Colocado por: Anonimo18072022CO que não faz sentido é desligar totalmente o piso radiante durante o inverno.
Faz sentido com a utilização de termóstatos programáveis definir os cenários de utilização e escolher por exemplo 20ºC quando se está em casa e uma temperatura mais baixa quando não se está (diria 17ºC). Obviamente que estas temperaturas são um exemplo.
Colocado por: rjmpiresO que não faz sentido é gastar mais em 14h que em 24h.
Colocado por: Anonimo18072022CE com o ligar ocasionalmente ou apenas quando se quer, uma das justificações para consumos exagerados.
Colocado por: rjmpiresHavendo disponibilidade financeira e se o objetivo for ter o conforto máximo, penso que o PRH será o melhor.
Se não houver grande folga no orçamento, um recuperador de calor também ajuda a aquecer a casa e possivelmente com 1ton/ano fazem a festa, mais um casaquinho ou uma mantinha e está a questão resolvida.
Se têm crianças pequenas ou estão a pensar ter filhos até podem ponderar deixar PRE em algumas divisões para ligar ocasionalmente no inverno.
Há várias opções para todas as carteiras.
Se tiverem oportunidade de ir a casa de algum amigo/conhecido na zona onde vão construir "sentir" o tipo de isolamento e climatização que tem, seria o ideal.
Colocado por: Anonimo18072022C
Sim...provavelmente umas boas centenas :-))
Tb conheço. Na grande maioria ou devido a isolamento térmico deficiente, mau dimensionamento ou má utilização.
Colocado por: Anonimo18072022CSim...provavelmente umas boas centenas :-))
Colocado por: NPRP
Epaa, isso não é bom conselho... entras na casa de um amigo próximo e que vive próximo e que por acaso até tem PRH e depois descobres que já não vais querer outra coisa.. tem é de haver carteira para isso... 😂
Colocado por: NPRPMas é incomparável o custo de aquisição de um e do outro, isso é inquestionável!
Colocado por: NPRPideia errada também
Demasiadas variáveis para arriscar.. passar a ser mais um caso que só ligou um PRÉ meia dúzia de vezes.. o PRH é mais fiável e menos sujeito a “sustos”.
Colocado por: callinasideia errada também
Colocado por: paulosNum PRH em que teoricamente temos de ter aquilo ligado 24h, mesmo com bomba de calor com COP xpto não gastará mais?
Colocado por: paulosComprei a casa a um construtor, de uma série de bandas ainda em construção, ainda não foi iniciada portanto não estou com muita pressa mas gosto de estar informado as chegar a altura, tenho de lhe perguntar isso do projeto térmico. É obrigatório ter?sim é, com pré certificado emitido e no final da obra certicado energetico
O seu projeto deve ter um capítulo de térmica. Não?
Se assim se for com certeza terá as necessidades nominais tanto de aquecimento como de arrefecimento, calculadas para a sua zona.
Esse é um dos disparates que se fazem.
O PRE ou mesmo o PRH não é para ser desligado.
Em ambas as soluções deverá ter uma temperatura de conforto (ex: 20ºC) e uma temperatura de poupança (ex: 17ºC).
Em ambos os exemplos com as suas variáveis. Na temperatura de conforto depende do que o utilizador quer. Para mim 20ºC seria o suficiente, provavelmente para "si", são precisos 21ºC ou 19ºC serão suficientes. Na temperatura de poupança depende do comportamento térmico do edifício e nesse caso entra a "inteligência" do utilizador em compreender como se comporta o espaço, que variará com a orientação, vãos envidraçados, etc., etc.
Quando acorda não precisa de toda a casa com 20ºC, provavelmente os quartos que são utilizados, casas de banho, zona de circulação e cozinha. A sala à priori não precisará, ou a lavandaria, ou.....
À noite quando regressa provavelmente precisará de 20ºC na sala, cozinha, casas de banho, zonas de circulação...e os quartos podem arrancar de 17ºC para 20ºC mais tarde.
Tudo isto regulado com um termóstato programável em cada compartimento que permite gerir horários e temperaturas de forma independente.
Repare que mesmo este desfasamento é importante para gerir a potência instalada. Se fizer coincidir toda a casa com PRE, com por exemplo um forno ligado, mais iluminação, mais isto ou aquilo e quase precisaria de um PT à porta.
"Inteligência"...
Ambas as soluções são elétricas.
Supondo que não existem perdas e que 100% da energia elétrica é transformada em energia térmica terá 1:1 em PRE e 1:3-4... no PRH.
Assim terá:
Colocado por: NPRP
Nem mais! É isto tudo. Mais: PRÉ vs PRH : na 1.ª gasta-se 1/4 da instalação, na exploração gasta-se 4x mais. É isto, resumidamente.
Colocado por: Anonimo18072022CO solar fotovoltaico muito em breve (diria mais 1 ano) vai começar a ser bastante mais atrativo
O solar fotovoltaico muito em breve (diria mais 1 ano) vai começar a ser bastante mais atrativo no entanto atualmente é visto ainda como o "parente pobre" nas energias renováveis para utilização doméstica.
Mas sem dúvida que os argumentos da pluralidade de fontes de energia é de ter em conta no PRH.
Na minha opinião o importante é que o cliente conheça a "verdade" e adequae a solução à sua bolsa e à sua realidade.
Colocado por: rjmpires
O problema da conjugação fotovoltaico e PRE é que em dias nublados, de nevoeiro etc.. ajudam pouco, e um PRE para uma casa inteira não deve consumir 500watts
Sei de uma cliente Eng. Civil que calculou cada pormenor e que no final disse: eu quero X/m2 (não sei o valor)...bem abaixo do que seria normal 85W/m2. Até hoje segundo sei, cliente satisfeitíssimo.
Volto a frisar: até ao isolamento térmico de pavimento.