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  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Gostaria de que fosse discutido as vantagens e desvantagens destes dois tipos de tratamentos de ferro e em termos práticos, qual destes revestimentos é mais adequado para gradeamentos e portões exteriores. Estamos a falar em ambientes não muito corrosivos, como é a zona centro do país a cerca de 30 km da costa.

    Tenho várias propostas dos quais umas empresas recomendam galvanização e outros metalização, havendo diferença de valores (significativas no meu entender).

    Obrigado.
  2.  # 2

    Portões em chapa ou tubos/barras?
  3.  # 3

    Metalização - Após limpeza do metal (normalmente por decapagem) é feita uma projeção a quente por chama ou eletrização de zinco sobre a superfície metálica.
    Galvanização - Após limpeza do metal é efetuado um banho em ácido e depois um banho numa solução de zinco.

    No caso de possuirmos orifícios ou tubos a galvanização permite uma melhor deposição do zinco nestes orifícios, no entanto devido a ser um banho temos um limite do dimensão da peça (o limite da dimensão da cuba onde é efetuado o banho). A metalização devido a ser uma projeção não possui limite do tamanho da peça mas possui uma penetração deficiente em orifícios. Em peças muito grandes poderá até ser efetuada in-situ.

    Eu pessoalmente gosto mais da galvanização no entanto longe de atmosferas corrosivas o custo manda muito.
  4.  # 4

    Colocado por: Rui A. B.Portões em chapa ou tubos/barras?


    Os portões serão em estrutura de ferro tubular (secção redonda, quadrada, rectangular,...) e forrados em chapa (apenas do lado exterior).
  5.  # 5

    Colocado por: santosvieira

    Os portões serão em estrutura de ferro tubular (secção redonda, quadrada, rectangular,...) e forrados em chapa (apenas do lado exterior).


    Nesse caso recomendo trabalhar com chapa zincor e estrutura metalizada. A estrutura é metalizada e depois é fixa a chapa, se houver intervenções de soldadura pontuais pode corrigir com zinco a frio. Na metalização a pintura é mais fácil do que na galvanização.

    Não me parece boa ideia fazer um portão com chapa e depois ir galvanizá-lo, com a temperatura a que é sujeito pode ficar com marcas e lombos na chapa.
    Concordam com este comentário: Riscador, bjsilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
  6.  # 6

    Colocado por: Rui A. B.

    Nesse caso recomendo trabalhar com chapa zincor e estrutura metalizada. A estrutura é metalizada e depois é fixa a chapa, se houver intervenções de soldadura pontuais pode corrigir com zinco a frio. Na metalização a pintura é mais fácil do que na galvanização.

    Não me parece boa ideia fazer um portão com chapa e depois ir galvanizá-lo, com a temperatura a que é sujeito pode ficar com marcas e lombos na chapa.
    Concordam com este comentário:Costa Martins arq
    Estas pessoas agradeceram este comentário:santosvieira


    Então depreendo que o melhor será ferro metalizado, certo?
  7.  # 7

    Colocado por: santosvieira

    Então depreendo que o melhor será ferro metalizado, certo?


    Mais importante do que tratamento anti-corrosivo é a forma como são fabricados. Qualquer das duas soluções pode ser válida, desde que o método de construção seja apropriado.
  8.  # 8

    Nas obras que trabalhei era sempre exigido galvanização a quente com x micrómetros de espessura.
    Mas tratava-se de postes, esteiras de cabos, parafusos, estruturas de apoio a equipamentos, etc.. O cuidado chegava ao ponto de até colocar borrachas entre materiais diferentes para evitar a corrosão galvânica.

    cumps
  9.  # 9

    Colocado por: electraoNas obras que trabalhei era sempre exigido galvanização a quente com x micrómetros de espessura.
    Mas tratava-se de postes, esteiras de cabos, parafusos, estruturas de apoio a equipamentos, etc.. O cuidado chegava ao ponto de até colocar borrachas entre materiais diferentes para evitar a corrosão galvânica.

    cumps


    Em determinados produtos é mais prático utilizar a galvanização, e os postes são disso exemplo, tal como todo o tipo de parafusos.

    O que não quer dizer que a metalização, sendo bem feita, não tenha a mesma capacidade anticorrosiva.

    Edit: Se reparar, grande parte dos produtos galvanizados não são pintados. Eu não gosto muito de pinturas em material galvanizado. Bem sei que há tintas próprias e tal mas mesmo assim não gosto.
  10.  # 10

    Como conheço pessoalmente a galvanização, é dos melhores processos de tratamento de superfície, o mínimo recomendado nas estruturas que trabalho são 85 microns. Como referiram ao mergulhar uma estrutura, e especialmente chapas em zinco a mais de 400 graus surgem empenos e nas chapas pior. Muitos dos trabalhos que fazemos são estruturas tubulares , nada do género de portões, pode ser uma hipótese para gradeamentos dependendo do tipo de gradeamento pretendido. Para pintar, por norma depois de galvanizar vai ao jato de areia, muito ligeiro apenas para retirar alguns excessos de zinco e conseguir uma superfície melhor para a tinta aderir, a tinta depois terá de ser própria para galvanizado.

    A maioria das vezes a metalização se for tudo bem feito é mais que suficiente.
  11.  # 11

    O tratamento anticorrosivo por metalização se for bem executado é tão bom como a galvanização por zincagem. A prova disso é que as pontes metálicas que toda a gente conhece e que algumas até são centenárias, não foram às tinas de zincagem. No entanto elas estão lá para durar mais uns bons anos.
  12.  # 12

    Se for para pintar por cima é preferível a metalização, a tinta fixa melhor.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Riscador
  13.  # 13

    Bom bom é assegurar-se que o tubo usado não tem ferrugem anterior antes de ser trabalhado (caso contrário a corrosão progride de dentro para fora) e que as soldaduras não fiquem com buracos por onde a humidade se possa infiltrar.
    Concordam com este comentário: NMCoutinho
 
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