Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Adquirir um terreno com 470m2 no qual pretendo construir uma moradia de dois andares. Em anexo coloco imagem do terreno que se encontra delimitado a vermelho, pretendia alguma orientação sobre a disposição das divisões de forma a potenciar o terreno em causa e levar algumas ideias aquando da reunião com o arquiteto. O terreno é completamente plano e pretendia no rés-do-chão ter sala, cozinha, escritório e IS e no piso superior, três quartos. Não sei se é útil esta informação, mas a entrada que se vê na imagem está virada sensivelmente para sudeste.
      Imagem1.jpg
  2.  # 2

    Boa tarde, pode indicar a localização do terreno?
  3.  # 3

    Boas,

    Localiza-se na zona de Oeiras.

    Cump
  4.  # 4

    estou a dois passos de si, se quiser umas opiniões ao vivo sem compromisso estou ao seu dispor.
    no perfil tem lá os meus contactos.
    470 m2 dá para muita coisa.
    já agora o que quer dizer 1F
  5.  # 5

    Boa tarde marco1,

    Não tenho a certeza, esta imagem faz parte da planta de loteamento do bairro é algo que todos os terrenos têm. O meu pedido de ajuda vem no sentido de evitar alguns erros comuns na pessoa leiga no assunto, de forma a ter ideias mais consolidadas quando consultar um arquiteto. Tenho acompanho outro tópico no que diz respeito a uma planta de moradia e verifiquei que são apontadas algumas deficiências na mesma. Pretendo adquirir conhecimentos e ideias que potencializem o terreno.
    Obrigado pela disponibilidade

    Cumps
  6.  # 6

    compreendo
    no entanto o terreno já tem condicionantes muito precisas, pois faz parte de um loteamento. não há muito a dizer por ai pois tem um polígono de implantação e os afastamentos bem precisos. agora é mesmo é resolver a casa dentro dessas linhas.
  7.  # 7

    1F = Um Fogo, pelo menos era assim identificado, permite dois pisos mas apenas uma habitação.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migjac
  8.  # 8

    Por exemplo, uma das dúvidas que eu e a minha esposa temos relaciona-se com o facto de a zona ser bastante ventosa pois situa-se num local elevado. Que precauções devemos tomar em relação a este aspeto?
  9.  # 9

    Colocado por: migjacPor exemplo, uma das dúvidas que eu e a minha esposa temos relaciona-se com o facto de a zona ser bastante ventosa pois situa-se num local elevado. Que precauções devemos tomar em relação a este aspeto?


    Limitar bastante o número e tamanho dos vãos voltados para a origem do vento (norte presumivelmente).
    Organizar a casa de modo a que consiga criar espaços exteriores a sul abrigados do mesmo vento.
    No final trata-se apenas de incorporar esse factor no projecto. Tendo os vãos bem dimensionados e orientados nesse sentido, o vento até pode ser bastante útil no verão para refrescar a casa de modo passivo.

    Cpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migjac
  10.  # 10

    Colocado por: marco1compreendo
    no entanto o terreno já tem condicionantes muito precisas, pois faz parte de um loteamento. não há muito a dizer por ai pois tem um polígono de implantação e os afastamentos bem precisos. agora é mesmo é resolver a casa dentro dessas linhas.


    Olá Marco e migjac
    Parece óbvio que o polígono de implantação é a área a tracejado e assim juntamente com os respectivos anexos/garagens ao fundo dos lotes, temos um péssimo Loteamento. As empenas do 47/48, o não paralelismo á rua do 45/46, o pouco afastamento ao arruamento do 43/44 ... etc.
    Ao longo dos anos na minha experiência de trabalho, já desenhei operações deste tipo. Algumas vezes, porque já decidida a casa tipo e porque o promotor as construiria para posterior venda o desenho era lógico, regular e o tracejado não incomodava ninguém. Outras vezes para um conjunto de lotes vendáveis enquanto tal, o esforço foi no sentido de a mancha de implantação verificar a maior área de implantação possível (dentro de uma certa regularização tb), pois sabemos que menos área de construção que a permitida podemos mas não o contrário.
    Recordo-me que um colega em determinada câmara defendia que a mancha de implantação (neste caso o tracejado) deveria ocupar o espaço para tal permitido por índices e afastamentos. Na altura não me parecia que o desenho resultasse lógico (estético até) a não ser como resposta aos afastamentos. Com o tempo essa ideia foi fazendo sentido.
    Seria como neste caso o tracejado corresponder aos polígonos do traço interrompido...Com uma lógica que por ex. juntaria a adjacência dos lotes 43 e 44 em só um piso no espaço do afastamento e assim garagens integradas...

    Conclusão: O loteamento parece arcaico e deveria ser alterado.
    O migjac pensa na casa que pretende ( que óbviamente respeite afastamentos pois para indíces não parece ser complicado), e depois vai ter com o dono do lote ( que parece ser o mesmo tb dos outros ) e diz: Compro se alterar o loteamento para q este projecto aí possa ser construído.
    É coisa simples a alteração, basta a assinatura de uns tantos donos de lotes ( como neste caso o tantos pode ser o dono, além do mais poderia actualizar/liberalizar a capacidade construtiva do empreendimento).

    Qnt á questão da disposição vistas e luminosidades: Na minha opinião afastaria a implantação em relação á rua, a garagem integrada na casa e adjacente ao vizinho a nordeste e tlvz uma côncavidade ( tipo L ) do conjunto para sul.

    Cmps!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migjac
  11.  # 11

    E disse Marco, porque está a 2 passos e certamente o acompanharia bem no processo. ; )
  12.  # 12

    Caro m.arq,

    O processo de loteamento demorou 30 anos a resolver na câmara de Oeiras e já foi aprovado pela mesma, todos os terrenos à volta do meu já estão vendidos. Penso por essa razão não poder fazer em relação às deficiências do loteamento.
    Ao afastar a implantação estou a tirar terreno nas traseiras onde pretendia ter uma piscina e jardim, uma vez que a rua que passa em frente será pouco movimentada, será mesmo necessário afasta-lá muito?
    Não entendi o que quer dizer com concavidade tipo L
  13.  # 13

    Colocado por: migjacCaro m.arq,

    O processo de loteamento demorou 30 anos a resolver na câmara de Oeiras e já foi aprovado pela mesma, todos os terrenos à volta do meu já estão vendidos. Penso por essa razão não poder fazer em relação às deficiências do loteamento.
    Ao afastar a implantação estou a tirar terreno nas traseiras onde pretendia ter uma piscina e jardim, uma vez que a rua que passa em frente será pouco movimentada, será mesmo necessário afasta-lá muito?
    Não entendi o que quer dizer com concavidade tipo L


    E pq demorou 30 anos ( lá está o arcaico) ?
    Todos os terrenos á volta estão vendidos. E as casas construídas? Pois n estou a ver a extensão do lot. e as assinaturas envolvidas.
    Nas " traseiras " uma piscina? Já nem sei se para tal é preciso alterar o loteamento tb.
    Concavidade, queria dizer planta em L, para melhor recolher luminosidades/ exposição solar da janelaria. (esta ideia vai concorrer com a piscina).
    Cmps!
  14.  # 14

    Complicações com a câmara e outros proprietários. Este foi o projeto final aceite pela câmara, depois emitiram os alvaráras (tratava-se de uma AUGI).

    Como seria uma disposição em L neste terreno? como leigo que sou não consigo visualizar. Nos esboços que faço para ter uma ideia para levar ao arquiteto, acabo sempre por fazer um rectângulo para o Res do chão e 1 piso :)
  15.  # 15

    Colocado por: migjac Nos esboços que faço para ter uma ideia para levar ao arquiteto, acabo sempre por fazer um rectângulo para o Res do chão e 1 piso :)


    Não tem mal fazer esboços, ainda bem.
    Levar ao arquiteto, ...até parece, ao técnico/ desenhador. Lembre q, entre um arq e outro, vai um universo á volta da sua ideia.
    Só mesmo com 39.5 de febre é q os médicos parecem técnicos iguais.
    Cmps!
  16.  # 16

    embora não se tenha dito nada de errado, apenas para dizer que não tem de se preocupar,
    a mancha a tracejado e a capacidade de 470 m2 são mais do que suficiente para fazer a casa que pretende.

    Colocado por: migjacComo seria uma disposição em L neste terreno? como leigo que sou não consigo visualizar. Nos esboços que faço para ter uma ideia para levar ao arquiteto, acabo sempre por fazer um rectângulo para o Res do chão e 1 piso :)


    bem por isso é que existem arquitectos, acho que devia debruçar-se muito bem em escrever um bom programa com tudo o que necessita na casa e os seus gostos e deixar um pouco o papel da formalização disso para o arquitecto.
    como disse tem ai boa área para que "fuja" ao tal rectangulo e criar um espaço exterior mais agradável e uma casa mais interessante.
  17.  # 17

    migiac

    andei a pensar que os 470 m2 era a capacidade construtiva mas é a área do lote.
    sabe qual é a área de construção permitida?? 300m2 em dois pisos?
  18.  # 18

    Estava a pensar 100m2 por piso, já agora o que deve conter um bom programa? Desculpem a pergunta, mas como leigo quero fazer as coisas pelo melhor possível.
  19.  # 19

    qual o numero de divisões que quer e como quer que elas sejam e para que serviram, isto porque um quarto por exemplo pode ser apenas para dormir e ter mesmo o mínimo indispensável, se gosta de cozinhas grandes ou não, se pretende wc privadas, se levam duche ou banheira, enfim uma série de coisas que tem a ver com o tipo de vida que tem dentro de casa ou que pretende para esta casa, assim como também as suas espectativas em relação ao usufruto do exterior.
    é claro que depois na reunião com o arquitecto serão despoletadas estas e outras questões importantes para estabelecer bem o que se pretende fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migjac
  20.  # 20

    Tenho uma dúvida, é obrigatório colocar banheira? Eu não pretendia colocar, pretendia sim ter apenas bases de duche.

    Cump
 
0.0210 seg. NEW