Estou a construir a minha casa na zona centro do país (Fátima) e neste momento estou com muitas dúvidas em relação ao aquecimento central. A verdade é que o meu desejo era optar por piso radiante hidráulico, mas também é verdade que o orçamento não estica e que muito provavelmente não terei meios de optar por esta solução.
1- No sistema de aquecimento gostaria de deixar preparado para instalação de bomba de calor (de baixa de temperatura), mas visto tratar-se de um sistema de alta temperatura, não sei se esta solução é viável. É possivel alimentar radiadores com uma bomba de calor a baixa temperatura?
2 - É viável ou até mesmo vantajoso colocar o solar térmico a fazer apoio aos radiadores?
3 - Já ouvi falar de radiadores de baixa de temperatura. Alguém pode explicar-me o principio de funcionamento?
Colocado por: euCaro justsomeone1985 ,
Se é uma construção nova, é quase um crime não apostar no piso radiante, dadas as vantagens de estética e conforto.
Como vive numa zona onde é fácil comprar lenha boa e barata, porque não PRH com caldeira a lenha de chama invertida?
Colocado por: justsomeone1985poupar uns 5000€
Colocado por: justsomeone1985Pelo que tenho lido aqui no forum, optando por radiadores era capaz de poupar uns 5000€ (em relação ao PRH).
Colocado por: Nuno NunesBomba de calor com radiadores não é aconselhável. Os radiadores são calculados para um diferencial de temperatura muito elevado e que a bomba de calor nunca atinge
Colocado por: jorgealvesnão sei como consegue ter essa diferença,
um bom radiante para um area de 150m2 custa em media 4500€ se ligar com uma boa caldeira a gaz de condensação custa mais uns 2500€, num total de 7000€, se for um recuperador de calor lenha vai dar ao mesmo,
como é que consegue ter uma diferença de 5.000€? pode explicar?
Colocado por: justsomeone1985já agora podia dar-me a sua opinião em relação ao solar térmico fazer apoio aos radiadores (se é possivel ou até mesmo viavel)
Colocado por: justsomeone1985diferença entre radiadores de alta e baixa temperatura?
Colocado por: justsomeone1985Os valores que fala realmente são diferentes daqueles que me foram apresentados
Colocado por: callinasPelo que percebi não pode usar o sistema Rotex com os tubos de vácuo.
Colocado por: jorgealves
já ouviu falar em bombas de alta temperatura? (não as aconselho mas é por outros motivos)
Colocado por: jorgealveso user estava referir-se ao prh monopex da Rotex,
Colocado por: jorgealvesestes são valores normais de mercado com IVA e aplicados, são validos inclusive para a solução monopex da Rotex,
a diferença esta na margem de lucro que o vendedor\instalador\comissionista quiser ter.
Colocado por: callinasEntão qual a vantagem de ter Rotex hpsu num sistema de tubos de vácuo?
Colocado por: callinasMas como Rotex e tubos vácuo não tiras partido do drainback, porque no fundo tal também não faz sentido nos tubos de vácuoapesar de ja ter visto algumas instalações a tubos de vacuo e em drainback, isso não tem garantia de fabricante nem do deposito nem dos tubos de vacuo.
Colocado por: justsomeone1985solar térmico fazer apoio aos radiadores