Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Viva Nuno,

Pois o problema é que a cobertura já está feita e na altura se soubesse que ia necessitar de tal peso teria pedido que fortalecessem a cobertura para pesos "pesados" :).

Neste caso, pelo que indicas achas não existirá problemas colocando o deposito neste local ou deveria fazer algo antes de aplicar o deposito ?

obrigado!
  2.  # 22

Se as minhas suposições estão corretas (pelas fotos parecem estar) não haverá problema. A mais importante que não se pode verificar pelas fotos é a altura da laje. Se existir um corte onde se possa confirmar a altura de betão que foi aplicada posso voltar a confirmar.
    Como nota saliento que a pior localização para o depósito (em termos de cargas) é o centro da laje. Esta suporta cargas muito superiores nos seus extremos do que no seu centro.

Conselho: Nenhuma laje de habitação necessita de ser calculada para a sobrecarga em questão (10kN) localizados num ponto (ou área pequena neste caso), exceto se for uma informação existente no início do projeto. Deverá falar com o projetista da estrutura para ele verificar os cálculos (leva-lhe 15 minutos e consegue verificar não só a laje como todo o conjunto) e depois com o responsável pela fiscalização para a informação da verificação do cálculo ficar assinalada no livro de obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: epsyl0n
  3.  # 23

Bom dia Nuno,

Estive na tirar as medidas e o afastamento das vigotas serão de 2,75cm até aos apoios, o Tanque que terá 1,2mtsX1,2mts ficará a uma distancia das vigas a 60cm de cada lado, penso que desta forma terei uma maior confiança a nível de peso exercido e distribuído uniformemente por toda a base correto ?
  4.  # 24

Está correto. Penso que não haverá problema.
  5.  # 25

falem com o projetista de estruturas...Nem sabemos se as vigas que suportam a laje "sabiam" do aumento de resistência da laje quando foram concebidas, ou os pilares...há que ir com calma e falar com quem fez o boneco
    Concordam com este comentário: jorgealves
  6.  # 26

Só vou referir uma coisa como projetista de estruturas, existem assuntos importantes como este que metem em causa vidas humanas. Neste tipo de caso, quem não sabe não deve comentar, que dá ou não não, porque se cair ninguém aqui assume a responsabilidade. O projetista que fez isso calculou isso para uma laje com subcarga de cobertura 30kg/m2, e carga permanente de 100kg/m2, tem essa altura de laje, provavelmente para cumprir com o projeto de arquitetura porque é um exagero esses 25cm. de qualquer forma, o que tem ai devera ser uma vigota do tipo P2 com abobadilhas de 48, o que lhe digo de caras que não aguenta com uma carga pontual de um deposito desses. Isto são questões que tem de falar é com o seu projetista para lhe fornecer a solução pontual de reforço da laje.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: epsyl0n
  7.  # 27

Viva,

As vigotas são P3 conforme demonstra as fotos e as abodilhas são 40X25 nas altura a cobertura foi feita desta forma para receber as Maquinas de Ar condicionada e Paines Termodinâmicos, neste momento também tenho 8 Painéis Solares com 2 Vigas 400kg cada e mais os Painéis de 30kg cada numa area de 4 m2 desde de Maio e até ao momento não tive qualquer problema nem nenhuma rachadela.
    No local onde pretendo colocar o Deposito já tive uma Carga de um outro deposito de 800kg desde maio também, no entanto era pequeno para o pretendido e por esse motivo pretendia mudar para o de 1000lts mas daí veio a minha preocupação deste 200kgs a mais.
    O projetista infelizmente era de uma empresa que já faliu o que torna inviável falar com ele :(
  8.  # 28

Então é porque o projetista já tinha contabilizado essas cargas para a cobertura de forma a utilizar vigotas do tipo P3 e abobadilhas um pouco menores o que diminui a área de influencia aplicada em cada vigota. as abobadilhas são de 25 ou de 20? devem ser de 20 e fica com a laje acabada com 25. Se no projeto já estava essa carga de 800kg contabilizada pode meter os 1000kg porque o projetista por regra tem 50% de coeficiente de "****ço" para sobrecargas.
  9.  # 29

Penso que exista um mal entendido em relação à dimensão das abobadilhas. Os 40x25 que são falados penso que se refiram a largura x comprimento (as abobadilhas que conheço possuem todas 25 cm de comprimento). O importante no cálculo é a altura e esta deverá ser de 12 ou 16cm (o mais comum para abobadilhas de 40 cm)

Como também já referi anteriormente a pessoa indicada a dar uma resposta final é o autor do projeto (assumindo que este foi cumprido sequer), no entanto há cálculos que pela experiência qualquer projetista de estruturas pode efetuar para descansar mais ou menos as dúvidas que existem. Todos os cálculos partem de um pressuposto que deve ser assinalado (neste caso altura final da laje, tipo de abobadilha e tipo de vigota) e é apenas com base neste pressuposto que são válidos.

Em relação ao que já foi comentado existe ainda a verificação das vigas de suporte da laje mas estas não me preocupam muito visto que a carga que se trata corresponde a menos que o peso próprio das paredes. Se a viga não aguentar as próprias paredes aguentam (normalmente a resistência das paredes de alvenaria é desprezada mas existe e é bastante significativa)

Agora temos de ter em atenção que estamos a falar de 1000 kg, não é uma carga onde um projetista com experiência se sinta mal a dar a sua opinião desde que na posse de dados relativamente suficientes. Já tive uma situação onde me queriam colocar uma grua de 40T sobre uma laje para desmontar uma grua torre e aqui suei a fazer a verificação dos cálculos (e não, não puderam colocar a grua, foi necessário uma de 100T para retirar a grua torre a uma distância superior)
  10.  # 30

Colocado por: Nuno NunesAgora temos de ter em atenção que estamos a falar de 1000 kg,

Puxem lá um bocadinho pela cabeça, e descubram como é que 1000Kg no meio de uma laje se podem transformar em duas cargas de 500kg, junto dos apoios.
  11.  # 31

Colocado por: epsyl0nPossuo uma moradia com o ultimo piso feito em "LAJE ALIGEIRADA DE VIGOTAS PRÉ – FABRICADAS de 25CM

assumi que a laje tinha 25cm, o que seria um exagero para o caso, interpretei mal neste ponto
  12.  # 32

Colocado por: Picareta
    Puxem lá um bocadinho pela cabeça, e descubram como é que 1000Kg no meio de uma laje se podem transformar em duas cargas de 500kg, junto dos apoios.

Então, são contas à preto. Tens uma obra que custa 1000, 498 são para ti, 498 para mim e 1+1 para os pretos.
  13.  # 33

fazendo umas contas, uma laje para aguentar essa carga seria uma P2-22*20-25, o que simplificando P2 é o tipo de vigota, se tem P3 na sua melhor, 22 é a dimensão das abobadilhas , o que significa que as vigotas estão afastadas entre si 22cm, 20 é a altura da vigota e 25 é a laje acabada com a lâmina de compressão.
  14.  # 34

Boas,

Consegui finalmente falar com o construtor da Obra e afirmou-me que as Vigotas são P3, indicou.me também que no local que pretendo colocar o deposito poderia ir sem ter problmeas de estrutura até às 2T m2 e que nao teria problemas com as Vigas.

Indicou--me no entanto que caso fosse ao centro da cobertura que o Maximo que aconselhava seria apenas de 1T por M2.

Obrigado a todos pelas respostas e ajudas, já fiquei mais descansado :)
  15.  # 35

As vigotas P3 não são todas iguais...
  16.  # 36

Colocado por: epsyl0nObrigado a todos pelas respostas e ajudas, já fiquei mais descansado :)

Ficou descansado porque ouviu a opinião de alguém que desconhece como é que se calcula uma laje ?
    Quando tiver uma dor de barriga vá lá perguntar-lhe o que é que deve tomar.
  17.  # 37

Ficou descansado porque ouviu a opinião de alguém que desconhece como é que se calcula uma laje ?
    Quando tiver uma dor de barriga vá lá perguntar-lhe o que é que deve tomar.

fiquei mais descansado por conseguir falar com o construtor que me fez a casa e perceber ao certo o que tinha sido implementado e os limites que podiam ser atingidos.
  18.  # 38

sem mais assunto...cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tav2000
    • ik
    • 12 dezembro 2017

# 39

Ninguém percebeu como fazia isso, coisa tão simples de resolver como o picareta disse

Bom estava a pesquisar qual o vão máximo de uma lage aligeirada e encontrei este tópico, se me souberem responder agradeço..
  19.  # 40

Colocado por: ikqual o vão máximo de uma lage aligeirada e encontrei este tópico, se me souberem responder agradeço..

depende do tipo de laje... das cargas que vai suportar.... da altura disponivel.
    MAs leia aqui este documetno
    http://www.civil.uminho.pt/lftc/Textos_files/construcoes/cp1/Cap.%20XVI%20-%20Pavimentos%20Aligeirados%20Vigados.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ik

0.0207 seg. NEW