Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.
    Estou a pensar recuperar a casa que foi dos meus avós paternos que fica numa aldeia no interior a norte do país.

Anexo os esboços das ideias que foram sendo trocadas com o nosso arquitecto e algumas imagens do local.

Gostaria que dessem opinião sobre as áreas e circulações.

Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas
      Vista Geral lado sul.jpeg
  2.  # 2

3.  # 3

4.  # 4

Corte vertical
  5.  # 5

Actualmente no piso 0 temos uma garagem já construída pelo meu pai e ao lado um espaço que era um curral das vacas ( os meus avós eram agricultores). Esta era entrada para o curral, no lado nascente. Por cima dessa entrada o meu pai já construiu uma varanda.
      Porta a nascente.jpeg
      Varanda nascente.jpeg
  6.  # 6

O piso 1 tem soalho de castanho e no tecto, forro de madeira. Apesar das paredes de pedra serem grossas, a casa tem muito mau isolamento térmico, pelo que um dos objectivos principais desta intervenção é melhorar este aspecto e dotar a casa de um sistema de aquecimento.
    No piso 1 queríamos ter dois quartos , casa de banho e uma sala/cozinha "open space"

No piso 0 iremos criar dois novos quartos , uma casa de banho e um espaço "polivalente" ( sala de média, biblioteca, sala de estudo, local para improvisar mais umas dormidas se necessário...)

Actualmente não existe comunicação entre os 2 pisos pelo interior, pelo que devemos criar uma escada de ligação entre os pisos.

A garagem passará a ser no exterior, num edificio anexo.
  7.  # 7

parece-me que está em boas mãos, acho que está muito bem.
    a única coisa assim complicada vai ser abrir a janela grande da ludoteca. ah e não sei se é pacifica a entrada para a garagem, parece um pouco apertada.
    parabens pelo espirito.
    quanto á térmica terá que optar por isolar por dentro ( pladur) embora vá perder algum espaço mas certamente é melhor pois por fora convem manter essa pedra á vista.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, maria rodrigues
  8.  # 8

Obrigado Marco.

Em relação ao isolamento ainda subsistem dúvidas sobre melhores alternativas:

1) No telhado - painel sandwich ? cobrir o forro de madeira com mantas de lãde vidro cruzadas ( 6 cm + 6 cm). O forro é velho e tem muitasfissuras por onde cai lixo e entra pó -pode-se " calefetar" ?

2) No soalho - vale a pena por algum isolamento entre os 2 pisos ( tecto falso no R/C) para isolamento acústico e térmico

3) As paredes de pedra são bem grossas - será necessário colcoar ainda assim isolamento pelo interior ? . As janelas actuais não tem ruptura térmica - será que vai ser imprescindível trocar ?

Em principio o aquecimento deverá ser com recuperador de calor a lenha com radiadores para o piso 0 e piso 1 - ainda não sei qual a potência necessária. Sugestões ? Alguma outra alteranativa ?

Obrigado
  9.  # 9

onde fica a aldeia???
  10.  # 10

o aquecimento interior á custa de radiadores vai ser uma pipa de massa para aquecer essa pedra toda, dai ter referido que é melhor meter pladur por dentro com isolamento.
    no rc se tiver altura suficiente, sim meta tecto falso com isolamento térmico e acústico
    as janelas realmente também convinha mudar, depende de muita coisa
    no telhado convem meter subtelha ( para garantir impermeabilização) e por cima a telha, por baixo fazer um forro novo com isolamento térmico.
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobarreira
  11.  # 11

Colocado por: sergyioonde fica a aldeia???

Trás-os-montes, terra fria (planalto 900 m altitude, junto a fronteira)

Colocado por: marco1o aquecimento interior á custa de radiadores vai ser uma pipa de massa para aquecer essa pedra toda, dai ter referido que é melhor meter pladur por dentro com isolamento.
    no rc se tiver altura suficiente, sim meta tecto falso com isolamento térmico e acústico
    as janelas realmente também convinha mudar, depende de muita coisa
    no telhado convem meter subtelha ( para garantir impermeabilização) e por cima a telha, por baixo fazer um forro novo com isolamento térmico.
    Concordam com este comentário:treker666

A casa é para utilização em férias e alguns fins de semana. A lenha vai-se arranjando.
    O rc tem pé direito muito alto . Mas que tipo de isolamento colocar ?
    Devo fazer a separação entre os dois piso com uma porta no cimo das escadas ? Se estiver apenas eu e a minha mulher podemos aquecer apenas o piso 1. Com os filhos (3) aquece-se a casa toda.

Mudar as janelas vai depender do orçamento disponível.
    Queria evitar colocar subtelha nesta fase porque o telhado está novo e não vejo problemas de infiltrações e isso implicaria levantar as telhas todas.
    Por baixo das telhas o que devo meter ?

Obrigado
  12.  # 12

lã de rocha e pladur. assim como na laje entre pisos ou seja no tecto falso.
    mas deve-se sempre aconselhar com alguém mais da área técnica, nomeadamente o engenheiro que irá fazer o projecto de térmica.
  13.  # 13

Caro Joaobarreira,
    Venho apresentar-lhe um isolamento termico em espuma projectada, ideal para obras de reabilitação, como no seu caso em que as paredes são em granito. Trata-se de um isolamento flexivel que se adapta a todas as irregularidades, envolvendo toda as tubagens, preenchendo os vazios tornando o isolamento completamente estanque ao ar.

Veja um exemplo:https://www.youtube.com/watch?v=BZuxuAJZR9c
  14.  # 14

15.  # 15

A nossa espuma projectada pode tb ser aplicada no sótão. As vantagens comparativamente á lã de rocha é que a espuma é homogenea, sem juntas, chega a todos os espaços mesmo os de dificil acesso, bloqueando todas as infiltrações de ar.

Veja um exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=rWixpeLIPiw
  16.  # 16

Colocado por: joaobarreira

Pode dar-me um ideia do custo/ m2 ?

Quero dizer atendendo ao local e à dificuldade em encontrar alguma empresa que saiba fazer e queira lá ir.
  17.  # 17

O preço é relativo já que tem a componente aplicação incluida. De qualquer modo temos Aplicadores autorizados em praticamente todo o país.
    Já agora aproveito para lhe mostrar tambem uma aplicação do isolamento nos pisos, que tem a vantagem de fazer o isolamento termico, acustico e envolver e proteger todas as tubagens. Isolando a cobertura, as paredes e os pisos terá uma casa muito confortável, o investimento será rápidamente amortizado com a poupança de energia no sistema de climatização.

Veja:https://www.youtube.com/watch?v=BwukJenqPwk
  18.  # 18

E essa espuma, qual a permeabilidade ao vapor de água!!? é que uma das vantagens da utilização das lãs é a "alta" permeabilidade ao vapor de agua.... por isso se escolhe para aplicações como a o joãobarreira descreve.

Queremos que o isolamento retarde as trocas térmicas.. mas que tenha boa permeabilidade ao vapor de agua. ( da zona aquecida para a zona não aquecida)
    "plastificar" a construção é meio caminho andado para originar outras patologias.

PS: Tem aí uma bela casa.... grande potencialidade. Respeite as tecnicas de construção existentes e utilize materiais de construção actuais, mas compatíveis.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  19.  # 19

Colocado por: joaobarreira

Trás-os-montes, terra fria (planalto 900 m altitude, junto a fronteira)

A casa é para utilização em férias e alguns fins de semana. A lenha vai-se arranjando.
    O rc tem pé direito muito alto . Mas que tipo de isolamento colocar ?
    Devo fazer a separação entre os dois piso com uma porta no cimo das escadas ? Se estiver apenas eu e a minha mulher podemos aquecer apenas o piso 1. Com os filhos (3) aquece-se a casa toda.

Mudar as janelas vai depender do orçamento disponível.
    Queria evitar colocar subtelha nesta fase porque o telhado está novo e não vejo problemas de infiltrações e isso implicaria levantar as telhas todas.
    Por baixo das telhas o que devo meter ?

Obrigado

Qual é o concelho já que deduzo não queira dizer a aldeia
  20.  # 20

Colocado por: callinas

Qual é o concelho já que deduzo não queira dizer a aldeia

Distrito Bragança. Concelho Vinhais

0.0168 seg. NEW