Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Agradecia a vossa ajuda antes de tomar uma decisão.

    O meu vizinho construiu um barbecue/churrasqueira a 1.50 m do limite da minha propriedade. O meu prédio situa-se a um nível ou cota superior, aproximativamente 3.50 m.

    A evacuação dos fumos, causam-nos grandes incómodos e prejuízos.

    Conforme a direcção do vento, se tenho a janela do quarto ou a da sala aberta, os fumos entram directamente para dentro.

    Já participei tal facto por escrito ao Ex. Sr. Presidente da Câmara, transcrevo resposta “no que diz respeito ao fumo, parece-nos que o tipo de construção em questão provoque um fumo contínuo e diário, mas sim e apenas esporádico aquando da sua utilização”.

    Após tal resposta, fui pessoalmente falar com o SR Vereador, provando que os fumos não eram esporádico mas sim frequentes, tenho fotografias que o provam.

    O qual me respondeu que me compreendia, mas que a Câmara não podia fazer nada.

    Tinha que, quando a churrasqueira estivesse em funcionamento, chamar a GNR e apresentar queixa.

    Pergunto, a churrasqueira/barbecue do vizinho está legal ?

    Tenho medo de apresentar queixa e no fim ouvir dizer, > minha senhora, a churrasqueira está perfeitamente legal<
    • size
    • 12 outubro 2015

     # 2

    Ao abrigo do artigo 1346º do Código Civil tem todo o direito de reclamar essa situação junto da GNR.
    À partida a evacuação de fumos tem que ser conduzida até ao cume dos telhados.

    Artigo 1346.º

    - Emissão de fumo, produção de ruídos e factos semelhantes

    O proprietário de um imóvel pode opor-se à emissão de fumo, fuligem, vapores, cheiros, calor ou ruídos, bem como à produção de
    trepidações e a outros quaisquer factos semelhantes, provenientes de prédio vizinho, sempre que tais factos importem um prejuízo
    substancial para o uso do imóvel ou não resultem da utilização normal do prédio de que emanam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Julia
  2.  # 3

    E com o vizinho, já falou?
  3.  # 4

    Uma churrasqueira não e de uso permanente pelo que não e obrigada a ter chaminé até a cumieira,

    Mesmo que seja usada todos os dias continua a ser de uso esporádico,

    Um conselho: quando o fumo trazido pelo vento entrar em casa, feche a janela.
  4.  # 5

    Colocado por: ClioIIUm conselho: quando o fumo trazido pelo vento entrar em casa, feche a janela.


    E asento- me e à espera para fechar as janelas, é esse o seu conselho ?
  5.  # 6

    Colocado por: ClioIIE com o vizinho, já falou?


    O vizinho tinha a dita churrasqueira a uma distancia de uns 8 m, se a descolocou, não a quer novamente descolocar.
  6.  # 7

    Colocado por: ClioIIUma churrasqueira não e de uso permanente pelo que não e obrigada a ter chaminé até a cumieira,


    A minha dúvida está nesse pormenor. A churrasqueira tem uma chaminé, que fica a um nivel inferior ao meu telheiro, tenho que ter obrigatoriamente as janelas do meu carro fechadas, não posso por roupa a secar .. etc
  7.  # 8

    Colocado por: jorgealvesUma churrasqueira não e de uso permanente pelo que não e obrigada a ter chaminé até a cumieira,

    Mesmo que seja usada todos os dias continua a ser de uso esporádico,

    Um conselho: quando o fumo trazido pelo vento entrar em casa, feche a janela.


    e onde se baseia para dizer que não tem que que ir até á cumieira??
    a camara não que é chatices pois a chaminé da churrasqueira está ilegal e duvido que tivesse ido em projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Julia
  8.  # 9

    Mas porque é que aparecem tantos comentários com citações minhas que não fui eu que escrevi?!?

    Adiante:


    Colocado por: Julia

    O vizinho tinha a dita churrasqueira a uma distancia de uns 8 m, se a descolocou, não a quer novamente descolocar.


    Pode não querer mas ser sensível ao problema, ou arranjar forma de o mitigar.

    Quer resolver o seu problema ou quer entalar o vizinho legalmente?
  9.  # 10

    Colocado por: marco1a camara não que é chatices pois a chaminé da churrasqueira está ilegal e duvido que tivesse ido em projecto


    A churrasqueira não apareceu no projeto. Só apareceu um pequeno anexo de escassa relevância urbanística, conforme estipula a art.º 6.º do Decret-Lei 555/99.
  10.  # 11

    Colocado por: ClioIIQuer resolver o seu problema ou quer entalar o vizinho legalmente?


    ClioII, se o vizinho trabalhador independente na construção civil, descolocou a churrasqueira, acha que a vai descolocar novamente ? só se for obrigado, certo ?
  11.  # 12

    Colocado por: Julia

    ClioII, se o vizinho trabalhador independente na construção civil, descolocou a churrasqueira, acha que a vai descolocar novamente ? só se for obrigado, certo ?


    Estranha forma de estar na vida...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  12.  # 13

    Colocado por: JuliaBom dia a todos,

    Agradecia a vossa ajuda antes de tomar uma decisão.

    O meu vizinho construiu um barbecue/churrasqueira a 1.50 m do limite da minha propriedade. O meu prédio situa-se a um nível ou cota superior, aproximativamente 3.50 m.

    A evacuação dos fumos, causam-nos grandes incómodos e prejuízos.

    Conforme a direcção do vento, se tenho a janela do quarto ou a da sala aberta, os fumos entram directamente para dentro.

    Já participei tal facto por escrito ao Ex. Sr. Presidente da Câmara, transcrevo resposta “no que diz respeito ao fumo, parece-nos que o tipo de construção em questão provoque um fumo contínuo e diário, mas sim e apenas esporádico aquando da sua utilização”.

    Após tal resposta, fui pessoalmente falar com o SR Vereador, provando que os fumos não eramesporádicomas simfrequentes, tenho fotografias que o provam.

    O qual me respondeu que me compreendia,mas que a Câmara não podia fazer nada.

    Tinha que, quando a churrasqueira estivesse em funcionamento, chamar a GNR e apresentar queixa.

    Pergunto, a churrasqueira/barbecue do vizinho está legal ?

    Tenho medo de apresentar queixa e no fim ouvir dizer, > minha senhora, a churrasqueira está perfeitamente legal<


    Que seja incómodo até acredito.
    Que tenha tido grandes prejuízos por causa do fumo, não.
    Que o vizinho use a churrasqueira todos os dias, não.

    Ok, se estiver ilegal tenta pegar por ai para resolver e problema.
    E o que vai fazer se, por acaso, até estiver legal?
    Se calhar é bom começar a pensar numa solução para a questão sem ser por essa via...
  13.  # 14

    Colocado por: TyrandeQue seja incómodo até acredito.
    Que tenha tido grandes prejuízos por causa do fumo, não.
    Que o vizinho use a churrasqueira todos os dias, não.


    Não pretendo que você acredite em mim.

    Estou perante um facto, que um dia ou outro terei que resolver e convém ser o mais rapido possivel.

    Todos temos o direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender. (art. 66/1 CRP)
  14.  # 15

    Colocado por: Julia

    Não pretendo que você acredite em mim.

    Estou perante um facto, que um dia ou outro terei que resolver e convém ser o mais rapido possivel.

    Todos temos o direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender. (art. 66/1 CRP)


    Está a querer ser mais papista que o papa com essa sua resposta...

    Atire com o art. 66/1 CRP na Câmara.
    Pode ser que eles lhe dêem ouvidos.
    Ou bata na porta do vizinho e diga que está a fazer valer o seu direito/dever e não quer mais a churrasqueira lá.
    Ou então espete o dito cujo na GNR. De certeza que se estiver assim tão certa poderão ajudá-la.

    Não se esqueça de fazer o mesmo com todos os carros que passam na sua rua e despejam N de partículas bem piores que o fumo de uma churrasqueira para o ar.


    Se realmente pretende "ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado", tem um bom remédio.
    Mude-se para uma moradia individual.
    De preferência no campo.

    Se não tiver condições para o fazer, é melhor começar a tentar aprender a conviver em sociedade.
    E se o vizinho é tão "abuzador" como afirma que o é, o mesmo vale para ele.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  15.  # 16

    Colocado por: TyrandeSe realmente pretende "ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado", tem um bom remédio.
    Mude-se para uma moradia individual.
    De preferência no campo.


    e onde pensa que estou ?
  16.  # 17

    Tyrande

    não tem razão. fumo é fumo e não deve interferir com a propriedade dos outros. ou o vizinho faz a churrasqueira a céu aberto, incomodando até ele próprio, ou sobe a chaminé.
    Concordam com este comentário: treker666
    •  
      Tyrande
    • 12 outubro 2015 editado

     # 18

    Colocado por: marco1Tyrande

    não tem razão. fumo é fumo e não deve interferir com a propriedade dos outros. ou o vizinho faz a churrasqueira a céu aberto, incomodando até ele próprio, ou sobe a chaminé.


    Não estou a dar razão ao vizinho Marco.

    Estou é a dizer que a situação, da forma como foi posta, foi certamente exagerada.

    Prejuízos avultados? Em quê? Só se for no OMO para lavar a roupa que ficou com cheiro a fumo.
    Diariamente? Éh pá, quer ver que o vizinho acende a churrasqueira TODOS os dias, presumidamente na hora do almoço (pois se fosse ao jantar, de certeza que a senhora já não teria roupa a secar...)!!!!

    A questão é saber conviver em sociedade. Se o vizinho tem a chaminé irregular, que corrija.
    Agora se não a tem, como vai fazer para resolver?
    O fumo vai continuar a vir parar ao seu lado, portanto o meu conselho de se preparar para a possibilidade de arranjar outra solução que não seja " de acordo com o artigo XYZ você tem de tirar a dita daí"...

    ****, o meu vizinho de vez em quando também faz umas sardinhadas e fica tudo a cheirar a peixe. Não é por isso que vou lhe espetar com o artº nãoseidasquantas e querer entalar o homem.
    Antes de mais tentar resolver a questão com ele, ou, nessa impossibilidade e dentro do limite do aceitável, puro e simplesmente não estendo roupa naquele horário.

    Será que as pessoas não conseguem se entender umas às outras, a falarem como 2 adultos civilizados? Têm de recorrer logo à legislação?!
  17.  # 19

    Ou a Julia sobe o muro ao pé da churrasqueira.
    Não é a melhor solução..mas...
  18.  # 20

    Cara Júlia,
    É obvio que tem toda a razão.
    O problema é que, enquanto as pessoas não tiverem o mínimo de educação e de vergonha, vão continuar a incomodar os vizinhos... Provavelmente, neste tipo de situação, não há PSP que lhe possa valer... O ideal mesmo era o referido vizinho perceber até que ponto a está a incomodar quando usa a churrasqueira e tentar minimizar isso, da melhor forma...
    Concordam com este comentário: Julia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Julia
 
0.0232 seg. NEW