Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: Gabinete OPSe não quiser furar o aquário tem o método overflow,

É esse o método que tenho procurado =)
    • ptuga
    • 15 fevereiro 2016

# 162

Eu já comprei na loja em questão e gostei. Foram rápidos e muito bons na comunicação (houve uma falha na entrega devido a lapso meu).
    A diferença de preços também não consigo justificar mas a zooplus é loja alemã assim como a marca de filtros em questão, tlv tenham algumas facilidades extras para conseguirem estes preços...

Mas se até numa loja portuguesa fazem melhor preço é pq a loja espanhola anda a tentar enganar alguém ;)

http://www.areanimal.com/pt/182-fluval
  2.  # 163

Agora já avancei com o sump =)

Daqui a uns tempos vê-se se foi boa escolha ou não =)
    • ptuga
    • 15 fevereiro 2016

# 164

Sump é sempre uma boa opção tirando um único caso. Se algum dia quiser um aquário com muitas plantas em que queira injetar CO2 no sistema é bem mais complicado.
    De resto tem a vantagem de muito maior facilidade de manutenção e a desvantagem de ter mais "partes" que podem falhar e gerar algum problema.
  3.  # 165

Boa tarde,

Sump é sempre uma boa opção tirando um único caso. Se algum dia quiser um aquário com muitas plantas em que queira injetar CO2 no sistema é bem mais complicado.
    De resto tem a vantagem de muito maior facilidade de manutenção e a desvantagem de ter mais "partes" que podem falhar e gerar algum problema.

É possível na mesma ter um aquário densamente plantado sem injecção de CO2.

Quanto às partes que podem falhar numa sump, depois de reparar eventuais fugas, e partindo do princípio que foi tubo bem colado de início (tubagens e vidros), não vejo quais poderão ser.

Uma sump bem desenhada evita inundações em caso de falhas de bombas ou entupimento de algum cano.

Assim por alto, tem de cumprir alguns requisitos:

- tem de ter capacidade para levar com a água vinda do aquário e dos tubos, pelo efeito sifão, em caso de falha de electricidade ou da bomba de retorno.

- a divisória onde está a bomba de retorno tem de estar separada do resto da sump, como no exemplo abaixo. Isto permite que em caso de entupimento no tubo de escoamento, a bomba não manda a água toda da sump para o aquário, provocando uma inundação. Permite ainda ter uma zona da sump que nunca fica sem água, onde pode por o termostato. O nível de água apenas vai variar na divisória da bomba de retorno, pelo efeito de evaporação.

Cumprindo estes requesitos não haverá perigo de inundação.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
      skp-sump3.jpg
    • ptuga
    • 16 fevereiro 2016

# 166

Colocado por: carrapiÉ possível na mesma ter um aquário densamente plantado sem injecção de CO2.

Mas eu não que referi que não era possível.... ;) simplesmente fica mais difícil. Algumas plantas não de desenvolvem como deve de ser nem em tempo útil. Mas com plantas pouco exigentes e aquários mais simples como é o caso que a Tyrande pretende a coisa faz-se.

Aliás as minhas únicas reservas foram simplesmente monetárias fora isso, tudo a favor...até porque dinheiro não é tudo e se este projeto permitir umas horas de bricolas bem passadas e em boa companhia paga a diferença. :)
    Força nisso queremos ver isso a bombar.

cumps
  4.  # 167

Hoje colei as paredes exteriores do sump.

Fui às compras para comprar o cano/tubulações diversas e... vim de mãos a abanar.

Só encontrei cano de pvp de rosca. E conexões também de rosca ou então de latão.
    Eu quero cano PVP para colar ... e ando à rasca para encontrar!

Ideias de onde se compre?
  5.  # 168

Boa noite,

Eu compro todo o pvc que preciso na loja TIBA na Abóbada, São Domingos de Rana. Não sei qual a sua zona, faça uma pesquisa na net ou espere por outras sugestões.

Cumprimentos
    •  
      GMCQ
    • 23 fevereiro 2016

# 169

Que luxo! :))
  6.  # 170

TOP ... TOP ... Grande Projeto ...
  7.  # 171

Update:

Agora é que foi a sério..
    Hj de manhã consegui encontrar uma loja que vendesse o PVC. Trouxe tudo o que precisava por um preço bem simpático ^^
    Já tinhamos todos os canos cortados, tudo pronto a ser colado quando resolvemos fazer um test do sump a funcionar do lado de fora do móvel, que era pra ter certeza que estava tudo a funcionar bem, antes de meter tudo lá para dentro.

Pego na bomba de água, meto-lhe a mangueira, mergulho-a no sump e...nada.

Ela faz barulho, mas não puxa a água!
    Tentei ajudar a puxar um pouco de água com a boca, nada...Nem um fiozinho de água consegue puxar.
    Liguei logo para o rapaz que me vendeu a bomba no OLX. Disse que era muito estranho, pois a bomba era nova...e blablabla...
    Realmente era parecia nova...burra fui eu de não ter testado logo quando cheguei a casa.
    Disse-me para lhe trazer a bomba que troca-me por outra, mas que eu devo de estar a fazer kkr coisa mal, porque ela tinha de funcionar e não sei o que...

Já me fartei de ler o manual daquilo. A única coisa que dizem é para por a bomba num recipiente onde o nível da água cubra por completo a bomba e ligar À tomada...
    Espero mesmo que ele me troque a bomba e não queira vir dizer que fui eu que estraguei ou kkr coisa parecida :/
  8.  # 172

Boa tarde,

Parece estranho. As bombas submergíveis têm pouca peças para avariar... Algumas têm regulação de caudal, mas mesmo no mínimo manda água.
    Se faz barulho e vibra deveria funcionar. Já abriu a bomba para ver se tem alguma obstrução, ou algo a prender a turbina?

Cumprimentos
  9.  # 173

Colocado por: carrapiBoa tarde,

Parece estranho. As bombas submergíveis têm pouca peças para avariar... Algumas têm regulação de caudal, mas mesmo no mínimo manda água.
    Se faz barulho e vibra deveria funcionar. Já abriu a bomba para ver se tem alguma obstrução, ou algo a prender a turbina?

Cumprimentos

Já. A prender não tem nada.
    O meu vizinho que já fez em tempos criação de peixes deu aqui um pulo e disse-me que a bomba está "desandada".
    Segundo ele não funciona porque o tambor magnético está descolado da ventoinha, o que faz com que quando o tambor roda, a turbina não roda.
    Não sei se é essa a explicação correta ou não, mas a ser, faz sentido :/
    • diysol
    • 27 fevereiro 2016 editado

# 174

Colocado por: Tyrande

160e porque o que eu andava a ver andava neste preço, que era este:
    http://www.tiendanimal.pt/eheim-filtro-externo-professionel-p-6770.html

Mas há aqui kkr coisa que não bate a bota com a perdigota.
    O filtro que você me linkou (o 306), no seu site custa aprox. 90€.

Neste site está a 180€.
    http://www.tiendanimal.pt/filtro-externo-fluval-p-7457.html

Alterações de site para site admito que existem (20-30€). Agora estar ametadedo preço do outro site...já estou como dizem: quando o milagre é grande, o santo desconfia!
    Concordam com este comentário:GMCQ

20-30€? Veja lá quanto e que custa este filtro Hydor profissional 600 em Portugal.
    Na amazon.de esta a 102€ (http://www.amazon.de/Hydor-C02500-Au%C3%9Fenfilter-Professional-600/dp/B00EPE6LAU/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1456606649&sr=8-1&keywords=hydor+600), cá ronda os 180€.

Não são falsificações, existem lojas e que ganham muito mais que outras. A tiendanimal iguala os preços de outras lojas, so por ai ve-se que a margem de lucro dos revendedores e bem grande
  10.  # 175

Novo update:
    - fui ter com o rapaz que me vendeu a bomba, que pode comprovar que a que me vendeu estava marada mesmo...
    Acabei por trazer uma de 2700L/h, regulável, por 5€ a mais =)

Já estive a testar, manda água pra cima com uma potência espetácular. Agora só me falta comprar a cerâmica e o carvão, mais alguns pequenos detalhes e finalmente tenho o aquário pronto a funcionar =)
  11.  # 176

Update again:

Gastos:
    - vidros do sump: 15€
    - perlon - 1,5€
    - bomba 2700L/h, regulável - 40€
    - canalizações/conexões PVC - 20€ (fiquei super-contente com o sítio. Sai de lá com 5m de tubo, uma torneira em PVC, 12 joelhos, 1 T, 2 caps e cola de PVC por 19€ e kkr coisa.)

FALTA:
    - substrato: penso que irei precisar de uns 4L de substrato? Ainda não sei onde comprar e qual comprar.
    - cerâmica: tenho uma em vista a 12€. Acho que eram 2kg
    - Carvão ativado: não sei preço

- plantas
    Depois de alguma pesquisa e de acordo com as sugestões estou a pensar em plantar:
    - umas elógeas
    - umas valisnerias tigris
    - Eleocharis acicularis no fundo a fazer de tapete

Tenho de pesquisar um pouco mais sobre o musgo de java para colocar nos troncos / fazer parede com tela. Penso que todas estas mencionadas (musgo de java a confirmar) aguentam-se bem sem injecção de Co2.

In other news:
    Quebrei um dos vidros interiores do aqua sem querer - _-
    O que vale é que foi o mais pequenino deles todos...Somem 3€ aos gastos...

Other news:
    calculei mal o tamanho do sump. Deveria ter ficado com 1,2cm a menos do que ficou. Esqueci-me de contar com a espessura dos vidros -_- fucking n00b. Cabe dentro do móvel, mas não fica tão bem como gostaria...meh
  12.  # 177

Boa noite,

- substrato: penso que irei precisar de uns 4L de substrato? Ainda não sei onde comprar e qual comprar.

4 lt de substrato mal devem tapar o fundo do aquário. Não sei as medidas da base, mas a olho parece ser 120cm*40cm. Para ter uma camada de 4 cm de substrato precisa de cerca de 19.2 lts (120*40*4=19200).

Dependendo do substrato escolhido, pode ser uma pequena fortuna! Também pode usar substrato inerte (areão) para preencher uma parte e usar apenas substrato fértil nas zonas que pretende plantar.

Uma alternativa é usar o método Walstad, em que basicamente usa terra de vaso, bastante barata, com uma capa de substrato inerte. Fica barato, e permite ter um aquário densamente plantado, com plantas pouco exigentes. Tem ainda a vantagem de não necessitar de iluminação muito forte, o que é sempre bom na conta de electricidade. Precisa é de começar logo com muitas plantas, para evitar problemas com algas.

O aquário abaixo está montado assim, não nem filtro, tem uma calha de iluminação DIY com lâmpadas led dos chineses e mesmo assim a cada 2 semanas tenho de podar as plantas...

- cerâmica: tenho uma em vista a 12€. Acho que eram 2kg

Creio que dois litros é suficiente. Já usei num aquário com litragem semelhante argila expandida, não é tão porosa como as cerâmicas à venda nas lojas de aquariofilia, mas funciona.

- Carvão ativado: não sei preço

Também não sei, nunca usei...

Quanto a plantas, há uma grande variedade de para aquários sem CO2, um exemplo -> http://www.myfishtank.net/forum/threads/plants-ideal-for-low-light-low-tech-aquaria.46560/

É como referiu, vá pesquisando. Um dos principais requisitos para montar um aquário de sucesso é paciencia!

Cumprimentos
      IMG_20151220_151456.jpg
  13.  # 178

Hmm..Ora bem, estive a fazer uma pequena pesquisa sobre esse método Walstad.

Esta parte chamou-me a atenção:
    "Substrate with a soil under-layer should last many years (~10 years), because fish and plant waste will continuously replenish the nutrients that plants extract from the soil. No need to add fertilisers for years."

Então se puser terra de vaso + substrato por cima, resulta?

Também tenho baldes e baldes de areão que fui buscar meses atrás ao rio =)

EDIT: enganei-me na descrição da planta. Não vou por Eleocharis acicularis, mas sim Eleocharis Parvula.
  14.  # 179

Bem, a minha Mãe acabou de passar na loja de aquariofilia lá perto de casa e deu-me o seguinte preço:

- substrato JBL Manado 5L - 12€
    Devo de precisar no mínimo de 2sacos para cobrir a superfície do áqua.

Agora a minha dúvida é. Este substrato é um substrato inerte, correto?
    O que quer dizer que eu preciso por um substrato fértil por baixo, correto?

Ou não, e já estou a baralhar tudo?

É que na minha cabeça estou e pensar em por (debaixo para cima)
    - substrato fértil (comprado no Agriloja mesmo, que se usa para plantas, será que dá?)
    - substrato inerte

Deverá levar com areião por cima? Ou o substrato inerte já faz esse efeito?
  15.  # 180

Boa noite,

Areão é um substrato inerte (não fértil). Eu uso areia de construção, com cerca de 2/3 mm de diâmetro, que comprei na Agriloja.

Como substrato fértil uso terra que retirei de um terreno perto da minha casa, a custo zero. O método walstad fala em terra de vaso, à partida qualquer um dá, os mais baratos deverão ser melhores porque não trazem aditivos nenhuns. Deve-se preparar a terra antes de montar o aquário. Ensopar a terra, retirar tudo o flutue, pedras e outras impurezas, e deixar secar, de preferência ao sol. Repetir mais uma ou duas vezes. No fim deve ficar com uma terra solta, com um cheiro característico a terra. Isto permite baixar o nível de nutrientes do substrato, para evitar problemas de algas no início da montagem.

Não é tão simples de começar comparado com o material das lojas de aquariofilia, mas fica bastante mais barato e funciona. Se nunca teve aquários, pode ser mais difícil começar com este método. Pode sempre montar com material de loja e mais tarde mudar o sistema.

O método walstad não é apenas o substrato. Existem bastantes diferenças relativamente ao "tradicional". No meu aquário, não uso filtros, apenas uma pequena bomba submersa para circular a água, a iluminação é fraca, e só faço TPA's de cerca de 20% a cada 3 meses.

Quanto ao JBL Manado, é um substrato fértil, mas não tenho experiência nesse campo, crie um tópico num fórum de aquariofilia e de certeza que será ajudada!

Cumprimentos

0.0367 seg. NEW