Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: jorgealves com muita madeira disponível que fica a 180€/ton,

Diga a esse senhor que anda a ser roubado, na minha zona (Aveiro) compro a 35€-45€/ton (descarregada em casa)
  2.  # 22

Colocado por: rnja4Real
    Diga a esse senhor que anda a ser roubado, na minha zona (Aveiro) compro a 35€-45€/ton (descarregada em casa)

portanto voce compra a lenha a uma media de 4 centimos o quilo? qual é o tipo de lenha?
  3.  # 23

Colocado por: Anonimo18072022A
    A grande maioria das marcas/fornecedores tem termóstatos programáveis que permitem gerir e programar de forma independente o aquecimento em cada um dos compartimentos.

Bem as contas que apresentam são para que áreas?

As minhas contas são para 200 m2.
    A não ser a warmup, todos os outros têm cronostatos simples com programação simples. Ok tem programação, mas para ser eficiente tens de ir mais além. Algo que consegues com os cronostatos da warmup, consegues ver evolução de consumos w perceber que talvez 1 grau faça diferença na conta da Luz, perceber o que se consome em cada divisão etc, etc. Perceber que a conta da luz este mês já vai cara e talvez passar um pouco de frio...
    No meu caso estou ponderar o elétrico, mas por 9mil euros de lado numa conta com os quais vou pagando ao longo dos anos. Se não ponho esse 9 mil, não consigo anualmente ter capital para pagar a luz do Pre.

Os fotovoltaico são interessantes mas se no pre pode dar jeito então com uma bomba de calor ainda mais. Já para não falar se tiveres figueira em casa.

Relativamente aos orçamentos, pois bem para uma casa de 200m2 é o orçamento que tenho de PRE começa nos 4500 e acaba nos 6500.
    Já para não falar de algumas coisas adicionais que deves ter, por exemplo 1 a 2 delastradores no quadro que custa 300 euros cada 1.
  4.  # 24

Colocado por: callinasÉ simples,
    Para te aquecer a casa o PRE gasta por exemplo 12 unidades
    Para PRH a máquina com COP 3 só precisa gastar 4 unidades
    O que difere, o PRH tem de trabalhar durante muito mais tempo que o PRE para o mesmo conforto. Mas será que o PRH trabalha 3 vezes mais que o PRE, não, nem 2 vezes mais.
    Assim, é necessário parametrerizar bem o PRE para que que as coisas se meramente sejam equivalentes. Depois como poupasse cerca de 10 mil euros, esses 10 mil euros da para pagar luz durante muito tempo. O problema é que não somos nenhum Deco, onde o dinheiro sobra todos os meses, normalmente somos pessoas com empréstimo e não temos disponibilidade para pagar 300 euros de luz por mês. Por outro lado os 10 mil do prh estão diluídos bnum empréstimo que ainda não pagamos.

Estes números da reacção e do prh necessitar de trabalhar 3 x mais, gostava qu os fundamentasse melhor.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 16 outubro 2015

# 25

Colocado por: loverscoutportanto voce compra a lenha a uma media de 4 centimos o quilo? qual é o tipo de lenha?

Por esses valores, só pode ser pinho.
  5.  # 26

Colocado por: pc ferreira

Estes números da reacção e do prh necessitar de trabalhar 3 x mais, gostava qu os fundamentasse melhor.
    Concordam com este comentário:eu

Leia lá se faz favor ;

Mas será que o PRH trabalha 3 vezes mais que o PRE, (?)
    não,
    nem 2 vezes mais...

Para quem não percebe faço ainda um esquema.
    Para um prh de COP 4 gastar tanta luz na bomba de calor, teria de trabalhar 3 vezes mais tempo que um PRE, isto porque o prh demora mais tempo a aquecer ou a fazer um acréscimo no aquecimento que o PRE
  6.  # 27

Vc e as afirmações convictas e neste caso erradas.
    No modelo que deixei acima pode introduzir o preço kw, a potência instalada e ter acesso aos consumos.

Não preciso do modelo, quando se pede orçamento as empresas que indiquei no início do tópico, eles têm o cuidado de indicar as potências instaladas por divisões.
    Além disso a sua abordagem aos consumos São muito otimistas, ou eu é que sou friorento.
    A não ser a warmup que permite uma gestão mais avançada, todos os outros têm cronostatos de programação diária e semanal. Mais nenhum lhe dá consumos diários, mensais evolucao de consumos, a não ser que faça Domotica com o sistema.
  7.  # 28

Essa do trabalhar mais ou menos não consigo perceber.

O que sei é o consumo m2/hora em w.
  8.  # 29

Acredito que sim, Então diga lá uma marca além da warmup que permita isso?
  9.  # 30

Colocado por: alexp
    Sim, mas para ajudar a justificar o PRH precisamos de uma moradia mal isolada e de um custo por KW de electricidade elevado. O fotovoltaico baixa o custo do KW, acabando por favorecer mais o PRE.

Por exemplo no caso que o Jorge Alves apresentou de 370.00 eur ano já com AQS. Provavelmente serão 250.00 eur para aquecimento. Sendo bonzinho e admitindo um COP de 3,5 daria 875.00 eur ano com PRE (3,5 x 250), ou seja 625.00 eur ano de diferença. Ao fim de 15 anos seriam 9375 eur!

Quanto mais isolada for a moradia, menos vantagem tem o PRH face ao PRE.

De grosso modo podemos afirmar que o PRE gasta 3,5 vezes mais que o PRH. Mas uma coisa é uma habitação que gaste 50eur com PRH por mês, e outra que gaste 350eur por mês com PRH. Com PRE, uma vai gastar 175.00 eur por mês e a outra vai gastar 1225 eur por mês.

Numa o PRH é a escolha lógica, na outra já não será bem assim.

PS: Isto partindo do principio que não necessitamos de arrefecimento, e não pensando em AQS. Nesses cenários tem que se pensar muito bem antes de avançar para o PRE.
    aquela bomba de calor contabiliza a energia consumida e a energia produzida e tem um SCOP efectivo de 5,07,

O consumo foi exactamente de 318€ em 12 meses e com as AQS incluídas e sem outra fonte de energia.
  10.  # 31

Sim conheço, e provavelmente também se lembrará que lhe pedi cotação para o sistema (deduzo que foi você que me deu orçamento) . Também sabe que em anexo me mandou esses vídeos. Também saberá que esse cronostato nada tem a ver com as potencialidades do da warmup, embora mais evoluídos que a generalidade. E também saberá que para uma casa de 190 m2 o valor era de salvo erro quase 6mil euros.
    Em que discordamos,? Nos consumos...

Como pode constatar no segundo post enumerei várias empresas, já reuni muitos dados para tirar conclusões. Claro não sou conhecedor de tudo, mas sei
    Os princípios básicos da coisa para poder escolher.
  11.  # 32

Colocado por: callinasAtualize ai as suas contas.
    Prh 17 mil
    Pre 6.5 mil
    Não sei os consumos só prh
    Mas do PRE não são 700 anuais. Eu aponto para os 1200 euros anuais numa casa de 200 m2 onde nem tudo está climatizado.
    Como estamos os gastos com manutenção ?
    essas contas do prh já incluem solar térmico?
    E que no pré não tem.

Mais logo coloco os gráficos de consumo de uma solução prh com bomba de calor.
  12.  # 33

Colocado por: josearaujoOra, muito boa noite a todos.
    Estando eu a reconstruir a minha casa, surgiu-me a ideia de colocar piso radiante eléctrico.
    Assim, pergunto a quem saiba dar alguma informação.
    Onde se vende em Lisboa piso radiante, cabo ou já rede, levando as medidas em metros quadrados do pavimento?
    Dos vídeos que vi e informação que li não consegui perceber qual o produto que leva entre o chão e o piso radiante. É que suponho que leve algo que faça reflectir o calor para cima e não se dissipe para a terra.
    Tenho o chão lizinho que antes tinha tacos. Antes de colocar o cabo radiante suponho que leve algo que ajude a radiar o calor para cima!
    Obrigado pela ajuda.
    josé Araújo

Começa a época.
    Sabido q o calor sobe, o chão é um mundo a explorar.
    Que tal um piso radiante nuclear... umas pantufas familiares.
    O mercado não dorme, vai fazer parecer q estamos na Sibéria.
    Cmps!
  13.  # 34

Expliquem-me uma coisa.
    Se tenho uma casa na qual preciso de xxx kwh para aquecer por PRE, radiadores elétricos,
    para prh com uma máquina bomba de calor de COP 3 vou precisar se tres vezes menos energia, certo? Ou o radiante já tem COP acima de 1?
    Por outro lado sei que o meu perfil de consumos, hoje tenho radiadores elétricos e gasto 340 euros de luz nos meses de inverno para uma casa de 100 m2 é chego a ter frio se vou para uma casa de 200 m2 com mesmos níveis de isolamento, portanto devo gastar o dobro com PRE e talvez metade com PRH.
    Onde falha o meu raciocínio?
  14.  # 35

Tem que ver as coisas como um sistema. Tem dentro do prh desde 46w/m2 até 145.
    No pré desde 136w/m2 até 275w/m2.

Depois como os produz é outro assunto.
  15.  # 36

Se era para mim...não o conheço...
    Contudo o modelo da Warmup não tem nenhuma função a mais do que o modelo que lhe indiquei.

Peço desculpa então, tenho orçamento dessa mesma marca e mandaram-me esses mesmos vídeos.
  16.  # 37

Colocado por: pc ferreiraTem que ver as coisas como um sistema. Tem dentro do prh desde 46w/m2 até 145.
    No pré desde 136w/m2 até 275w/m2.

Depois como os produz é outro assunto.

O que reparo é que para a mesma divisão tenho 1200 watt de pre e 1460 de PRH.
    Ou seja no global as propostas de PRE têm menos watt que as de PRH.
  17.  # 38

Colocado por: callinas

De necessidas (consumo) ou de emissão?
  18.  # 39

Colocado por: callinas

E esta a comparar que prh com que pre?
  19.  # 40

Ok só do aquecimento sem qualquer resistência térmica e com que capacidade de produção por m2?

0.0301 seg. NEW