Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Hoje vi uma instalação curiosa, não pela originalidade mas pela criatividade dá aldrabice.
    Não é o meu forte caldeiras e aquecimentos, normalmente quando as obras chegam à caldeira já estou fora.

Então
    Temos um edifício com Painéis solares planos, que alimentam um depósito de dupla serpentina.
    Esse reservatório têm resistência de apoio
    E a segunda serpentina é alimentada por uma caldeira a pellets.
    Essa caldeira a pellets faz aquecimento por radiadores.
    Então, eu estaria à espera de ver uma caldeira com saída para AQS e outra saída para radiadores. Pois não. A saída é a mesma, e quando o tubo chega à parede tem um "tê ", para a direita vai para o aquecimento e para a esquerda para o reservatório.
    Na entrada acontece o mesmo. Da direita vem do aquecimento e da esquerda do reservatório.
    Que me dizem do sistema?
  2.  # 2

Colocado por: callinasQue me dizem do sistema?
    funciona, mas não permite ter temperaturas diferentes nem é muito amigo da eficiência energética, sendo um problema no controle.
  3.  # 3

Não conheço pormenores de funcionamento, mas pondo a água a circular a mais de 60 graus, temperatura condicionada pelo circuito de radeadores, o deposito tendo válvula termostatica, então será pacífico.
    Só não percebo o que evita que a água de retorno em vez de entrar na caldeira, não vá para a serpentina do reservatório . Parece-me impossível de acontecer...
  4.  # 4

Colocado por: callinasSó não percebo o que evita que a água de retorno em vez de entrar na caldeira, não vá para a serpentina do reservatório
    por via das valvulas anti-retorno que devem de existir algures.
    • r.v
    • 11 outubro 2015

# 5

e não tem lá uma vavula de 3 vias para quando aqs estiverem nos 60% fecha para o aquecimento?
  5.  # 6

Não há válvulas anti retorno, provavelmente estarão no equipamento.
    Não tem válvula de 3 vias.
    Nem a de anticondesacao
    Concordam com este comentário: jorgealves
  6.  # 7

Colocado por: callinasNem a de anticondesacao

isso é o habitual.

0.0122 seg. NEW