Iniciar sessão ou registar-se
    • smmf
    • 12 outubro 2015

     # 1

    boa tarde,
    tenho um sistema aqs termosifão e como apoio um esquentador vulcano sensor ventilado, de verão como a água aquece nos paineis está sempre desligado, o problema surge neste dias de outono com pouco sol que não é suficiente para aquecer, ligo o esquentador regulado para 41/42º, o esquentador dispara e aquece a água, mas quando a água dos paineis (morna) chega ao esquentador ele "lê" mal a temperatura em vez de aquecer a água até á temperatura seleccionada, desliga-se, resultado banhos em água morna.
    para ter a água quente tenho que aumentar muito a temperatura no esquentador, mas aí a agua fica a escaldar misturo água fria e novamente o esquentador desliga.
    o que poderá ser e como poderá ser resolvido.
  1.  # 2

    Eu tenho um esquentador igual ao seu.
    No meu caso não é termosifao, mas é circulação forçada.
    E tudo funciona Ok.
    A única questão é que no verão se a água no reservatório estiver a 40 graus, consegue-se tomar banho. Já no Outono, se a água não estiver a 40 graus, entra o esquentador como apoio, e então os 40 não são suficientes tendo de por nos 45-50 graus.
    • smmf
    • 14 outubro 2015

     # 3

    o meu problema não é aumentar a temperatura, o problema é que se o fizer a água fica tão quente que ao misturar água fria o esquentador desliga.
  2.  # 4

    Isso pode ser falta de pressão no esquentador por abrir a agua fria, devido ao esquentador estar mais alto que o nível da restante instalação e a água vai sempre para onde tem menos resistência à passagem.
    Qual a pressão de entrada na habitação?
    • smmf
    • 15 outubro 2015

     # 5

    a pressão de entrada não sei, só sei que é alta, pois tive que instalar à entrada dos painéis um "regulador de pressão", para evitar que a valvula estivesse a pingar, como a água vem dos painéis vai para o esquentador vem com menos pressão será isso?
    o esquentador está no rés do chão na cozinha e os banhos são no 1º andar.
  3.  # 6

    Experimente elevar um pouco mais a pressão no regulador de pressão e exprimente, veja até onde pode ir ao regular a pressão.
    Eu falo isto porque o meu Vulcano tem hidrogerador que faz acionar o isqueiro e as válvulas do gás.
    Quando o caudal é insuficiente ele não liga presumo que o seu seja se funcionamento idêntico.
    Possivelmente o seu está a trabalhar no limite mínimo e assim que há uma quebra no caudal de água que passa no esquentador ele desliga; momento em que liga a fria.
  4.  # 7

    Boas ppl,


    parece que tenho mesmo problema reportado. Ao ajustar a temperatura por ex a 47º ao entrar a agua que vem do painel o esquentador apresenta sinal que está ligado atraves de painel solar, a questão é que a agua está morna nao havendo razao para o esquentador se desligar assumindo que a agua está à temperatura escolhida . por vezes mesmo aumentando a temperatura ate 60º esquentador nunca se liga.

    acredito que seja o sensor de temperatura de entrada que está a dar informação inccorecta ao modulo que faz desligar o esquentador.


    obrigado
  5.  # 8

    Alguma ajuda ?
  6.  # 9

    Provavelmente tem a sonda avariada.
  7.  # 10

    Já experimentou utilizar apenas o esquentador para ver se funciona bem sem a água proveniente do painel?
 
0.0149 seg. NEW