Colocado por: MDAVariador sem balão. Eu substitui tudo. Agora e tudo presscontroll ou variador. No máximo um balão de 25l para evitar golpes de ariete. Os balões so dão problemas, e se for a ver so o variador até fica mais barato. Use é um bom instalador. Se começar a falar que não presta ou a por defeitos, mande-o embora, é sinal que não percebe patavina da coisa e só vai fazer m3 - rda.
Colocado por: alcSim a bomba vai trabalhar sempre que houver consumo, a bomba aumenta e diminui a frequência em função do consumo, tem a vantagem de assegurar uma maior longevidade dos empanques e rolamentos da bomba devido a não ser sujeita a arranques bruscos.
Obrigado pelo seu comentário :)
A minha dúvida é, ao usar um variador de pressão, por exemplo estehttp://www.hidraulicart.pt/loja-online/controladores-de-pressao/variador-de-velocidade-para-bombas-speedmatic-easy-9/, sempre que se abra uma torneira, a bomba ñ vai estar sempre a trabalhar? Com o uso deste variador, a bomba ñ vai arrancar mais vezes?
Colocado por: JancidoSim a bomba vai trabalhar sempre que houver consumo, a bomba aumenta e diminui a frequência em função do consumo, tem a vantagem de assegurar uma maior longevidade dos empanques e rolamentos da bomba devido a não ser sujeita a arranques bruscos.
Tanto um sistema como outro se bem instalados funcionam bem, se tiver €€ aposte no variador de frequência, se quiser mais barato coloque o sistema pára arranca.
Tenha atenção é a tensão de alimentação da bomba se é em 230VAC ou 400VAC, de modo a seleccionar o variador de frequência correctoConcordam com este comentário:jorgealvesEstas pessoas agradeceram este comentário:jorgealves
Colocado por: alcAconselharam a usar o sistema com vaso de expansão pois é o mais comum e que consegue arranjar com mais facilidade, pois sistema de variação de frequência em função da pressão já não são sistemas para qualquer um, já é necessário entrar em campos de programações electrónicas e electricidade mais complexa. Se não arranja quem lhe faça a instalação de variador de frequência em condições avance para o sistema de vaso de expansão.
Liguei para a fábrica da minha bomba (Joval), e questionei a possibilidade do uso de um Variador de pressão, mas eles aconselharam-me a usar um autoclave com membrana!!
Colocado por: alcLiguei para a fábrica da minha bomba (Joval), e questionei a possibilidade do uso de um Variador de pressão, mas eles aconselharam-me a usar um autoclave com membrana!!
Colocado por: alcNinguém ajuda??Não é fácil pois é preciso saber o caudal da bomba assim como diâmetros de tubagem etc. O seu instalador deverá saber melhor do que ninguém isso.
Colocado por: Jancidobomba da Joval, modelo 41,5 29F, 1,1KW e 1,5Cv
Colocado por: alcPois mas isso não é assim, tem que ver pela altura do poço a pressão de trabalho etc. depois vai á curva de funcionamento da bomba e vê qual o caudal da bomba, de modo a conseguir saber quanto tempo leva a encher esse autoclave.
A bomba é uma Joval, modelo 41,5 29F, 1,1KW e 1,5Cv.
O diâmetro da tubagem penso ser o normal!!
Colocado por: JancidoPois mas isso não é assim, tem que ver pela altura do poço a pressão de trabalho etc. depois vai á curva de funcionamento da bomba e vê qual o caudal da bomba, de modo a conseguir saber quanto tempo leva a encher esse autoclave.
Mas basicamente quanto maior fôr o vaso menos vezes arranca e pára a bomba, penso que para esse caso em especifico um vaso de expansão com 50 Lts já é suficiente se colocar de 75 também não estará desajustado. Eu tenho uma bomba de potência equivalente com um vaso de 50 Lts.
Colocado por: alcAcho que o seu picheleiro tem razão um de 120L é já grandito para uma casa. Na minha opinião instalava o de 75L.
Ele aconselhou-me um de fibra de 75L, mas que o de 65L também era suficiente. Mas que pela diferença de preço, era melhor instalar o de 75L.
E depois tive uma pessoa conhecida que me deu um orçamento para um de fibra de 180L, dizendo que era o ideal para a minha casa.
O meu picheleiro disse que acima de 120L já era considerado "industrial".
Qual a sua opinião? Instalo o de 75L?
Colocado por: Sergio Rodriguesbom preço!! de tabela anda muito mais caro!