Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora, muito boa noite a todos.
    Estando eu a reconstruir a minha casa, surgiu-me a ideia de colocar piso radiante eléctrico.
    Assim, pergunto a quem saiba dar alguma informação.
    Onde se vende em Lisboa piso radiante, cabo ou já rede, levando as medidas em metros quadrados do pavimento?
    Dos vídeos que vi e informação que li não consegui perceber qual o produto que leva entre o chão e o piso radiante. É que suponho que leve algo que faça reflectir o calor para cima e não se dissipe para a terra.
    Tenho o chão lizinho que antes tinha tacos. Antes de colocar o cabo radiante suponho que leve algo que ajude a radiar o calor para cima!
    Obrigado pela ajuda.
    josé Araújo
  2.  # 2

    Há alguns tópicos sobre o tema.
    Nada mais que pedir orçamentos às mais diversas empresas. Algumas executam outras fornecem so o material
    Concordam com este comentário: dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josearaujo
  3.  # 3

    outra opção
    Concordam com este comentário: Filipe1983
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josearaujo
  4.  # 4

    Uma pesquisa no Google encontra logo algumas empresas.
    Warmup
    Schuleter
    Soluft
    Tecnisis
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josearaujo
  5.  # 5

    Colocado por: josearaujoEstando eu a reconstruir a minha casa, surgiu-me a ideia de colocar piso radiante eléctrico.


    Apesar de acreditar que é uma questão de dimensionamento e parametrização correta, conheço uma situação que simplesmente o dono "encerrou" o sistema!
    Gastava demais para a bolsa dele... Felizmente tinha um recuperador de apoio e pré-instalação de ar condicionado.

    Se puder fale com outros proprietários e descubra se essa hipótese é viável para si... ou para a sua carteira :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josearaujo
  6.  # 6

    é uma solução que efectivamente não é consensual, pois tem um consumo bastante elevado se não houver muito rigor no uso e na configuração,

    mas é uma boa solução do ponto de vista de conforto por uma fracção do preço de outras soluções mais "económicas" mensalmente,
    Concordam com este comentário: eu, loverscout, Anonimo18072022B
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josearaujo
  7.  # 7

    Colocado por: jorgealves pois tem um consumo bastante elevado se não houver muito rigor no uso e na configuração


    exactamente..... a configuração (na minha opiniao e experiencia) é a chave do "sucesso" do piso radiante electrico.
  8.  # 8

    No fundo só vejo a solução da warmup a mais indicada.
    O cronostatos são altamente configuraveia divisão a divisão, com perfis de consumos e evolução de consumos e só assim consegue consumos mais amigos da carteira.
    No fundo terá de ter divisões desligadas para poupar, que será simples, sendo elétrica a resposta de aquecimento é mais rápida, portanto, sendo a casa minimamente isolada, pode andar a ligar e desligar conforme precise.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josearaujo
  9.  # 9

    Colocado por: loverscout

    exactamente..... a configuração (na minha opiniao e experiencia) é a chave do "sucesso" do piso radiante electrico.


    Para além disso, é preciso ter em conta que nem todos têm a mesma vivência na casa. Se imaginarmos que um casal de reformados passa bastante tempo em casa e não prescinde do conforto a tempo inteiro, vai certamente ficar frustrado com a conta da electricidade...

    Ou imaginemos situações cada vez mais habituais, jovens com Home Office, isto é, em regime de teletrabalho. O conforto também tem de ser garantido durante todo o dia.

    Cada caso é um caso...
    Concordam com este comentário: jorgealves, loverscout
  10.  # 10

    Colocado por: electrao

    Para além disso, é preciso ter em conta que nem todos têm a mesma vivência na casa. Se imaginarmos que um casal de reformados passa bastante tempo em casa e não prescinde do conforto a tempo inteiro, vai certamente ficar frustrado com a conta da electricidade...

    Ou imaginemos situações cada vez mais habituais, jovens com Home Office, isto é, em regime de teletrabalho. O conforto também tem de ser garantido durante todo o dia.

    Cada caso é um caso...
    Concordam com este comentário:loverscout


    mas em nenhuma das situações necessita de ter todas as divisoes a funcionar 24 horas.......mas como em tudo na vida, cada caso é um caso!
    Concordam com este comentário: electrao
  11.  # 11

    É simples,
    Para te aquecer a casa o PRE gasta por exemplo 12 unidades
    Para PRH a máquina com COP 3 só precisa gastar 4 unidades
    O que difere, o PRH tem de trabalhar durante muito mais tempo que o PRE para o mesmo conforto. Mas será que o PRH trabalha 3 vezes mais que o PRE, não, nem 2 vezes mais.
    Assim, é necessário parametrerizar bem o PRE para que que as coisas se meramente sejam equivalentes. Depois como poupasse cerca de 10 mil euros, esses 10 mil euros da para pagar luz durante muito tempo. O problema é que não somos nenhum Deco, onde o dinheiro sobra todos os meses, normalmente somos pessoas com empréstimo e não temos disponibilidade para pagar 300 euros de luz por mês. Por outro lado os 10 mil do prh estão diluídos bnum empréstimo que ainda não pagamos.
    • eu
    • 16 outubro 2015

     # 12

    Confesso que já fui mais "anti piso radiante elétrico" do que sou agora. De facto, os consumos elétricos são brutais, mas as contas têm que ser feitas a longo prazo e considerar também o investimento inicial e os custos de manutenção.

    Vejam estas contas hipotéticas a 20 anos:

    Anonimo18072022A Hidráulico com bomba de calor:
    Investimento inicial: 15000 euros
    Gastos em energia: 150 euros anuais x 20 anos = 3000 euros
    Gastos com manutenção: 4000 euros
    Total= 22000 euros


    Anonimo18072022A Elétrico:
    Investimento inicial: 6000 euros
    Gastos em energia: 700 euros anuais x 20 anos = 14000 euros
    Gastos com manutenção: 1000 euros
    Total= 21000 euros

    E isto supondo que a bomba de calor não tem uma avaria grave que exija a sua substituição..

    Estes valores são apenas uma base, podem variar bastante de caso para caso. Servem de base à discussão.
  12.  # 13

    Atualize ai as suas contas.
    Prh 17 mil
    Pre 6.5 mil
    Não sei os consumos só prh
    Mas do PRE não são 700 anuais. Eu aponto para os 1200 euros anuais numa casa de 200 m2 onde nem tudo está climatizado.
    Como estamos os gastos com manutenção ?
    • eu
    • 16 outubro 2015

     # 14

    Colocado por: Anonimo18072022AManutenção do quê?

    20 anos é muito tempo, há sempre qualquer coisa que avaria. Por exemplo, os termostatos.
  13.  # 15

    Etics, muito interessante essa tabela..

    Pode enviar em xls?

    Abraço
  14.  # 16

    Muito obrigado!
  15.  # 17

    E um bocado de batota mas suponhamos o seguinte cenário,
    PRH somente aquecimento alimentado por recupetador de calor e painéis solares numa casa no campo com muita madeira disponível que fica a 180€/ton,

    Anualmente gasta em média 3 toneladas para aquecimento e tem um custo inicial de 15.000€,

    Caso real com 3 anos e nem e da "minha" marca.
  16.  # 18

    Consumo de uma bomba de calor somente aquecimento medido por contador de energia dedicado: 370€\ ano,
    Localização Vila Verde, Braga,
    Solução Giaco, 170m2 de área bruta,

    Faz AQS todo o ano pois ainda não tem o solar instalado.

    Está instalada há 2 anos sempre a funcionar em pleno
    Concordam com este comentário: dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipe1983
  17.  # 19

    Mas as BC também podem aproveitar o fotovoltaico,
    • alexp
    • 16 outubro 2015 editado

     # 20

    Colocado por: jorgealvesMas as BC também podem aproveitar o fotovoltaico,

    Sim, mas para ajudar a justificar o PRH precisamos de uma moradia mal isolada e de um custo por KW de electricidade elevado. O fotovoltaico baixa o custo do KW, acabando por favorecer mais o PRE.

    Por exemplo no caso que o Jorge Alves apresentou de 370.00 eur ano já com AQS. Provavelmente serão 250.00 eur para aquecimento. Sendo bonzinho e admitindo um COP de 3,5 daria 875.00 eur ano com PRE (3,5 x 250), ou seja 625.00 eur ano de diferença. Ao fim de 15 anos seriam 9375 eur!

    Quanto mais isolada for a moradia, menos vantagem tem o PRH face ao PRE.

    De grosso modo podemos afirmar que o PRE gasta 3,5 vezes mais que o PRH. Mas uma coisa é uma habitação que gaste 50eur com PRH por mês, e outra que gaste 350eur por mês com PRH. Com PRE, uma vai gastar 175.00 eur por mês e a outra vai gastar 1225 eur por mês.

    Numa o PRH é a escolha lógica, na outra já não será bem assim.

    PS: Isto partindo do principio que não necessitamos de arrefecimento, e não pensando em AQS. Nesses cenários tem que se pensar muito bem antes de avançar para o PRE.
 
0.0275 seg. NEW