Iniciar sessão ou registar-se
    • alc
    • 13 outubro 2015 editado

# 1

Na construção da minha casa, deixei dois circuitos de água separados:

-Água do furo;
    -Água da rede.

No furo tenho montada uma bomba da Joval, modelo 41,5 29F, 1,1KW e 1,5Cv. Com quadro digital.
    Agora que a obra está quase concluída, surge-me esta dúvida, usar um Autoclave (com ou sem membrana) ou um variador de velocidade.

Variador de velocidade: http://www.hidraulicart.pt/loja-online/controladores-de-pressao/variador-de-velocidade-para-bombas-speedmatic-easy-9/

O que me dizem? Qual a melhor opção?
    • alc
    • 14 outubro 2015

# 2

Então pessoal entendido nesta área ??
    • MDA
    • 14 outubro 2015 editado

# 3

Variador sem balão. Eu substitui tudo. Agora e tudo presscontroll ou variador. No máximo um balão de 25l para evitar golpes de ariete. Os balões so dão problemas, e se for a ver so o variador até fica mais barato. Use é um bom instalador. Se começar a falar que não presta ou a por defeitos, mande-o embora, é sinal que não percebe patavina da coisa e só vai fazer m3 - rda.
    • alc
    • 15 outubro 2015

# 4

Colocado por: MDAVariador sem balão. Eu substitui tudo. Agora e tudo presscontroll ou variador. No máximo um balão de 25l para evitar golpes de ariete. Os balões so dão problemas, e se for a ver so o variador até fica mais barato. Use é um bom instalador. Se começar a falar que não presta ou a por defeitos, mande-o embora, é sinal que não percebe patavina da coisa e só vai fazer m3 - rda.

Obrigado pelo seu comentário :)

A minha dúvida é, ao usar um variador de pressão, por exemplo este http://www.hidraulicart.pt/loja-online/controladores-de-pressao/variador-de-velocidade-para-bombas-speedmatic-easy-9/ , sempre que se abra uma torneira, a bomba ñ vai estar sempre a trabalhar? Com o uso deste variador, a bomba ñ vai arrancar mais vezes?
  1.  # 5

Colocado por: alc

Obrigado pelo seu comentário :)

A minha dúvida é, ao usar um variador de pressão, por exemplo estehttp://www.hidraulicart.pt/loja-online/controladores-de-pressao/variador-de-velocidade-para-bombas-speedmatic-easy-9/, sempre que se abra uma torneira, a bomba ñ vai estar sempre a trabalhar? Com o uso deste variador, a bomba ñ vai arrancar mais vezes?
    Sim a bomba vai trabalhar sempre que houver consumo, a bomba aumenta e diminui a frequência em função do consumo, tem a vantagem de assegurar uma maior longevidade dos empanques e rolamentos da bomba devido a não ser sujeita a arranques bruscos.
    Tanto um sistema como outro se bem instalados funcionam bem, se tiver €€ aposte no variador de frequência, se quiser mais barato coloque o sistema pára arranca.
    Tenha atenção é a tensão de alimentação da bomba se é em 230VAC ou 400VAC, de modo a seleccionar o variador de frequência correcto
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
    • alc
    • 20 outubro 2015

# 6

Colocado por: JancidoSim a bomba vai trabalhar sempre que houver consumo, a bomba aumenta e diminui a frequência em função do consumo, tem a vantagem de assegurar uma maior longevidade dos empanques e rolamentos da bomba devido a não ser sujeita a arranques bruscos.
    Tanto um sistema como outro se bem instalados funcionam bem, se tiver €€ aposte no variador de frequência, se quiser mais barato coloque o sistema pára arranca.
    Tenha atenção é a tensão de alimentação da bomba se é em 230VAC ou 400VAC, de modo a seleccionar o variador de frequência correcto
    Concordam com este comentário:jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgealves

Liguei para a fábrica da minha bomba (Joval), e questionei a possibilidade do uso de um Variador de pressão, mas eles aconselharam-me a usar um autoclave com membrana!!
    • alc
    • 20 outubro 2015

# 7

Consigo um Autoclave de Fibra de 180L igual a este por 350€ : http://www.hidraulicart.pt/loja-online/autoclaves-fibra/autoclave-fibra-wellmate/
  2.  # 8

Liguei para a fábrica da minha bomba (Joval), e questionei a possibilidade do uso de um Variador de pressão, mas eles aconselharam-me a usar um autoclave com membrana!!
    Aconselharam a usar o sistema com vaso de expansão pois é o mais comum e que consegue arranjar com mais facilidade, pois sistema de variação de frequência em função da pressão já não são sistemas para qualquer um, já é necessário entrar em campos de programações electrónicas e electricidade mais complexa. Se não arranja quem lhe faça a instalação de variador de frequência em condições avance para o sistema de vaso de expansão.
    Vou-lhe ser sincero, eu já programei sistemas de variação de frequência para bombagem (hidropressoras) e o que instalei em minha casa foi o sistema de vaso de expansão, :) , em casa de ferreiro ...
    No sistema de hidropressora necesita de : Variador de frequência + sensor de pressão ( e para o sistema funcionar muito bem também necessita de um pequeno vaso de expansão de modo a estabilizar as pressões)
    No sistema de vaso de expansão necessita de: Vaso de expansão + pressostato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alc
    • MDA
    • 26 outubro 2015

# 9

Colocado por: alcLiguei para a fábrica da minha bomba (Joval), e questionei a possibilidade do uso de um Variador de pressão, mas eles aconselharam-me a usar um autoclave com membrana!!

Se pode usar o variador use. Use tambem um tipo que saiba o que faz, que são raros.
    Disseram isso poque são bacocos e não querem assumir responsabilidades. Eles proprios vendem quadros com variador para toda a gama, só com preços diferentes dos que mencionou. Quando as pessoas ignoram, fogem sempre para o que usam habitualmente e não evoluem, dai a resposta.
    • alc
    • 19 janeiro 2016

# 10

Voltando a este assunto, o picheleiro que me fez os trabalhos de águas e esgotos aconselho-me a instalar um Autoclave em fibra, e disse que um de 75L seria o suficiente para minha casa.

O que acham é suficiente? O facto de ser de 75L, 120L, 150L......... a única coisa que faz é a bomba trabalhar mais ou menos vezes?
    • alc
    • 20 janeiro 2016

# 11

Ninguém ajuda??
  3.  # 12

Colocado por: alcNinguém ajuda??
    Não é fácil pois é preciso saber o caudal da bomba assim como diâmetros de tubagem etc. O seu instalador deverá saber melhor do que ninguém isso.
    • alc
    • 20 janeiro 2016

# 13

Colocado por: Jancidobomba da Joval, modelo 41,5 29F, 1,1KW e 1,5Cv

A bomba é uma Joval, modelo 41,5 29F, 1,1KW e 1,5Cv.
    O diâmetro da tubagem penso ser o normal!!
  4.  # 14

A bomba é uma Joval, modelo 41,5 29F, 1,1KW e 1,5Cv.
    O diâmetro da tubagem penso ser o normal!!
    Pois mas isso não é assim, tem que ver pela altura do poço a pressão de trabalho etc. depois vai á curva de funcionamento da bomba e vê qual o caudal da bomba, de modo a conseguir saber quanto tempo leva a encher esse autoclave.
    Mas basicamente quanto maior fôr o vaso menos vezes arranca e pára a bomba, penso que para esse caso em especifico um vaso de expansão com 50 Lts já é suficiente se colocar de 75 também não estará desajustado. Eu tenho uma bomba de potência equivalente com um vaso de 50 Lts.
    • alc
    • 20 janeiro 2016

# 15

Colocado por: JancidoPois mas isso não é assim, tem que ver pela altura do poço a pressão de trabalho etc. depois vai á curva de funcionamento da bomba e vê qual o caudal da bomba, de modo a conseguir saber quanto tempo leva a encher esse autoclave.
    Mas basicamente quanto maior fôr o vaso menos vezes arranca e pára a bomba, penso que para esse caso em especifico um vaso de expansão com 50 Lts já é suficiente se colocar de 75 também não estará desajustado. Eu tenho uma bomba de potência equivalente com um vaso de 50 Lts.

Ele aconselhou-me um de fibra de 75L, mas que o de 65L também era suficiente. Mas que pela diferença de preço, era melhor instalar o de 75L.

E depois tive uma pessoa conhecida que me deu um orçamento para um de fibra de 180L, dizendo que era o ideal para a minha casa.
    O meu picheleiro disse que acima de 120L já era considerado "industrial".

Qual a sua opinião? Instalo o de 75L?
  5.  # 16

Ele aconselhou-me um de fibra de 75L, mas que o de 65L também era suficiente. Mas que pela diferença de preço, era melhor instalar o de 75L.

E depois tive uma pessoa conhecida que me deu um orçamento para um de fibra de 180L, dizendo que era o ideal para a minha casa.
    O meu picheleiro disse que acima de 120L já era considerado "industrial".

Qual a sua opinião? Instalo o de 75L?
    Acho que o seu picheleiro tem razão um de 120L é já grandito para uma casa. Na minha opinião instalava o de 75L.
    • alc
    • 7 abril 2016

# 17

Para dar continuidade a este tópico, e para ficarem a saber qual foi a decisão, acabei por instalar um autoclave em fibra "Pentair Wellmate" de 75L. Custou 170€.
    Até agora, sem problemas.
  6.  # 18

bom preço!! de tabela anda muito mais caro!
    • alc
    • 7 abril 2016

# 19

Colocado por: Sergio Rodriguesbom preço!! de tabela anda muito mais caro!

Também achei o preço muito bom. Foi o picheleiro que me fez a casa que o instalou.

0.0198 seg. NEW