Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá de novo! Hoje estou inspirado para as dúvidas!

    Mudamos há pouco para um T4 duplex (último andar) que tem telhados voltados para nascente, sul e poente. Vejo que há prédios vizinhos em que os moradores (alguns, pelo menos) instalaram um painel solar com depósito (termosifão, suponho) e pergunto-me se, no nosso caso de família de 4 pessoas essa solução seria vantajosa e qual o tempo médio de recuperação do investimento. Neste momento a AQS provém unicamente de uma caldeira Vulcano, que também "energiza" o aquecimento central. Há ao lado da caldeira um tubo tapado que pergunto-me se será algo relacionado com uma pré-instalação para paineis solares? Caso contrário não sei de onde vem/para onde vai... No caso de não haver essa pré-instalação, a instalação é complicada/demorada? Que custo pode ter? Já vi os sistemas de painel termosifão com depósito de 200L por volta de 1200€ (Junkers, vulcano, baxi)...

    Muito por aqui devem ter estas soluções instaladas, pelo que agradecia o vosso feedback e/ou experiências.

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    O tubo que está tapado deve ser um tubo de esgoto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
    • eu
    • 13 outubro 2015

     # 3

    A sua caldeira é a gás natural? Se for esse o caso deixe-se estar quieto, pois o período de amortização no seu caso é longo e se tiver custos de manutenção frequentes, lá se vai a poupança...
    Concordam com este comentário: Nuno Nunes, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  3.  # 4

    Pois, não sei se é esgoto... tem o mesmo diâmetro dos tubos que entram/saem da caldeira e está mesmo ao lado deles... e está tapado com uma tampa metálica roscada, daquelas com o topo quadrado para a chave.

    Sim, a caldeira é a gás natural. Portanto, mais vale não deitar fora dinheiro porque provavelmente vou ter problemas/reparações/chatices antes sequer de recuperar o investimento?
  4.  # 5

    Para ter uma ideia do tempo de retorno posso dizer que para habitações varia normalmente entre 12 e 20 anos (sem contar com a manutenção que anda à volta de 50 a 75€ ano, mas esta deveria ser efetuada a todos os sistemas, incluindo as caldeiras)
    Nas habitações normalmente não compensa se tiver gás natural e compensa mais se tiver ligação de água quente para as máquinas de lavar.

    Onde compensa muito é nos serviços e turismo com grande consumo ou se tiver uma piscina para aquecer. (Já vi um sistema com um custo superior a 100 000€ com um retorno de 3 anos)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  5.  # 6

    OK, muito obrigado pelo feedback. Vamos então riscar essa ideia.

    Cumprimentos a todos!
 
0.0094 seg. NEW