Iniciar sessão ou registar-se
    • MNeo
    • 16 outubro 2015

     # 1

    Durante as minhas pesquisas pela internet para sistemas de AQS, uma vez que me encontro na fase de desenvolvimento do projeto da moradia, encontrei esta solução alternativa.

    Sunaitec - Heat AQS.

    http://www.sunaitec.pt/

    Sem ser entendido na matéria, julgo ser um sistema "similar" ao dos tubos de vácuo...

    Perguntava aos entendidos do forum se conhecem o sistema, e se têm algum feedback do mesmo?
  1.  # 2

    É interessante se tiver uma pergula e fazer do tubo de vácuo o ripado.
  2.  # 3

    Parece-me uma solução interessante, a não ser que alguém explique as desvantagens que não são evidentes.
  3.  # 4

    Colocado por: luis_guilhermeParece-me uma solução interessante, a não ser que alguém explique as desvantagens que não são evidentes.

    Bom, eventualmente o custo poderá ser uma desvantagem.

    O sistema parece ser uma mistura de CPC com tubos de vácuo.

    Agora uns pontos importantes antes de escolher o sistema.
    Pelo que percebo é uma habitação que ainda irá ser construída logo insere-se no novo regulamento da térmica REH. Caso tenha exposição solar favorável é obrigatória a instalação de coletores solares (ou sistema a biomassa para AQS que produza a mesma energia). Estes coletores solares necessitam de produzir um determinado valor de energia (que é definido no projeto REH). Dito isto no caso de querer utilizar os coletores como elementos arquitetónicos deve garantir que o seu número e localização permitem o cumprimento do valor do Esolar mínimo sob o risco que não poder ter licença de utilização sem alterar o sistema depois (o projetista da térmica deve de saber dar-lhe esta resposta).
    Outra nota - o sistema necessita de ser certificado para poder ser considerado na situação anterior. A empresa em questão possui um certificado para o coletor SUNAITEC-RTS que aparenta ser o que está a pensar.
    • MNeo
    • 17 outubro 2015 editado

     # 5

    Colocado por: Nuno NunesOutra nota - o sistema necessita de ser certificado para poder ser considerado na situação anterior. A empresa em questão possui um certificado para o coletor SUNAITEC-RTS que aparenta ser o que está a pensar.


    Neste momento ainda estou na fase de analise das várias alternativas e custos associados de instalação... que também é bastante importante :)

    No que se refere a este sistema pelo que consegui saber :

    - Produto Ensaiado pelo INETI / LECS
    (Em conformidade com as normas NP EN 12975-1:2007 e NP EN 12975-2:2007)

    - Marca Produto Certif

    - Produto introduzido no Solterm 5.1.3 - (Análise de Desempenho e Pré-dimensionamento de Sistemas Solares)

    Penso que por aqui já existem algumas garantias?

    A moradia vai ser em banda, com principal orientação norte - Sul
  4.  # 6

    Colocado por: MNeo

    Neste momento ainda estou na fase de analise das várias alternativas e custos associados de instalação... que também é bastante importante :)

    No que se refere a este sistema pelo que consegui saber :

    - Produto Ensaiado pelo INETI / LECS
    (Em conformidade com as normas NP EN 12975-1:2007 e NP EN 12975-2:2007)

    - Marca Produto Certif

    - Produto introduzido no Solterm 5.1.3 - (Análise de Desempenho e Pré-dimensionamento de Sistemas Solares)

    Penso que por aqui já existem algumas garantias?


    Chegou a pedir orçamento?

    Tem valores aproximados para apresentar?
    • eu
    • 17 outubro 2015

     # 7

    Colocado por: MNeoPenso que por aqui já existem algumas garantias?

    Não, isso não garante absolutamente nada.
    • MNeo
    • 17 outubro 2015

     # 8

    Para já ainda não pedi orçamentos. Ainda vou pedir primeiro as fichas técnicas do produto..

    Mas assim que consiga perceber um pouco melhor as características do sistema, vou pedir orçamento...
    • DAJP
    • 2 dezembro 2015

     # 9

    Já obteve alguma informação?
 
0.0123 seg. NEW