas abertas,

    Deve queimar muita lenha.


    Na parte frontal tem um manipulo para abrir e fechar , segundo me contaram será este sistema que regula a queima ... posso ter sido enganado ...
    ficam as fotos : aberto ; semi aberto ; fechado
      PA090047.JPG
      PA090049.JPG
      PA090048.JPG
  15.  # 15


    Quanto ao recuperador este não tem ventilação mecânica?

    Não tem ventilação mecanica , e como não tem grelhas na parte inferior não saia calor nenhum para a sala , na parte frontal tambem não tem grande espaço para o ar circular
      Sem Título.jpg
  16.  # 16

    essa válvula de segurança térmica é das mais reles que existe.
    bomba circuladora no local errado, vou estourar em pouco tempo.
  17.  # 17

    onde para o vaso de expansão???
  18.  # 18

    Colocado por: ins.Brunoessa válvula de segurança térmica é das mais reles que existe.
    bomba circuladora no local errado, vou estourar em pouco tempo.

    o material não foi eu que escolhi , onde deveria estar a bomba circuladora ? o aquecimento central funciona bem , o meu problema é com a hotte e o pouco calor que sair para a sala , acha que tem soluçao para melhorar ?
  19.  # 19

    Colocado por: ins.Brunoonde para o vaso de expansão???

    está no exterior de prédio , tem uma especie de balao metalico , e tem um tubo que descarrega a agua para o exterior caso a temperatura chegue aos 90 graus
  20.  # 20

    Colocado por: H Alves.segundo me contaram será este sistema que regula a queim

    isso regula a tiragem de fumo não a combustão,

    a valvula de controle de combustão controla a entrada de ar para a camara de queima, tem entrada de ar exterior?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: H Alves.
 
0.0224 seg. NEW