Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Nuno NunesNo entanto chamo a atenção para a possibilidade de aplicação da norma NP 1037-2. Pode-se optar por cumprir esta (para dizer a verdade não sei bem o que diz).
    nem eu, por isso é que gsotava de saber

Colocado por: Nuno Nunesrph mínimo de 0.4

que pode ser obtido pelo funcionamento do equipamento em somente 10 minutos ou menos dependendo do caudal do mesmo,

Colocado por: Nuno NunesA Adene esclarece que "caudal de ar contínuo" é mesmo contínuo, ou seja 24h dia.

tenho a certeza que esta a fazer confusão entre continuo (que em oposição é intermitente ou variável) com permanente, é que não é a mesma coisa.

ps: é admitido em habitacional a renovação do ar somente pela abertura de janelas e portas sem recurso a meios mecânicos.
  2.  # 2

ps: é admitido em habitacional a renovação do ar somente pela abertura de janelas e portas sem recurso a meios mecânicos.

A abertura de portas e janelas não é admitida. É apenas admitida a abertura de janelas das casas de banho e só para a certificação de edifícios existentes.

Para tirar as dúvidas peço que fale com um perito, veja o perguntas e respostas do REH ou telefone à Adene.
  3.  # 3

Colocado por: Nuno NunesA abertura de portas e janelas não é admitida

então 99% das habitações novas estão fora da lei.
  4.  # 4

Colocado por: jorgealves
    então 99% das habitações novas estão fora da lei.

Ahhh essa a pergunta de um milhão de euros..

Muitos peritos estão a fechar os olhos para o dono de obra ter licença de utilização (com o perigo de perderem a carteira profissional)
    Outros estão a obrigar à instalação de aberturas fixas nas paredes para cumprir a ventilação (um buraco, uma grelha e está)
    Conheço processos pura e simplesmente bloqueados e já começam a meter advogados.

Note-se que isto só é aplicável a projectos de arquitectura que deram entrada após dezembro de 2013

Mas não são assim tantas. Em habitação a ventilação ainda é principalmente natural. Passei por processos que para desbloquear foi colocado um ventilador na casa de banho em funcionamento contínuo (é feito o certificado, o perito tira as fotos, comprova o funcionamento e depois o dono de obra faz o que entender após a licença de utilização)

Nos serviços é mais simples e é aqui a maior incidência da ventilação mecânica.

Na minha opinião a legislação está demasiado restritiva (pelo menos a interpretação que a Adene faz dela). Eu ventilo a minha casa abrindo a janela, incluindo no Inverno.
  5.  # 5

Colocado por: Nuno NunesNa minha opinião a legislação está demasiado restritiva (pelo menos a interpretação que a Adene faz dela)
    tudo devido a um erro natradução do manual original americano em que alguem colocou um valor 6 x superior ao que consta no original e a ADENE ainda fez pior ao fazer tábua rasa de tudas as evidencias.
  6.  # 6

Estive a pesquisar na net as VMC de duplo fluxo.
    Pelo que verifiquei existem a Vortice Prometeo HR 400 e Soler & Palau IDEO 275 ECOWATT com alto eficiência de permuta (segundo os catalogos 92% de eficiência). Também encontrei a France Air Xevo 60 ou Xevo 90. Alguém conhece estas máquinas e o preço delas? Já enviei um email para o serviço técnico, mas não obtive qualquer resposta.
  7.  # 7

Viva pessoal.
    Agradeço as vossas opiniões. Ainda tenho algumas dúvidas sobre o piso radiante. Hj falaram-me no piso radiante Multibeton. Alguém conhece ou já instalou?
  8.  # 8

Alguém me pode elucidar,
    a minha moradia tem cerca de 450 mt3 para um rph minimo de 0.4 >>> 450x0.4=180
    Que máquina devo escolher em termos de mt3/hr
  9.  # 9

mjaReal, qualquer uma das que foi fala aqui antes serve para o efeito que pretende já conseguem realizar esse caudal.

Falou-se aqui em várias marcas e aproveito para deixar mais uma, a Brink, é certificada para casas passivas e tem representante em Portugal.

O que é engraçado é que as várias marcas apresentam eficiências muito elevadas mas depois as que se submetem a certificação e são certificadas (para passive house) aparecem com valores inferiores. Pelos vistos o pessoal do Passive house institute são mais exigentes.
  10.  # 10

Colocado por: rnja4RealAlguém me pode elucidar,
    a minha moradia tem cerca de 450 mt3 para um rph minimo de 0.4 >>> 450x0.4=180
    Que máquina devo escolher em termos de mt3/hr

Vai querer recuperação de calor ?

Vai querer ventilação mecânica ? O caudal em questão é simples de cumprir com grelhas de abertura fixa ou autoreguláveis.

Em relação à máquina a escolher em termos de mt3/h (no caso do objetivo ser o cumprimento dos 0.4 rph da térmica) o cálculo é efetuado pela EN 15242. Esta norma tem um erro (na minha opinião) que para a ventilação mecânica (sem ser meios hibridos (ou seja pressão < 20Pa)) conseguimos o caudal de 180 m3/h bastando instalar um ventilador de extracção de 180 m3/h (sem nos preocuparmos com a entrada de ar). Isto é um erro mas para responder à sua pergunta (em termos de cálculo para o projecto de térmica) basta um ventilador de extracção de 180 m3/h para cumprir um caudal de 180 m3/h (na realidade o ar vai ter de entrar por qualquer sítio e no caso de não ser previsto nunca iremos conseguir o respetivo caudal).
  11.  # 11

Eu estive a analisar as VMC France Air Xevo 60 ou Xevo 90 e basicamente a diferença entre elas é o rendimento do permutador. Uma tem 60% e a outra 90%
    Basicamente a minha duvida està na escolha correcta para uma habitação. Numa situação destas, serà que hà necessidade de ter um rendimento de 90%, quando comparado com a diferença do custo de aquisição de cada uma das maquinas.
    So para terem uma ideia, a Xevo 60 custa cerca de 1000€ enquanto que a Xevo 90 um pouco mais de 2000€...
  12.  # 12

Colocado por: Nuno Nunes
    Vai querer recuperação de calor ?

Sim, pretendia com recuperação de calor e possibilidade de fazer bypass no Verão
  13.  # 13

Este fim de semana deu tempo para poder debruçar-me um pouco mais sobre esta questão do piso radiante vs radiadores. Recebi mais um orçamento de outro instalador, desta vez da zona de Leiria.
    Pelo que me foi explicado por este instalador ele trabalha com duas empresas de venda/distribuição de materiais de climatização: Canalcentro e Hiperclima.
    Deste modo ele ficou de apresentar-me duas soluções destes 2 distribuidores. No caso da Canalcentro, ele vai orçamentar-me piso radiante Giacomini + solar térmico Tisun, enquanto que no caso da Hiperclima, ele vai orçamentar-me piso radiante Rotex + solar térmico Rotex/Daikin.

No fim de semana ele entregou-me o orçamento para 140m2 de piso radiante Rotex + solar térmico Rotex/Daikin. Os preços apresentados foram os seguintes:

140m2 de piso radiante Rotex = 4480€ + IVA
    Pre-instalação para bomba de calor = 320€ + IVA
    Ligação recuperador de calor a àgua = 2830€ + IVA
    Recuperador de calor Salzaime Acqua = 1780€ + IVA
    Kit solar térmico ROTEX Sanicube Solaris 500 litros com 3 paineis V26P (para AQS e apoio ao piso radiante) = 5380€ + IVA

Gostave de ter uma opinião dos entendidos sobre esta proposta. Ainda estou a aguardar o orçamento para o piso radiante da Giacomini e solar térmico Tisun.
  14.  # 14

Colocado por: justsomeone1985Este fim de semana deu tempo para poder debruçar-me um pouco mais sobre esta questão do piso radiante vs radiadores. Recebi mais um orçamento de outro instalador, desta vez da zona de Leiria.
    Pelo que me foi explicado por este instalador ele trabalha com duas empresas de venda/distribuição de materiais de climatização: Canalcentro e Hiperclima.
    Deste modo ele ficou de apresentar-me duas soluções destes 2 distribuidores. No caso da Canalcentro, ele vai orçamentar-me piso radiante Giacomini + solar térmico Tisun, enquanto que no caso da Hiperclima, ele vai orçamentar-me piso radiante Rotex + solar térmico Rotex/Daikin.

No fim de semana ele entregou-me o orçamento para 140m2 de piso radiante Rotex + solar térmico Rotex/Daikin. Os preços apresentados foram os seguintes:

140m2 de piso radiante Rotex = 4480€ + IVA
    Pre-instalação para bomba de calor = 320€ + IVA
    Ligação recuperador de calor a àgua = 2830€ + IVA
    Recuperador de calor Salzaime Acqua = 1780€ + IVA
    Kit solar térmico ROTEX Sanicube Solaris 500 litros com 3 paineis V26P (para AQS e apoio ao piso radiante) = 5380€ + IVA

Gostave de ter uma opinião dos entendidos sobre esta proposta. Ainda estou a aguardar o orçamento para o piso radiante da Giacomini e solar térmico Tisun.
    fonix, por esse valor total quase da para colocar ja a bomba de calor.
  15.  # 15

Boas,
    acho que isso está carote,
    eu para 180 mt2 de piso radiante, pré-instalação de bomba de calor, recuperador de calor a água (melhor e mais caro que esse Solzaima), acumulador e 4 painéis dei bem menos do que lhe estão a pedir
  16.  # 16

Colocado por: jorgealvesfonix, por esse valor total quase da para colocar ja a bomba de calor.

Sr JorgeAlves,
    Poderia dizer-me qual o valor que lhe parece ser mais logico?

Colocado por: rnja4RealBoas,
    acho que isso está carote,
    eu para 180 mt2 de piso radiante, pré-instalação de bomba de calor, recuperador de calor a água (melhor e mais caro que esse Solzaima), acumulador e 4 painéis dei bem menos do que lhe estão a pedir

Sr rnja4Real,
    Pode apresentar mais detalhes da sua solução sff? Marca do piso radiante, bomba de calor , solar termico?
    O que considera um recuperador de calor melhor e mais caro que esse Solzaima
    • eu
    • 26 outubro 2015

# 17

Colocado por: justsomeone1985Kit solar térmico ROTEX Sanicube Solaris 500 litros com 3 paineis V26P (para AQS e apoio ao piso radiante) = 5380€ + IVA

Eu sou muito cético sobre esta ideia de usar o solar para apoiar o piso radiante. Para esse efeito, você vai investir mais uns 2000 a 2500 euros no solar térmico, que dificilmente recuperará ao longo da vida útil do sistema.

Repare que quando vai precisar de ligar o piso radiante é exatamente nas alturas em que a radiação solar é mais baixa. Se conseguir aquecer a água para consumo já é uma sorte, quanto mais usar o excesso no piso radiante.
  17.  # 18

Colocado por: rnja4Real(melhor e mais caro que esse Solzaima)

Eu aplaudo quem vai para o material nacional. Os últimos coletores solares que utilizei também são nacionais e mostraram-se bastante bons. (http://www.soldirecto.pt/)
  18.  # 19

Colocado por: justsomeone1985Poderia dizer-me qual o valor que lhe parece ser mais logico?
    o total com bomba de calor deve rondar os 17.000€.
  19.  # 20

Ja com iva,
    E se calhar com solucoes de mais qualidade.

0.0230 seg. NEW