Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: Anonimo18072022CO que não faz sentido é desligar totalmente o piso radiante durante o inverno.
    Faz sentido com a utilização de termóstatos programáveis definir os cenários de utilização e escolher por exemplo 20ºC quando se está em casa e uma temperatura mais baixa quando não se está (diria 17ºC). Obviamente que estas temperaturas são um exemplo.

Colocado por: rjmpiresO que não faz sentido é gastar mais em 14h que em 24h.

Foi o que eu disse, mas por outras palavras.

Colocado por: Anonimo18072022CE com o ligar ocasionalmente ou apenas quando se quer, uma das justificações para consumos exagerados.

Conhece alguém que use o PRE durante todo o inverno? A maioria dos relatos que ouço/leio dizem que isso só acontece bo início 😂
    • NPRP
    • 30 novembro 2020

# 82

Colocado por: rjmpiresHavendo disponibilidade financeira e se o objetivo for ter o conforto máximo, penso que o PRH será o melhor.
    Se não houver grande folga no orçamento, um recuperador de calor também ajuda a aquecer a casa e possivelmente com 1ton/ano fazem a festa, mais um casaquinho ou uma mantinha e está a questão resolvida.
    Se têm crianças pequenas ou estão a pensar ter filhos até podem ponderar deixar PRE em algumas divisões para ligar ocasionalmente no inverno.
    Há várias opções para todas as carteiras.
    Se tiverem oportunidade de ir a casa de algum amigo/conhecido na zona onde vão construir "sentir" o tipo de isolamento e climatização que tem, seria o ideal.

Epaa, isso não é bom conselho... entras na casa de um amigo próximo e que vive próximo e que por acaso até tem PRH e depois descobres que já não vais querer outra coisa.. tem é de haver carteira para isso... 😂
    • NPRP
    • 30 novembro 2020

# 83

Colocado por: Anonimo18072022C
    Sim...provavelmente umas boas centenas :-))

Tb conheço. Na grande maioria ou devido a isolamento térmico deficiente, mau dimensionamento ou má utilização.

Demasiadas variáveis para arriscar.. passar a ser mais um caso que só ligou um PRÉ meia dúzia de vezes.. o PRH é mais fiável e menos sujeito a “sustos”.
    • NPRP
    • 30 novembro 2020

# 84

Mas é incomparável o custo de aquisição de um e do outro, isso é inquestionável!
    Concordam com este comentário: rjmpires
  2.  # 85

Colocado por: Anonimo18072022CSim...provavelmente umas boas centenas :-))

E tem relatos/feedback de consumos mensais com o sistema ligado 24h durante 5meses?

Colocado por: NPRP
    Epaa, isso não é bom conselho... entras na casa de um amigo próximo e que vive próximo e que por acaso até tem PRH e depois descobres que já não vais querer outra coisa.. tem é de haver carteira para isso... 😂

Eu acho que se houver folga é um bom investimento no conforto, não havendo... É escolher outro 😛

Colocado por: NPRPMas é incomparável o custo de aquisição de um e do outro, isso é inquestionável!

É a maior barreira com certeza!
    Um item que pode custar 10% do total da habitação dá que pensar
  3.  # 86

Demasiadas variáveis para arriscar.. passar a ser mais um caso que só ligou um PRÉ meia dúzia de vezes.. o PRH é mais fiável e menos sujeito a “sustos”.
    ideia errada também
    • NPRP
    • 30 novembro 2020

# 87

Colocado por: callinasideia errada também

Porque...?!
  4.  # 88

Então temos o seguinte cenário: casa com 180m2 bem isolada, capoto 8cm e lã de rocha 5cm no interior.

Com PRE ligado apenas as horas em que se está em casa 17h ás 00h, pois tem uma atuação mais rápida (depois tem a inercia do chão e tal pode ser que se aguente até de manhã ou não) gastará X kwh

Num PRH em que teoricamente temos de ter aquilo ligado 24h, mesmo com bomba de calor com COP xpto não gastará mais?
  5.  # 89

Isso já é uma questão para o seu técnico da térmica ele deve ter os dados energéticos da sua casa.
    • eu
    • 30 novembro 2020

# 90

Colocado por: paulosNum PRH em que teoricamente temos de ter aquilo ligado 24h, mesmo com bomba de calor com COP xpto não gastará mais?

Não.

No fundo, você vai ter que libertar o mesmo número de KWh de energia térmica para obter o mesmo conforto térmico, quer seja com PRE ou PRH.

Como o PRE vai consumir no mínimo 3X mais que o PRH alimentado por bomba de calor, as contas são fáceis de fazer.
    • RUIOLI
    • 30 novembro 2020 editado

# 91

Ainda ontem, com base na folha que cálculo que está neste tópico, estive a simular se melhorar o U da solução de isolamento Z da solução X para a Y quanto poupava, na simulação deu uma poupança de 150€ anuais. Agora se vale a pena passar de XPS a PIR com a mesma espessura, pode ser uma diferença de 750€ de material, à partida diria que sim... Os U que tenho na envolvente andam entre 0,2 e 0,3, excepto portas e janelas que já se aproximam de 1 e representam cerca de 7,5% da área da envolvente.
  6.  # 92

Comprei a casa a um construtor, de uma série de bandas ainda em construção, ainda não foi iniciada portanto não estou com muita pressa mas gosto de estar informado as chegar a altura, tenho de lhe perguntar isso do projeto térmico. É obrigatório ter?
  7.  # 93

Colocado por: paulosComprei a casa a um construtor, de uma série de bandas ainda em construção, ainda não foi iniciada portanto não estou com muita pressa mas gosto de estar informado as chegar a altura, tenho de lhe perguntar isso do projeto térmico. É obrigatório ter?
    sim é, com pré certificado emitido e no final da obra certicado energetico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  8.  # 94

Vou pedir isso.
    • NPRP
    • 30 novembro 2020

# 95

O seu projeto deve ter um capítulo de térmica. Não?
    Se assim se for com certeza terá as necessidades nominais tanto de aquecimento como de arrefecimento, calculadas para a sua zona.

Esse é um dos disparates que se fazem.
    O PRE ou mesmo o PRH não é para ser desligado.

Em ambas as soluções deverá ter uma temperatura de conforto (ex: 20ºC) e uma temperatura de poupança (ex: 17ºC).
    Em ambos os exemplos com as suas variáveis. Na temperatura de conforto depende do que o utilizador quer. Para mim 20ºC seria o suficiente, provavelmente para "si", são precisos 21ºC ou 19ºC serão suficientes. Na temperatura de poupança depende do comportamento térmico do edifício e nesse caso entra a "inteligência" do utilizador em compreender como se comporta o espaço, que variará com a orientação, vãos envidraçados, etc., etc.

Quando acorda não precisa de toda a casa com 20ºC, provavelmente os quartos que são utilizados, casas de banho, zona de circulação e cozinha. A sala à priori não precisará, ou a lavandaria, ou.....
    À noite quando regressa provavelmente precisará de 20ºC na sala, cozinha, casas de banho, zonas de circulação...e os quartos podem arrancar de 17ºC para 20ºC mais tarde.
    Tudo isto regulado com um termóstato programável em cada compartimento que permite gerir horários e temperaturas de forma independente.

Repare que mesmo este desfasamento é importante para gerir a potência instalada. Se fizer coincidir toda a casa com PRE, com por exemplo um forno ligado, mais iluminação, mais isto ou aquilo e quase precisaria de um PT à porta.
    "Inteligência"...

Ambas as soluções são elétricas.
    Supondo que não existem perdas e que 100% da energia elétrica é transformada em energia térmica terá 1:1 em PRE e 1:3-4... no PRH.
    Assim terá:

Estas pessoas agradeceram este comentário:paulos

Nem mais! É isto tudo. Mais: PRÉ vs PRH : na 1.ª gasta-se 1/4 da instalação, na exploração gasta-se 4x mais. É isto, resumidamente.
  9.  # 96

Nem mais! É isto tudo. Mais: PRÉ vs PRH : na 1.ª gasta-se 1/4 da instalação, na exploração gasta-se 4x mais. É isto, resumidamente.

Há algumas diferenças também a ter em conta.
    No PRH para aquecimento pode ter várias fontes de calor, não tem que ser necessariamente a bomba de calor, que é a mais dispendiosa.
    O PRH pode arrefecer, o PRE não.
    Concordam com este comentário: NPRP
  10.  # 97

Colocado por: Anonimo18072022CO solar fotovoltaico muito em breve (diria mais 1 ano) vai começar a ser bastante mais atrativo

Alguma novidade que queira partilhar?
  11.  # 98

O solar fotovoltaico muito em breve (diria mais 1 ano) vai começar a ser bastante mais atrativo no entanto atualmente é visto ainda como o "parente pobre" nas energias renováveis para utilização doméstica.

Mas sem dúvida que os argumentos da pluralidade de fontes de energia é de ter em conta no PRH.
    Na minha opinião o importante é que o cliente conheça a "verdade" e adequae a solução à sua bolsa e à sua realidade.
    Concordam com este comentário:RUIOLI,NPRP

O problema da conjugação fotovoltaico e PRE é que em dias nublados, de nevoeiro etc.. ajudam pouco, e um PRE para uma casa inteira não deve consumir 500watts
  12.  # 99

Colocado por: rjmpires
    O problema da conjugação fotovoltaico e PRE é que em dias nublados, de nevoeiro etc.. ajudam pouco, e um PRE para uma casa inteira não deve consumir 500watts

Para a minha com 177 uteis da rumoplan disseram-me à volta de 6000W o que daria 34w por m2 lol, era bom, mas não acredito em milagres.
  13.  # 100

Sei de uma cliente Eng. Civil que calculou cada pormenor e que no final disse: eu quero X/m2 (não sei o valor)...bem abaixo do que seria normal 85W/m2. Até hoje segundo sei, cliente satisfeitíssimo.

Volto a frisar: até ao isolamento térmico de pavimento.

COnfesso que me faz alguma confusão. Pois com 85w/m2 em 177m2 daria 15KW

Um quadro com uma potência normal de 6.9 não iria chegar para isso, teria de se instalar mais potência?

0.0358 seg. NEW