Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos os membros.

Já acompanho o forum à algum tempo mas só agora decidi inscrever-me.
    Estou a construir a minha casa na zona centro do país (Fátima) e neste momento estou com muitas dúvidas em relação ao aquecimento central. A verdade é que o meu desejo era optar por piso radiante hidráulico, mas também é verdade que o orçamento não estica e que muito provavelmente não terei meios de optar por esta solução.
    Deste modo tinha pensado em aquecimento central a radiadores, mas tenho algumas questões:

1- No sistema de aquecimento gostaria de deixar preparado para instalação de bomba de calor (de baixa de temperatura), mas visto tratar-se de um sistema de alta temperatura, não sei se esta solução é viável. É possivel alimentar radiadores com uma bomba de calor a baixa temperatura?
    2 - É viável ou até mesmo vantajoso colocar o solar térmico a fazer apoio aos radiadores?
    3 - Já ouvi falar de radiadores de baixa de temperatura. Alguém pode explicar-me o principio de funcionamento?

Falta dizer que se trata de uma casa com 150 m2 de rés do chão.

Agradeço as vossas opiniões.
    Obrigado pela vossa ajuda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cerbeira
  2.  # 2

Estou a construir a minha casa na zona centro do país (Fátima) e neste momento estou com muitas dúvidas em relação ao aquecimento central. A verdade é que o meu desejo era optar por piso radiante hidráulico, mas também é verdade que o orçamento não estica e que muito provavelmente não terei meios de optar por esta solução.

Muito bom mas muito caro

1- No sistema de aquecimento gostaria de deixar preparado para instalação de bomba de calor (de baixa de temperatura), mas visto tratar-se de um sistema de alta temperatura, não sei se esta solução é viável. É possivel alimentar radiadores com uma bomba de calor a baixa temperatura?

Bomba de calor com radiadores não é aconselhável. Os radiadores são calculados para um diferencial de temperatura muito elevado e que a bomba de calor nunca atinge. Existe que coloque mais 30% do número de elementos para aumentar a área de transferência mas o resultado nunca é satisfatório.

2 - É viável ou até mesmo vantajoso colocar o solar térmico a fazer apoio aos radiadores?

Só se tiver uma piscina para no verão aquecer a água. O solar funciona muito bem no verão pois é quando tem mais radiação solar, mas quer aquecer a casa é no inverno logo necessita de colocar muitos coletores solares. Esta solução não é economicamente viável.

3 - Já ouvi falar de radiadores de baixa de temperatura. Alguém pode explicar-me o principio de funcionamento?

São radiadores que possuem uma grande área de transferência. Aconselho para quem tem já um sistema de radiadores pré-instalado e agora quer instalar uma bomba de calor. Não aconselhado para novas instalações

O que eu aconselho:
    Bomba de calor com ventiloconvectores - O ventiloconvector é uma unidade semelhante a um ar condicionado normal (unidade interior) mas funciona com água. Se a bomba de calor permitir fazer frio também arrefecem a casa.

Caldeira a biomassa com radiadores - Este sistema já permite maiores temperaturas (pode ligar também a ventiloconvectores mas é necessário reduzir a temperatura de entrada). Eventualmente permite também efetuar AQS.

Ar condicionado normal - Ainda deve ser a situação mais económica (excepto se conseguir biomassa a baixo custo).

Uns bons casacos para não necessitar de tanto aquecimento (existe quem gaste 1000€ por mês em combustível com o aquecimento central - especialmente sistemas a gás)
  3.  # 3

A minha experiência (não profissional) é que o aquecimento central a gás é, de facto, eficaz, mas demora muito a aquecer a casa (umas horas) e necessita De estar ligado bastante tempo para manter o referido aquecimento. Além disso, é caro. Se eu pudesse teria optado por outro sistema...
    • eu
    • 17 outubro 2015

# 4

Caro justsomeone1985 ,

Se é uma construção nova, é quase um crime não apostar no piso radiante, dadas as vantagens de estética e conforto.

Como vive numa zona onde é fácil comprar lenha boa e barata, porque não PRH com caldeira a lenha de chama invertida?
  4.  # 5

Colocado por: euCaro justsomeone1985 ,

Se é uma construção nova, é quase um crime não apostar no piso radiante, dadas as vantagens de estética e conforto.

Como vive numa zona onde é fácil comprar lenha boa e barata, porque não PRH com caldeira a lenha de chama invertida?

Caro eu,
    Não deixo de concordar consigo, a questão prende-se com o orçamento disponivel. Pessoalmente preferia de longe o piso radiante por vários motivos (estética, rendimento, conforto,...). De qualquer forma eu iria optar sempre por uma solução a lenha (caldeira ou mesmo recuperador), mas mesmo assim penso que entre o sistema solar térmico e o PRH ficava bastante caro. Pelo que tenho lido aqui no forum, optando por radiadores era capaz de poupar uns 5000€ (em relação ao PRH).
  5.  # 6

Não querendo ir para bomba de calor , um PRH com apoio a caldeira de biomassa não é mau pensado.Mais tarde pode evoluir para bomba calor
    • eu
    • 17 outubro 2015

# 7

Colocado por: justsomeone1985poupar uns 5000€

Trata-se de um investimento a muito longo prazo.
  6.  # 8

Colocado por: justsomeone1985Pelo que tenho lido aqui no forum, optando por radiadores era capaz de poupar uns 5000€ (em relação ao PRH).

não sei como consegue ter essa diferença,

um bom radiante para um area de 150m2 custa em media 4500€ se ligar com uma boa caldeira a gaz de condensação custa mais uns 2500€, num total de 7000€, se for um recuperador de calor lenha vai dar ao mesmo,

como é que consegue ter uma diferença de 5.000€? pode explicar?
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 9

Colocado por: Nuno NunesBomba de calor com radiadores não é aconselhável. Os radiadores são calculados para um diferencial de temperatura muito elevado e que a bomba de calor nunca atinge

já ouviu falar em bombas de alta temperatura? (não as aconselho mas é por outros motivos)
  8.  # 10

Colocado por: jorgealvesnão sei como consegue ter essa diferença,

um bom radiante para um area de 150m2 custa em media 4500€ se ligar com uma boa caldeira a gaz de condensação custa mais uns 2500€, num total de 7000€, se for um recuperador de calor lenha vai dar ao mesmo,

como é que consegue ter uma diferença de 5.000€? pode explicar?

Caro membro jorgealves,
    Agradeço o seu comentário. Os valores que fala realmente são diferentes daqueles que me foram apresentados. Eu contactei algumas empresas da minha zona e foi o que me disseram. Foi-me dito que um bom sistema solar térmico com piso radiante aquecido com recuperador de calor, para 150 m2, ficaria à volta dos 12000€ enquanto que um sistema identico a radiadores ficaria à volta dos 7000€. É importante salientar que essas empresas falaram-me do piso radiante Rotex.
    Eu estou a aguardar os orçamentos que pedi, nessa altura poderei comparar com os valores que o senhor me fala.

Sei que o jorgealves é da área, já agora podia dar-me a sua opinião em relação ao solar térmico fazer apoio aos radiadores (se é possivel ou até mesmo viavel) e a diferença entre radiadores de alta e baixa temperatura?

Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dmnspl
  9.  # 11

Colocado por: justsomeone1985já agora podia dar-me a sua opinião em relação ao solar térmico fazer apoio aos radiadores (se é possivel ou até mesmo viavel)

possivél tecnicamente? sem duvida que sim, mas tem custos proibitivos e nunca será completamente autónomo,

no entanto se tiver +-25.000€ e não souber o que fazer com eles pode experimentar,

Colocado por: justsomeone1985diferença entre radiadores de alta e baixa temperatura?

já apliquei ambos e são soluções como outras quaisquer, gostos á parte os de baixa temperatura há quem goste e quem desgoste,

são assim um bocado para o enorme:

ps: estes trabalham ligados a uma bomba de calor de baixa temperatura.
      2014-02-25 18.22.11.jpg
  10.  # 12

Com o Rotex da daikin vai dar tudo ao mesmo. Tenho um orçamento desses, painéis planos, acumulador Rotex, vai dar ao mesmo que com tubos de vácuo. No fundo não sou grande entendido mas acho que terá melhor desempenho na meia estação com os tubos de vácuo. Pelo que percebi não pode usar o sistema Rotex com os tubos de vácuo.
  11.  # 13

Colocado por: justsomeone1985Os valores que fala realmente são diferentes daqueles que me foram apresentados

estes são valores normais de mercado com IVA e aplicados, são validos inclusive para a solução monopex da Rotex,

a diferença esta na margem de lucro que o vendedor\instalador\comissionista quiser ter.
  12.  # 14

Colocado por: callinasPelo que percebi não pode usar o sistema Rotex com os tubos de vácuo.

o user estava referir-se ao prh monopex da Rotex,

a solução Rotex HPSU dá para ligar a colectores a tubos de vacuo ou outra qualquer pressurizada não fica somente limitada á solução em drainback.
  13.  # 15

Mas como Rotex e tubos vácuo não tiras partido do drainback, porque no fundo tal também não faz sentido nos tubos de vácuo .
    Então qual a vantagem de ter Rotex hpsu num sistema de tubos de vácuo?
  14.  # 16

Colocado por: jorgealves
    já ouviu falar em bombas de alta temperatura? (não as aconselho mas é por outros motivos)

Normalmente o rendimento não é grande coisa. Cuidado com o rendimento descrito nos equipamentos. É necessário ver para que temperaturas é que é válido.
  15.  # 17

Colocado por: jorgealveso user estava referir-se ao prh monopex da Rotex,

Sim, é isso mesmo

Colocado por: jorgealvesestes são valores normais de mercado com IVA e aplicados, são validos inclusive para a solução monopex da Rotex,

a diferença esta na margem de lucro que o vendedor\instalador\comissionista quiser ter.

Tenho que averiguar bem essa situação antes de decidir que tipo de sistema de aquecimento instalar. Neste momento não ponho nem a solução de radiadores nem piso radiante de lado.
    Já agora, que outras marcas de piso radiante recomendam? Era interessante ter o feedback de clientes finais que tenham outras marcas de piso radiante para poder comparar preços, a qualidade dos mesmos e a satisfação dos mesmos.
    Os mesmos instaladores com quem falei, também me falaram da Giacomini e Ferco. Em relação ao solar térmico, falaram-me da Daikin e Tisun.
  16.  # 18

Colocado por: callinasEntão qual a vantagem de ter Rotex hpsu num sistema de tubos de vácuo?

como,?!?!?!
    a HPSU é uma bomba de calor com deposito integrado e ligação solar (Heat Pump Solar Unit),

Colocado por: callinasMas como Rotex e tubos vácuo não tiras partido do drainback, porque no fundo tal também não faz sentido nos tubos de vácuo
    apesar de ja ter visto algumas instalações a tubos de vacuo e em drainback, isso não tem garantia de fabricante nem do deposito nem dos tubos de vacuo.

esta aqui é uma delas:
      2015-05-30 20.40.59.jpg
    • eu
    • 17 outubro 2015

# 19

Colocado por: justsomeone1985solar térmico fazer apoio aos radiadores

Esta questão aparece aqui no fórum ciclicamente. Na minha opinião, isto não faz sentido nenhum, porque existem poucos dias no ano que são ao mesmo tempo frios e com radiação solar relevante.

Além disso, o investimento adicional em painéis (teriam que ser muitos) dificilmente seria recuperado. Eu desconfio que a energia produzida e aproveitada não seria suficiente sequer para pagar a manutenção do sistema, quanto mais para amortizar o investimento.
  17.  # 20

e esta é com tubos de vacuo pressurizado
      2014-10-10 17.59.58.jpg

0.0222 seg. NEW