Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Alguem sabe me dizer como saber se ha amianto na construção de um prédio(qualquer) em Lisboa?

obrigada
  2.  # 2

EM Portugal,
    Normalmente o amianto que faz mal à saude esta incorporado em revestimento e/ou isolamentos em contacto com o exterior (mas dentro do interior dos espaços habitáveis).
    Por norma os edifico de habitação portugueses não temos presença de asbestos.... excepto noss revestimentode cobertura em fibrocimento ( mas não é grave)
    - Em edificios de escritorio é comum estar nos isolamento das tubagens de AVAC.
    - Está incorporado em alguns pavimentos de linóleo mais antigos... ( escolas, escritórios, centros de saude e hospitais....etc...) - problematico sse o pavimento se estiver a desfazer...

Eugénia pode ser mais específica? o que a preocupa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eugenia Matos
  3.  # 3

Descreva os materiais que foram empregues na construção do mesmo, e talvez seja possível detetar um ou outro em que o amianto esteja na sua composição.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

Ola, Pedro.

Muito obrigada pela resposta. Eu sou mesmo totalmente ignorante nisso...Sempre ouvi falar mas nunca mesmo fui ler o que realmente e e onde e usado...

Por isso nao e uma pergunta especifica mesmo. Eu so estou preocupada com o uso de asbestos nos prédios de Lisboa porque estou a procura de apartamento para comprar...e com tantas coisas para pensar (prédios mal cuidados, condomínios horríveis, infiltrações, rachaduras mil...) pensei...era so o que faltava...asbestos.. e gostei de um que foi construído nos anos 70...no Arroios/Saldanha...fiquei pensando...se tinha que me preocupar com isso...
  5.  # 5

Colocado por: zedasilvaDescreva os materiais que foram empregues na construção do mesmo, e talvez seja possível detetar um ou outro em que o amianto esteja na sua composição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Eugenia Matos

A pergunta foi generica mesmo mas acho que antes dos anos 50 o amianto não era usado...certo (ou errado?).
    O predio que eu gostei e dos anos 70 e foi construido por uma cooperativa. Ele e todo em cimento armado (acho que e isso).
  6.  # 6

Prédio anos 70 construídos por cooperativas ...
    Como é o telhado? telhas normais ou chapas de fibrocimento?
    Anos 70 era comum usar-se alguma tubagem tb é fibrocimento
  7.  # 7

O amianto era comum (principalmente associado a telhas de fibrocimento) até 1994, ano em que passou a ser proibido.
    O seu grande problema é se entra para os pulmões logo o perigo são as peças se estiverem a desfazer. Muitas vezes se o material estiver em bom estado é mais perigoso retirar do que manter (o retirar pode levar a que exista emissão das partículas de amianto para o ar)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
  8.  # 8

Colocado por: zedasilvaPrédio anos 70 construídos por cooperativas ...
    Como é o telhado? telhas normais ou chapas de fibrocimento?
    Anos 70 era comum usar-se alguma tubagem tb é fibrocimento

Mas vcs fazem umas perguntas difíceis...hummm...eu não sei mesmo...
    E um famoso predio azul ali entre o Saldanha e o Arroios...perto da rua de Arroios...ah...nao sei...
  9.  # 9

Colocado por: Eugenia Matos

E um famoso predio azul ali entre o Saldanha e o Arroios...perto da rua de Arroios...ah...nao sei...

Hei, lembrando agora...acho que não e telhado normal não...Deve ser esse outro ai que o senhor disse..
  10.  # 10

Mas esses telhados de fibrocimento nos predios não lhe fazem mal nenhum.. não se preocupe.

aliás... duvido que tenha de se preocupar com o amianto ... haverá outras coisas mais relevantes.
    Concordam com este comentário: Nuno Nunes, zedasilva
  11.  # 11

A grande maioria dos telhados de fibrocimento são mais perigosos depois de retirados que quando estão montados.
  12.  # 12

Pior que o amianto da cobertura, deve ser o ar que respira quando sai à rua.
  13.  # 13

Colocado por: Pedro BarradasMas esses telhados de fibrocimento nos predios não lhe fazem mal nenhum.. não se preocupe.

aliás... duvido que tenha de se preocupar com o amianto ... haverá outras coisas mais relevantes.
    Concordam com este comentário:Nuno Nunes,zedasilva

Ola Pedro,

Me indique as outras coisas...ha tantas mesmo...ja nem sei... E muito bom ter opiniões educadas...pois eu sou mesmo bem ignorante
    em termos de construção.
  14.  # 14

Ola todos,

Me indique as outras coisas...ha tantas mesmo...ja nem sei... E muito bom ter opiniões educadas...pois eu sou mesmo bem ignorante
    em termos de construção.
  15.  # 15

Ja aprendi algumas coisas neste site e outras aprendi apanhando...
  16.  # 16

Colocado por: Eugenia MatosBoa tarde,

Alguem sabe me dizer como saber se ha amianto na construção de um prédio(qualquer) em Lisboa?

obrigada

Contacte a Sagies http://www.sagies.pt/ ou o ISQ http://www.isq.pt/ e peça para recolherem amostras para serem analisadas em laboratório, só assim tem a certeza absoluta. O amianto foi usado em muitas coisas não só em coberturas.

Colocado por: PicaretaPior que o amianto da cobertura, deve ser o ar que respira quando sai à rua.

Não tenho duvidas de que o ar da rua faz mal a muita gente
  17.  # 17

Colocado por: Rfr19

Contacte a Sagieshttp://www.sagies.pt/ou o ISQhttp://www.isq.pt/e peça para recolherem amostras para serem analisadas em laboratório, só assim tem a certeza absoluta. O amianto foi usado em muitas coisas não só em coberturas.

Não tenho duvidas de que o ar da rua faz mal a muita gente

Rfr,

Ja teve alguma experiencia com o ISQ? Eu entrei no site e pensei em pedir um orçamento sem compromisso...Achei uma boa opcao mas como não conheço a ISQ. Tem boa reputação? Eu também tenho que ver se o proprietário concorda...
  18.  # 18

Ja teve alguma experiencia com o ISQ? Eu entrei no site e pensei em pedir um orçamento sem compromisso...Achei uma boa opcao mas como não conheço a ISQ. Tem boa reputação? Eu também tenho que ver se o proprietário concorda...

Não tenho experiência no ISQ para a matéria em questão. Mas para outras inspeções é quase uma referência nacional (elevadores, gás, etc...).
  19.  # 19

Colocado por: Nuno Nunes
    Não tenho experiência no ISQ para a matéria em questão. Mas para outras inspeções é quase uma referência nacional (elevadores, gás, etc...).

Tenho que dizer que esta foi uma ótima ideia. Eu não tenho ideia de quanto isso vai me custar e nem se o proprietário concorda...mas com certeza e uma ótima ideia.

0.0180 seg. NEW